Prezados colegas do CEV. Começarei a postar algumas contribuições postadas no meu blog (http://esporteegestao.blogspot.com.br/). O primeiro texto é sobre esporte e sustentabilidade a partir da leitura da agenda 21 do COI. Boa leitura.

 

Esporte e sustentabilidade: uma crônica da prática

Por Silvestre Cirilo (Doutorando em educação física pela Universidade Gama Filho)

Em 1992, foi realizado a ECO 92 ou Cúpula da Terra, evento que teve como principal objetivo a discussão sobre o desenvolvimento sustentável ou, aquele desenvolvimento que se valha da proteção ao meio ambiente e dos recursos não renováveis. Compromissos foram assumidos e documentos foram redigidos. No entanto, o crescimento desordenado e a ineficácia em cumprir o que foi proposto trouxeram a tona com mais veemência as discussões acerca do desenvolvimento sustentável nesse início de século XXI.

O foco da Declaração do Rio, documento final da Cúpula da Terra, foi dividido em quatro eixos:

            - as dimensões sociais e econômicas do desenvolvimento sustentável;

            - a conservação e a gestão de recursos orientados para as finalidades do desenvolvimento;

            - o fortalecimento do papel dos mais desfavorecidos;

            - os meios de execução.

Tal documento não foi concebido como uma receita ou um modelo a ser seguido, mas, sim, servir como um guia para as instituições que procuram elaborar a sua própria proposta. Em relação ao esporte, o Comitê Olímpico Internacional (COI) elaborou o seu próprio documento, baseado em três dimensões:

            - a melhoria das condições sócio-econômicas;

            - a conservação e gestão dos recursos para um desenvolvimento sustentável;

            - o fortalecimento do papel dos principais grupos envolvidos.

A palavra de ordem passou a ser a promoção da cooperação em prol de um bem comum, garantindo o acesso às minorias e a gestão dos recursos escassos. Entretanto, com o afloramento da globalização e, conseqüentemente, do capitalismo, como manter essa política de cooperação em prol da lógica dos lucros? Como realizar o combate da exclusão social sem alimentar o uso político? Como levar o esporte a todos sem que se valham do viés econômico como condutor dessa ação?

O COI se vale do apoio das Federações Internacionais e dos Comitês Olímpicos Nacionais para a disseminação do desenvolvimento sustentável junto aos praticantes de esporte, valendo-se da penetração deste em todos os segmentos da sociedade.  No entanto, como seria possível levar tais ações a todos se não temos um sistema esportivo robusto, que suporte tais ações e ajude na disseminação local, se o nosso sistema não contempla a interação entre a educação física e o esporte e, além disso, não aprendemos sobre a sustentabilidade durante a nossa formação profissional.

A questão do meio ambiente parece ser uma das mais complexas quando relacionada ao esporte, pois a lógica da expansão de infraestrutura vem se sobrepondo à lógica da racionalidade, principalmente quando se fala em megaeventos. E, especificamente falando do Brasil, o planejamento por parte da administração pública, principal ente quando falamos de infraestrutura e manutenção da ordem pública, ainda se mostra incipiente em mostrar eficiência nas suas ações em prol da sustentabilidade quando o assunto é o esporte.

Ainda não estamos preparados, por exemplo, para a execução de um plano de transporte público para um simples evento esportivo, que são aqueles que acontecem no nosso cotidiano, principalmente os que são realizados em horário noturno. E, o que dizer, então, sobre as competições geradas a partir dos municípios, o principal gerador de ações na cadeia produtiva do esporte.

O último ponto abordado na Agenda 21 do COI é a inclusão das minorias, principalmente jovens e mulheres. Essa é uma questão aparentemente resolvida na agenda do COI, pela dependência da existência de competições nos naipes masculino e feminino e os Jogos Olímpicos da Juventude. Entretanto, no mundo real, ainda não se evidenciou uma fórmula para que este problema seja totalmente resolvido. Desde a base o problema perpassa por questões culturais e socioeconômicas, evidenciadas através da adoção de padrões corporais e a diferença de poder aquisitivo que, por vezes, causam desconforto na convivência entre diferentes grupos e acabam por formar guetos. E claro que tal descrição não é uma regra, mas deve ser observada para que a inclusão social ocorra. Cabe ressaltar que essa inclusão social deve ser pensada não só no sentido da classe econômica, como vem sendo trabalhada exaustivamente nos diversos níveis de governo.

Para que o esporte se torne sustentável, ou o mais próximo disso, é necessário que haja a militância nos diversos setores envolvidos com esta prática. A discussão entre o esporte e a sustentabilidade deve vir desde a formação profissional, internalizando conceitos e multiplicando o conhecimento. No entanto, esta prática ainda está longe de acontecer no Brasil. Outro fator a ser destacado são as condições da prática esportiva no país, não havendo um padrão ou linearidade que possa servir como parâmetro para a inserção de itens propostos para a sustentabilidade.

No Brasil, uma questão que vem se tornando um grande problema é a Lei N° 8.666/93 (Lei das Licitações) e quem a executa, que acaba privilegiando apena o menor preço em detrimento de um melhor custo-benefício e de itens que venham agregar valor ao longo do tempo. Por que não realizar um projeto de construção de um equipamento esportivo com itens voltados à sustentabilidade? Apenas por tornar o projeto mais caro? E os benefícios angariados com o passar dos anos, assim como a economia gerada na manutenção desse equipamento, não valeriam à pena?

O último ponto a ser destacado é a governança do esporte no Brasil no que tange a sua regulação. A construção do sistema esportiva no país é confusa e não contemplam Estados e Municípios com ações concretas, pois a estes são facultadas a constituição de um sistema próprio. Isso acaba levando a uma ótica de que o esporte funcione como uma moeda de troca e exposição política em detrimento de um trabalho mais técnico e preocupado com as ações duradouras de sustentabilidade.

Devem-se discutir permanentemente tais questões juntos aos interessados, seja través de fóruns permanentes, seminários, palestras, grupos de pesquisa e outras formas de abordagem do tema e, a transformação em prática de toda a teoria levantada nesses espaços. Essa convergência talvez seja o passo mais importante para a evolução do esporte no sentido da sustentabilidade.

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.