Queridos amigos estudiosos da ginástica,

Desejo um feliz natal e um 2010 ainda melhor a todos.

Lhes informo que em 2010 já temos dois grandes eventos programados:

29 e 30 de junho: II Seminario Internacional de GA e GR de Competição (UNICAMP)

1 a 4 de julho: V Forum Internacional de GG (FEF - UNICAMP / SESC)

Como preparação destes eventos o Grupo de Pesquisa em Ginástica (FEF - UNICAMP) organizará 4 seminarios mensáis sobre temas ginásticos. Em breve informaremos datas e horários. Mais informação: http://www.fef.unicamp.br/grupos/gpg/index.htm 

Saudações,

Marco Bortoleto

Comentários

Por Luciano Truzzi
em 6 de Fevereiro de 2010 às 13:14.

A Faculdade de Educação Física da UNICAMP em parceria com o SESC - SP – Serviço Social do Comércio do Estado de São Paulo e o apoio da International Sport and Culture Association – ISCA tem o prazer de comunicar a realização do V Fórum Internacional de Ginástica Geral no período de 1 a 4 de Julho de 2010 na cidade de Campinas – São Paulo –Brasil. 
A quinta edição deste evento que se tornou, ao longo dos anos, referência nacional e internacional na área, tem como principais objetivos a criação de um espaço de informação, capacitação e discussão sobre a Ginástica Geral, de divulgação das pesquisas e trabalhos realizados na área e de abertura de possibilidades para disseminação dessa prática no âmbito escolar e comunitário. A programação geral constará das seguintes atividades: 
• Encontros Preparatórios de março a junho de 2010 • Festival para escolas, clubes e associações de Campinas e região  • Conferências • Mesas temáticas • Sessão de pôsteres – (Inscrição de trabalhos) • Sala de Imagens (fotos e vídeos) – (Inscrição de trabalhos) • Cursos • Relatos de experiências pedagógicas • Oficinas para usuários do SESC • Festivais • Tenda Livre • Show de encerramento e confraternização 
NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS
Já estão disponíveis, na página da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, as normas para envio de trabalhos para o V Fórum Internacional de Ginástica Geral.
http://www.fef.unicamp.br/forumgg2010/
Visitem e participem!
Luciano Truzzi www.ltruzzi.com




Por Marco Antonio Coelho Bortoleto
em 7 de Fevereiro de 2010 às 09:05.

- II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA E RÍTMICA DE COMPETIÇÃO - SIGARC 2010
Data: 29 e 30 de Junho de 2010
Site: www.fef.unicamp.br/sigarc2010

- V FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA GERAL
Data: 0 1 a 04 de Julho de 2010
Site: www.fef.unicamp.br/forumgg2010

Por Roberto Affonso Pimentel
em 7 de Fevereiro de 2010 às 18:10.

Marco Antônio e Luciano,

Parabéns pela divulgação e pelo evento que se afigura grandioso e muito necessário ao país.

Possuo um registro fotográfico bem antigo, anterior à Ginastrada. Trata-se da 2ª Spartakiada levada a cabo em Praga. Quando jovem ouvia muito falar desse evento, mas somente há dois anos pude ver em fotos. São 12 postais (P&B) em perfeito estado que talvez interesse ao acervo histórico de qualquer entidade voltada para a ginástica. Eis o que consta no verso de cada um deles, em tradução livre:

2ª Spartakiada (em 15.2. ...?)

1. Os menores ginastas da 2ª Spartakiada Nacional eram crianças de 7 e 8 anos, que apresentaram uma encantadora composição intitulada “Conto de fada”.

2. Nós os defenderemos! É o título da exibição dos ginastas do exército. Esta composição de difícl perfeita execução invariavelmente provocou muitos aplausos.

3. “Para Amanhã” – é o nome da difícil composição apresentada por jovens aprendizes. 13.700 meninos e meninas tomaram parte em cada uma das cinco apresentações.

4. Vista aérea da cena das principais jornadas da 2a Spartakiada – o estádio Strahov, um dos maiores do mundo com uma área de 58 ha (incluindo terrenos........... e os vestiários), uma arena de 200mx310m e um auditório para mais de 200 mil espectadores (sic).

5. 58.320 estudantes entoaram, ao total,  ... por quatro apresentações na composição “Esteja pronto para o trabalho e para a defesa da Pátria”. Esta apresentação, destinada a adolescentes de 12-14 anos, tinha grande exigência fisiológica.

6. A demonstração de exercícios de massa jamais feita foi realizada por ginastas do exército nos plintos de ginástica. 2.720 homens sobre 272 plintos provaram não apenas suas excelentes qualidades de ginastas, mas também suas capacidades e precisão numa execução harmoniosa dirigida unicamente por um tema musical.

7. Ambas as paradas prestaram um tributo ao Partido Comunista e ao Governo, sendo ao mesmo tempo, uma expressão de alegria e satisfação. 350 mil participantes e outro, de adultos, com 200 mil indivíduos, que participaram, todos, na Spartakiada Nacional.

8. Mais de 1.485 mil expectadores assistiram às demonstrações dos oito dias principais do 2a Spartakiada Nacional. 450 mil estiveram presentes no ensaio matutino. Milhares de pessoas admiraram a habilidade dos atletas nas suas TVs e nos cinemas. As salas de exibição estiveram consequentemente funcionando ininterruptamente.

