psi - da Ciência Hoje - Laercio

Corrigir «o erro» de Darwin
Cientistas reúnem-se em conferência internacional nos Açores
2009-09-18

Cientistas de vários países do mundo reúnem a partir de amanhã em Ponta Delgada para tentar corrigir o ‘erro’ cometido pelo naturalista inglês Charles Darwin, quando considerou os Açores pouco interessantes em termos de evolução das espécies.

«O Erro de Darwin e o que estamos a fazer para o corrigir» é o tema desta reunião científica internacional, que vai decorrer nas instalações da Universidade dos Açores até terça-feira.

Na origem deste encontro está o facto de Charles Darwin, quando passou pelos Açores em 1836, ter considerado que o arquipélago era pouco interessante para o seu estudo sobre a evolução das espécies. Para os investigadores açorianos, esse é um ‘erro’ que pretendem ver corrigido durante os trabalhos deste seminário, que conta com a presença de vários especialistas de renome mundial nesta área.

“Queremos mostrar a investigação que se faz nos Açores e, já que não encontrou aqui o que andava à procura, nós vamos dar a ver [aos cientistas convidados] a evolução a acontecer aqui, no arquipélago”, afirmou Frias Martins, promotor da iniciativa, quando foi apresentado este encontro.

Ainda incomoda

Darwin esteve na Terceira, entre 20 e 24 de Setembro de 1836, na viagem de regresso a Inglaterra, e, no seu relatório, escreveu não ter visto nada de relevante. “No fundo, ele não cometeu erro nenhum porque estava à procura de uma grande cratera e não a viu, mas, para quem lê isto, parece que nos Açores não há nada digno de ser registado”, salientou Frias Martins.

Para o investigador do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores, esta questão ainda incomoda mais porque existe no arquipélago "o mesmo tipo de evolução” que o naturalista registou nas Galápagos. Segundo os respectivos promotores, é esse ‘erro’ que se espera poder corrigir durante os trabalhos do encontro científico.

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=35103&op=all

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.