Pessoal, defesa de Doutorado da Cevnauta Vanessa Francalacci. Viva! Laercio

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade Gama Filho, convida a comunidade acadêmica para a Defesa de Tese da Dd. VANESSA LINS FRANCALACCI intitulada "Desenvolvimento e Estado da Arte da Gestão do Esporte no Brasil, 1909-2009".

Banca Examinadora composta pelos professores:
Prof. Dr. Lamartine Pereira DaCosta - Orientador - UGF
Prof. Dr. Francisco de Melo Neto - UFRJ
Prof. Dr. Leandro Nogueira Filho - UFRJ
Profª Drª Ana Miragaya
Profª Drª Flávia Bastos - USP

RESUMO:
A expansão quantitativa do esporte no Brasil nos últimos anos tem enfatizado o papel da Gestão do Esporte (GE) para um desejável desenvolvimento de melhor qualidade, direcionamento de importância também crescente diante dos desafios dos megaeventos esportivos da presente década. Neste contexto, identifica-se freqüentemente o problema de se apresentarem amplas oportunidades profissionais em contraste com a carência de registros, informações e conhecimento técnico sobre a gestão do esporte no país. Partindo-se desta problematização típica de gestão definiu-se o objetivo deste estudo no viés histórico do desenvolvimento e do estado da arte da GE no Brasil, com periodizações entre 1909 a 2009, buscando focalizar direcionamentos e significados por meio de abordagens descritivo-analíticas de fontes primárias (obras publicadas) e testemunhos situacionais de gestores de destaque (entrevistas). Tal historização, por sua vez, incorporou subsídios teóricos e empíricos a fim de explicar carências e avanços da GE em seus cem anos de prática no Brasil. Esta composição metodológica incluiu 10 (dez) entrevistas de autoridades em GE e 32 (trinta e duas) obras autorais publicadas nos mesmo tema, cujos resultados indicaram como conclusões gerais: (1) a produção técnica em GE ate o final de século XX foi de sentido pioneiro e inovador com reduzidas conexões com as práticas existentes; (2) os impactos da produção técnica sobre o esporte nacional per se tem sido mínimos ou nulos, sugerindo que o problema central da GE não é de qualidade do conhecimento disponível mas de reduzida capacidade de assimilação dos gestores.

Palavra-chave: História da educação física; administração esportiva; gestão do conhecimento

Comentários

Por Daiany França Saldanha
em 26 de Setembro de 2011 às 18:46.

Gostaria muito de ler essa tese...

Parabéns a autora pela conquista.

Daiany

Por Roberto Affonso Pimentel
em 26 de Setembro de 2011 às 19:21.

Como é bem possível que seja disponibilizada na web, estarei também ansioso para devorá-la (a tese). Interesso-me sobremaneira uma vez que paticularizo na obra que escrevi (1.200 pág.) "História do
Voleibol no Brasil (2vol) alguns momentos da GE nos anos 1980, quando se deu a grande virada no desporto brasileiro, com a entrada das empresas, transformando o que era lazer em negócio, isto é, puro profissionalismo.

Vamos aguardar e sucesso à Vanessa! 

Por André Alves
em 27 de Setembro de 2011 às 20:39.

Excelente! Gostaria de estar presente nesse defesa, qual data e local???

Obrigado!


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.