Cevnautas da Ginástica Laboral, vamos buscar mais exemplos? Laercio

Secretaria de Educação implanta ginástica laboral para servidores

A Secretaria de Educação de Dourados, através do Núcleo de Educação Física e Esporte, desenvolve o projeto de Ginástica Laboral para os servidores. A implantação busca melhorar a relação do servidor com o trabalho, ocasionando melhorias fisiológicas, psicológicas e sociais.

A ginástica, constituída de alongamentos, entre outros exercícios, é feita em grupos setoriais. Na secretaria, a atividade é desenvolvida e orientada pela profissional de educação física Rafaela Marcomini, de segunda a sexta feira, no período matutino.

Dentro das suas muitas indicações, está a prevenção de doenças sérias como a Ler (Lesão pelos Esforços Repetitivos) e Dort (Distúrbios Oste-musculares Relacionados ao Trabalho).

A secretária municipal de Educação, Marinisa Mizoguchi ressalta que a proposta integra o conjunto de medidas tomadas na administração do prefeito Murilo em favor do bem estar dos servidores. “O prefeito Murilo procurou fazer desde o início um mandato moderno, diferenciado e voltado para educação de qualidade, assim como para o bem estar dos servidores”, disse.

De acordo com a secretária, a ginástica vem para complementar as atividades já instituídas de Recursos Humanos e aumentar a produtividade dos serviços oferecidos aos servidores.

Ela informou que o projeto já apresenta resultados concretos, pois embora a implantação seja muito recente, já deu para perceber que foi aceita pela grande maioria dos funcionários. “O sucesso do projeto concentra-se na interação promovida entre os servidores de um modo geral, bem como na consolidação de um projeto de saúde preventiva”, acrescenta.

“Tem sido muito gratificante chegar para trabalhar e já encontrar os servidores entusiasmados, todos animados em relação ao desenvolvimento do projeto”, comenta o servidor José Sotolani.

O projeto piloto atende por enquanto somente os servidores internos da Secretaria de Educação. O objetivo é formar multiplicadores de maneira que todas as unidades escolares, centros de educação infantil e outros setores da secretaria possam ser plenamente atendidos.

A professora de educação física, Mariza Araújo destaca a relevância dessa atividade também na preservação da integridade física dos servidores. “Estudos já comprovaram que a Ginástica Laboral no serviço faz com que os funcionários se concentrem melhor e estejam, portanto, menos suscetíveis a se acidentar em seu trabalho”, explica.

Além das já comprovadas benfeitorias para a saúde dos trabalhadores, como correção da postura, aumento da circulação do sangue, alívio das tensões, melhoria da flexibilidade e diminuição da sensação de fadiga, a prática também melhora a autoestima na medida em que muda a rotina e desenvolve o conhecimento e elasticidade do corpo.

Ela reforça que nos estudos realizados por profissionais da área, são apontados ainda importantes avanços sociais como eventual surgimento de lideranças, integração de grupo e melhoria no relacionamento entre os funcionários.

FONTE com foto e links: http://www.agorams.com.br/jornal/2013/10/secretaria-de-educacao-implanta-ginastica-laboral-para-servidores/

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.