Pela grandeza que o esporte e o lazer conquistaram no contexto social dos dias de hoje, o mercado esportivo configura-se como cada vez mais promissor, do ponto de vista econômico, englobando todos os negócios gerados pelas atividades ligadas à área. A crescente exigência dessa fatia do mercado de trabalho implica forçosamente a necessidade de identificação e capacitação de profissionais para a gestão do esporte e lazer,  pois somente assim as oportunidades que despontam serão aproveitadas qualitativamente. Surge, então, a pergunta: quais competências e qualificações tal profissional deve possuir?

Sabe-se que a carreira de gestor esportivo tem sido fundamentada  em vários pilares Educação Física, Administração, Direito, Turismo, Comunicação, Economia, entre outras áreas. Os gestores das instituições que oferecem serviços voltados à prática do exercício físico, ao esporte e ao lazer geralmente são ex-professores de educação física ou técnicos, que não possuem obrigatoriamente a qualificação necessária para exercer a função; ou administradores carentes de um conhecimento mais aprofundado sobre a  Educação Física, logo, nem sempre especificamente capacitados para atuar na área.

Assim, buscando oferecer um ambiente acadêmico-científico que propicie o aprofundamento das reflexões acerca de tais questões, a FAEFID/UFJF, com muita honra e satisfação, sediará o Fórum Internacional de Gestão do Esporte / I Encontro Mineiro de Gestão do Esporte, o qual contará com participantes de renome nacional e internacional, a contribuir com as discussões e, em última análise, com a capacitação de recursos humanos com vistas à sua inserção na esfera da Gestão do Esporte e do Lazer.

Que sejam muito bem vindos ao nosso Evento todos os participantes, que os trabalhos lhes sejam bastante proveitosos e que  possam também com ele contribuir, cada qual à sua maneira.

Profa. Dra. Edna Ribeiro Hernandez Martin

Coordenadora do Fórum Internacional da Gestão do Esporte / I Encontro Mineiro de Gestão do Esporte

Diretora da Faculdade de Educação Física e Desportos / Universidade Federal de Juiz de Fora.

agosto/2010.

Comentários

Por Antonio Carlos Bramante
em 26 de Agosto de 2010 às 12:07.

Concordo com Dra. Edna, mas como diz popularmente, "o buraco é mais embaixo"...

Venho de uma experiência de alguns anos me dedicando a preparar gestores dos chamados "clubes sociais-esportivos" (e congêneres, tais como o "Sistema S") e o que eu vejo como necessidade premente, inicialmente, é diferenciar o "gestor de esporte" do "gestor de lazer", duas "searas" muito distintas. Se considerarmos a promoção do "esporte recreativo", ai até concordo em ver sua inclusão no campo do "gestor do espote". Fora isso, o universo do lazer é infinitamente mais amplo que o esporte, mesmo com a vinda de todas as competições esperadas nesta década no Brasil, exigindo outros conhecimentos, novas habilidaes e, especilamente atitudes distintas que compõe o conjunto dessas competências. Como profissional de educação física, afirmo com bastabte confiança, que nossas faculdades da área não preparam esse profissional. Desejo sucesso nessa iniciativa!

Bramante

Por Jose Alfredo de Sousa Lopes
em 29 de Agosto de 2010 às 08:46.

Dra Edna

Concordo com as palavras do Prof. Bramante. O Desporto (Esporte) tem especificidades muito próprias que exigem uma especialização dos profissionais responsáveis pela sua gestão, que por sua vez deverão deter conhecimentos muito aprofundados sobre:Instalações desportivas; Marketing de serviços desportivos; Economia do desporto; Programas e actividades desportivas; ...entre muitas outras, exigindo um profundo conhecimento das necessidades e das tendências futuras, do mercado desportivo. Concordo que existam bastantes pontos de contacto com a chamada indústria do Lazer. Sem dúvida. Na Europa e em Portugal em particular à mais de 20 anos que se vem desenvolvendo esta especificidade na formação de especialistas em Gestão Desportiva: Licenciados; Mestres(posgraduados); e até programas de Doutoramento. Tal como em muitas realidades mundiais, ainda existem muitos licenciados em educação física generalistas, a exercer funções de gestão. Julgo ser uma excelente base devido ao seu conhecimento das actividades desportivas formais. Igualmente vemos outros profissionais da área da economia e gestão de empresas, especialmente no sector privado. No entanto o gestor desportivo, será aquele será aquele que melhor domina algumas das áreas que referi inicialmente, sendo assim mais produtivo para as diferentes organizações.

Também é muito verdade, que a tendência de muitas instalações desportivas será a de servir não só o desporto formal (das Federações desportivas de modalidades). Estas cada vez têm que estar preparadas para responder às necessidades de toda a população, que as utiliza para melhorar sua condição física por conta própria. Aqui o lazer, de facto, pode ser entendido como interceção. O caminho da viabilidade das instalações formais ou não formais, visará cada vez mais a sua possibilidade de rentabilização: de poder ser auto sustentável servindo um público alvo muito alargado.

Termino assim aconselhando o desenvolvimento acelerado de especialistas seja em gestão de Desporto, seja em gestão do Lazer, admitindo que detenham algumas competências comuns.

Fico à vossa disposição. Um abraço para todos os colegas.

(PS: Estarei falando destes temas no próximo CIDYR S.Paulo entre 19 e 23 de Outubro 2010- 2ºCongresso Ibero-Americano de instalações esportivas y recreativas)

http://hbvida.files.wordpress.com/2010/08/artigo-jose-alfredo-de-sousa-lopes-portugal-2c2bacidyr.pdf    -download de comunicação.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.