CURSO DE CAPOEIRA ON LINE

Federação Internacional lança curso de capoeira on line. Convênio com Instituto Monitor possibilita iniciativa inédita que visa a certificação oficial dos praticantes da modalidadeEm novembro, a capoeira entrará no mundo virtual. A Federação Internacional de Capoeira (FICA) e o Instituto Monitor (escola de ensino a distância) lançarão os primeiros cursos oficiais on line da modalidade no mundo. A iniciativa visa criar uma padronização de procedimentos técnicos, culturais, desportivos, administrativos e relacionados à capoeira.
Outro objetivo da FICA é certificar oficialmente técnicos, treinadores desportivos, árbitros, auxiliares de arbitragem, atletas, ritmistas e gestores de entidades e de academias.
Segundo o presidente da Federação Internacional de Convênio com Instituto Monitor possibilita iniciativa inédita que visa a certificação oficial dos praticantes da modalidade Capoeira e chanceler da Universidade Livre de Capoeira e Artes Marciais, professor doutor Sérgio Luiz de Souza Vieira, o curso é inédito no Brasil e no mundo.
“Existem vídeos, workshops, revistas, mas nenhum deles é oficial. Isso gerou uma despadronização dos conceitos. O que queremos é criar um padrão e, com isso, certificar o praticante desta arte marcial como Técnico Desportivo Internacional de Capoeira”, explica. Interessados já poderão fazer os módulos Fundamentos Socioantropológicos do Jogo da Capoeira e Fundamentos Filosóficos do Jogo da Capoeira.
As inscrições devem ser feitas no site http://www.capoeira-fica.com/. Para obter uma certificação internacional, o
candidato deverá possuir um conjunto de certificações específicas, comprovar que se encontra na graduação de formado por alguma academia ou grupo, e ter, no mínimo, cinco anos de prática de capoeira. O vice-presidente administrativo da FICA, Luiz Gomes Silveira da Cruz, acredita que a facilidade de fazer o curso a distância aumentará o numero de técnicos e árbitros em todo o mundo, o que poderá viabilizar a realização de campeonatos internacionais. Com essa sistematização do ensino, a federação pretende buscar o reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional (COI).
“Queremos estar nos Jogos Olímpicos de 2012”, afirma Luiz Gomes.
Os módulos do curso foram elaborados pela Federação Internacional de Capoeira sendo que a viabilização do projeto é do Instituto Monitor, escola pioneira em educação a distância no Brasil. “Os cursos contarão com todo o nosso know-how em e-learning, com ferramentas interativas modernas, de forma a facilitar o aprendizado do aluno”, explica o diretor de Relações com o Mercado do Instituto Monitor, Eduardo Alves. Em 2006, estarão disponíveis mais de 30 cursos de capoeira no site da FICA.
Segundo a Federação Internacional de Capoeira, em municípios com mais de 50 mil habitantes, a capoeira despontou como a segunda modalidade e a quarta atividade física mais praticada no país. Convênio A parceria entre o Instituto Monitor e a Federação Internacional de Capoeira também permitirá que associados da FICA tenham 15% de desconto em todos os cursos oferecidos pela escola.
“São cursos de formação profissional, habilitação, qualificação e aperfeiçoamento nas mais diversas áreas”, diz Eduardo.
Com mais de 65 anos de experiência e cerca de 5 milhões de alunos formados, o Instituto Monitor possui sede em São Paulo e Curitiba.
http://www.piracaiahoje.com.br/desenv/admin/revista/arquivo_16.pdf

sáb, 01/05/10 por leopoldovaz | categoria Capoeira

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.