Cevnautas, aleuem aqui da comunidade está na equipe de SWorocaba, ou vai pra Ginastrada? Laercio

ESPETÁCULO ACIMA DE TUDO
Equipe sorocabana de ginástica geral estará em evento mundial na Suíça


Notícia publicada na edição de 27/02/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 11 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.
Rodrigo Gasparini
A Companhia Alfa de ginástica geral será uma das representantes brasileiras na 14.ª edição do evento Gymnaestrada mundial, que será realizado de 10 a 16 de julho, na cidade suíça de Lausanne. O grupo é formado por 11 atletas, alunos e ex-alunos do curso de Educação Física da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação Social (Esamc) de Sorocaba.

A ginástica geral é uma modalidade esportiva que não visa a competição. Os participantes mesclam vários elementos da ginástica, dança e até técnicas circenses em apresentações coreografadas.

Maior evento mundial da modalidade, o Gymnaestrada ocorre a cada quatro anos e é promovido pela Federação Internacional de Ginástica. A edição de 2011 deve reunir mais de 20 mil pessoas, representantes de 55 países. Serão cerca de 1,8 mil produções, somando mais de 600 horas de demonstrações.

A participação do grupo sorocabano no evento foi garantida na seletiva nacional realizada no ano passado. Na oportunidade, foram mostrados alguns aspectos da coreografia que será apresentada na Suíça. "Todos os grupos que foram para a seletiva estarão no Gymnaestrada. Fizemos para eles verem a coreografia, pois tem que ser algo bonito, que cause admiração nas pessoas", explica Luciane Ferreira dos Santos, uma das mais antigas integrantes da Cia. Alfa.

Os custos com a viagem serão bancados pela própria Esamc. "A ginástica geral tem uma característica muito interessante de ser inclusiva: não tem idade, tamanho, sexo, peso", afirma Daniel Querido, coordenador do curso de Educação Física. Em 2007, quando ocorreu a última edição do Gymnaestrada, na Áustria, a Cia. Alfa também foi uma das representantes brasileiras.

O grupo sorocabano, único da região a ir para a Suíça, mostrará uma coreografia sobre o cotidiano de um brasileiro comum. Serão pelo menos quatro demonstrações, uma delas na noite dedicada exclusivamente ao Brasil. "É quando acontecem as apresentações de todas as delegações brasileiras. É uma das noites mais aguardadas, por causa da nossa criatividade", diz Luciane.

A equipe é composta por oito mulheres e três homens. Entre os integrantes, há professores de educação física e pessoas com experiência em capoeira, balé, dança de rua, arte circense, teatro, ginástica artística, ginástica laboral e dança de salão. O grupo tem média de 25 anos de idade, 1,66 metro de altura e 59,7 quilos.

Aqui, o importante realmente é competir

A famosa frase "o importante é competir", criada pelo barão francês Pierre de Coubertin -- idealizador das Olimpíadas da Era Moderna --, talvez não seja tão bem aplicada a qualquer modalidade quanto é para a ginástica geral. Afinal, trata-se de um esporte em que ninguém ganha ou perde, não há vencedores e vencidos.

Mas qual será a motivação de um atleta em praticar uma modalidade coletiva sem o objetivo de derrotar um oponente? "É a superação de si próprio. A competição maior é aquilo que a gente não sabe fazer e acaba aprendendo", responde a professora de educação física Dyana Ferreira da Silva, 24 anos, uma das integrantes da Companhia Alfa.

A ginástica geral trabalha a inclusão por meio do esporte. Pessoas de idade e porte físico dos mais variados e até deficientes podem participar juntos. A ideia é que, cada um a seu ritmo, os atletas superem as próprias dificuldades. "Às vezes, só o fato de fazer um alongamento já proporciona a você conseguir algo que era difícil", diz a também professora de educação física Luciane Ferreira Santos, 25, uma das líderes do grupo.

Para ela, a modalidade é apaixonante pela inclusão e superação de limites. "É algo que respeita a restrição da outra pessoa. É pensar que ela não tem limitação, que a restrição de hoje talvez não seja a de amanhã."

Seguindo esse raciocínio, a competição de um grupo contra outro é trocada pela cooperação e troca de experiências. Outra professora de educação física, Samira Tamer, 27, lembra que o Gymnaestrada "é um ótimo espaço para a confraternização e a divulgação da cultura brasileira. Além disso, é curioso observar como, durante o evento, a linguagem corporal é tão eficiente quando a língua inglesa para a comunicação."

FONTE

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 28 de Fevereiro de 2011 às 11:31.

Olá Laércio,

Acervo Histórico Imperdível: Spartakiada.

Muito bem lembrado o assunto. Em abr./2010 postei no www.procrie.com.br quatro artigos sobre a origem da Spartakiada, que redundou na Gymnaestrada que todos conhecem. Aos que estiverem interessados, façam uma visita e vejam o acervo fotográfico da sua 2ª edição, em Praga, Tchecoeslováquia (naquele tempo). 

Múltiplas Utilidades. Além disso, percebam no último texto o que denominei "Ideias Maravilhosas" quanto à aplicação prática da atividade Ginástica Geral. Caso os integrantes da Companhia Alfa tenham interesse, estarei à disposição para comentar o assunto.

Roberto Pimentel. 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.