JC e-mail 4057, de 21 de Julho de 2010.
   
6. Anunciadas as vencedoras do Prêmio Mulheres na Ciência
    
A Academia Brasileira de Ciências (ABC) anunciou, em 13 de julho, as vencedoras do Prêmio Mulheres na Ciência 2010. Cada uma das sete vencedoras receberá uma bolsa-auxílio equivalente a US$ 20 mil para dar continuidade às suas pesquisas

As pesquisadoras foram selecionadas de acordo com o currículo e a qualidade dos projetos por elas desenvolvidos.

Na área de ciências matemáticas, foi escolhida Audrey Helen  Cysneiros, que estuda teoria assintótica de mais alta ordem na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Na área de química, a láurea foi entregue a Kathia Maria Honorio, da Universidade de São Paulo (USP). Ela desenvolve substâncias bioativas com potenciais aplicações para o tratamento de fibrose, arterosclerose e câncer.

Em física, a escolhida foi Lucimara Pires Martins, que estuda "biblioteca estelar de alta resolução para síntese de populações estelares" na Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul).

Em ciências biomédicas, biológicas e da saúde, houve quatro vencedoras. Bruna Romana de Souza, da Universidade Federal do ABC (UFABC), pela pesquisa sobre o "papel dos hormônios gonadais no reparo tecidual cutâneo de camundongos cronicamente estressados"; Cristiane Matté, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por sua avaliação do efeito do exercício físico materno durante a gestação no metabolismo energético e no estresse; Patrícia Fernanda Schuck, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), que se debruçou sobre os efeitos da fenilalanina; e Simone Appenzeller, que avalia a saúde sexual e a qualidade de vida em mulheres com doenças reumáticas, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Apoio - O prêmio "Mulheres na Ciência" existe desde 2006 e é apoiado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e pela empresa L’Oréal.

Mais informações sobre a premiação em: http://loreal.abc.org.br/

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.