9. 6.984 homens e mulheres membros da associação de cultura física Estrela Vrmelha, além de membros das forças do Ministério do Interior apresentaram um quadro de alta qualidade. Na foto, a fase final.

10. Passar, ao menos uma vez por este caminho, pela porta dos ginastas, é uma experiência inovidável e o desejo de cada menino e menina da República Socialista da Tchecoslováquia. Desta vez, por ocasião da 2a Spartakiada Nacional, 721.603 realizaram este sonho. é o maior número na história dos exercícios de massa.

11. Os homens, membros da Associação Tchecolosváca de educação física apresentaram duas composições: exercícios com barras (15.300 executantes de cada vez) e exercícios com bolas pesadas. 

12. Por decisão do Comitê do Partido Comunista, Antonín Novotny, Presidente da República, concedeu, por decisão do governo, a Ordem de Klement Gottwald – para a construção da pátria socialista, à Associação tcheca de educação física. Na foto, Frantisek Vodslon (à esquerda) presidente da Associação, recebe a condecoração.

Falem-me a respeito. Roberto Pimentel.  

Por Graziele Aparecida da Silva Rabello
em 12 de Abril de 2010 às 22:10.

Boa noite Marco

me chamo Graziele e sou  ex ginasta que infelizmente não pude continuar em contato direto com o mundo da ginástica. Por questoes desde a falta de incentivo e do restrito campo de atuação da mesma em minha cidade, não pude continuar nessa área e parti para atuar com Educação Física Escolar, porem não me desapeguei da ginástica. Sou licenciada em E. Física, com pos graduação em andamento e atualmente estou trabalhando em um projeto social no qual já havia iniciado um trabalho com G. A mas não pude dar continuidade. Porém, agora pretendo dar continuidade, mas com foco na ginástica geral que creio eu é muito mais acessivel no ambiente em q trabalho devido as dificuldades de materiais e espaço para a G. A. Diante de td isso eu estou interessada em fazer cursos para q eu possa melhorar e ampliar meus conhecimentos em ginástica, e estou sabendo desse forum internacional de G. G, entrei no site porem não consegui muitas informaçoes.

gostaria de saber se neste forum vai haver alguns cursos e se estes são indicados para professores sem experiencia e G G, as datas e horarios, se tem algum probema não ter articipado de algum desses encontros anteriores, etc.

adoraria iniciar um trabalho com G. G mas gostaria de me preparar mehor para isso.

Aguardo retorno

Abraço

Grazi

Por Luciano Truzzi
em 26 de Abril de 2010 às 22:44.

Ok Clarisse!

A comissão organizadora do SIGARC enviou esta mensagem:

Prezada Clarisse,

O site do SIGARC http://www.fef.unicamp.br/sigarc2010/index.htm  está funcionando normalmente.
Caso tenha problemas em abrí-lo, escreva para  sigarc2010@fef.unicamp.br e lhe enviaremos todas as informações solicitadas.

Att.

Comissão Organizadora,

SIGARC 2010

Por Clarissa do Rêgo Barros Bello Costa
em 26 de Abril de 2010 às 15:44.

Boa tarde,

Tentei entrar no site do Seminário de GA e GR de competição e não consegui. Apareceu página não encontrada. Alguém poderia me ajudar? Estou interessada em obter informações a respeito do evento.

Obrigada.

Por Luciano Truzzi
em 26 de Abril de 2010 às 17:48.

Clarissa:

Há três eventos nessa área no momento:

- SEMINÁRIO DE GINÁSTICA

(29/04 - Ginástica de Competição e 20/05 - Ginástica Geral)

Para as informações sobre o Seminário de Ginástica FEF/UNICAMP, acesse:

http://www.fef.unicamp.br/noticias/convite-seminarios-2010.pdf

A notícia está disponível em http://www.fef.unicamp.br 

- II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA E RÍTMICA DE COMPETIÇÃO - SIGARC 2010

Data: 29 e 30 de Junho de 2010
Site: www.fef.unicamp.br/sigarc2010

- V FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA GERAL

Em breve será lançada a página oficial do evento. As inscrições para trabalhos foram prorrogadas até 5 de maio de 2010!

Data: 01 a 04 de Julho de 2010
Site: www.fef.unicamp.br/forumgg2010

Por Luciano Truzzi
em 26 de Abril de 2010 às 17:51.

Prof. Roberto:

Ainda não respondi pois levei esta informação aos professores da Unicamp responsáveis pela cadeira de Ginástica.

Porém, com a proximidade do V Fórum Internacional de Ginástica Geral, penso que seria riquíssimo se suas fotografias pudessem ser expostas durante o evento, já que teremos a publicação de trabalhos na "sala de imagens".

Posso pedir para a comissão responsável por esta parte do evento entrar em contato para avaliarmos esta possibilidade?

- V FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA GERAL

Em breve será lançada a página oficial do evento. As inscrições para trabalhos foram prorrogadas até 5 de maio de 2010!

Data: 01 a 04 de Julho de 2010
Site: www.fef.unicamp.br/forumgg2010

 

Luciano Truzzi

Por Clarissa do Rêgo Barros Bello Costa
em 26 de Abril de 2010 às 21:51.

Obrigada, Luciano. Já consegui acessar o site.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.