O que implica a possibilidade de se ter Ginástica na Escola geralmente é a falta de materias na Escola. Mas, isso não pode ser considerado como uma desculpa para dar aula de Ginástica dentro da Escola, depende da criatividade e motvação do Professor envolvido.
Comentários
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Isabella Cristina de Carvalho
em 24 de Novembro de 2014 às 19:58.
Vejo a Ginástica Artística como um esporte muito legal e diversificado. Qual a criança não gostaria de praticar a Ginástica em suas aulas de Educação Física? Certamente eu teria adorado a oportunidade de vivenciar um esporte tão diferente em minhas aulas no ensino fundamental.
É fato que os professores encontram muitas dificuldades nas escolas, principalmente no que diz respeito aos matérias utilizados para a prática da ginástica, alguns até por medo de acidentes ou por não terem conhecimento suficiente do conteúdo, motivos os quais não são justificativos para não trabalhar a ginástica nas escolas.
Talvez com um pouco mais de interesse e mais vontade do professor, ele possa conseguir através de parcerias com clubes, circos, ou até mesmo uma outra escola com condições melhores, um meio mais adequado onde possa levar as crianças para a prática da ginástica, o objetivo não é criar ginastas campeões e sim proporcionar às crianças uma melhor bagagem motora.
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Marco Antonio Coelho Bortoleto
em 30 de Janeiro de 2015 às 19:56.
Prezados/as
Sugiro a lietura desse artigo:
A ginástica vai à escola Laurita Schiavon, Vilma Nista Piccolohttp://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/3572
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Hugo Leonardo Barros de Paula
em 5 de Maio de 2015 às 10:32.
A Ginástica Artística é um conjunto de exercícios corporais sistematizados, em que se conjugam a força, a agilidade, elasticidade, equilíbrio, entre outros. Exercícios esse muito importantes que proporcionam ao aluno um grande repertório motor. Mesmo sendo considerado um esporte de alto rendimento, é também um esporte gostoso de se praticar , já que há maneiras lúdicas de se ser trabalhado. Quanto a falta de materiais para a prática da aula, dificilmente não iremos nos debater com esse problema, cabe o professor estar preparado e usar da criatividade e materiais disponíveis para estar ministrando tal aula. Um ponto não tocado em nosso debate que é de suma importância é quanto a faixa etária que devemos sempre estar atentos.
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Marco Antonio Coelho Bortoleto
em 6 de Maio de 2015 às 09:06.
Prezados, muito em breve publicaremos um artigo que traz importantes dados sobre o ensino da GA numa cidade do interior de SP, mostrando que sim é possível, e que muitos professores encontrar soluções e estratégias interessantes para superar as muitas dificuldades.
Saudações,
Marco Bortoleto.
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Graziele Maciel Jorge
em 11 de Maio de 2015 às 13:55.
A Ginástica Artística,pode e deve ser trabalhada nas escolas, mesmo com a falta de materiais.
Sempre devemos lembrar, que a escola não é um local de treinamento de modalidadees e sim um local onde os esportes são apresentados aos alunos e é apenas iniciado.
Apenas com colchonetes, é possível dar uma aula de ginástica artística.Podem ser ensinados elementos como a ponte,a vela, rolamentos,parada de mãos, parada de cabeça,roda,etc.
Ainda é possível trabalhar exercícios de força,equilíbrio e flexibilidade, que são essenciais para os demais esportes.
Muitas vezes, o que falta é a vontade do professor de dar uma boa aula. Com pedaços de durex colorido ou giz é possível desenhar uma trave no chão por exemplo,fazendo com que os alunos usem da sua imaginação.Ser professor é isso, é ser criativo e viver do improviso para proporcionar aos alunos boas práticas desportivas na infância.
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Bianca Morais Cruz
em 28 de Maio de 2016 às 21:52.
Os conteúdos curriculares desenvolvidos nas aulas de Educação Física ainda não contemplam a prática da ginástica no ambiente escolar. Diferentes pesquisas realizadas apontam que o desconhecimento sobre como aplicar a Ginástica, por parte dos professores, é a principal razão apresentada, mostrando que esses profissionais têm dificuldades em visualizar essa modalidade esportiva além da sua perspectiva competitiva. Isto é, eles não sabem quais são as contribuições da aprendizagem dessa modalidade para o desenvolvimento motor de seus alunos. Foram levantados dados que fornecessem subsídios em relação às dificuldades da prática dos professores para que posteriormente a Ginástica pudesse ser proposta como um tema da Educação Física escolar, de acordo com as possibilidades reais apresentadas pela maioria das escolas atualmente. Para isso, foi oferecido um curso experimental de 40 horas para esses professores, buscando oferecer subsídios básicos que complementassem sua formação em Educação Física. Os conteúdos desenvolvidos no curso estavam voltados para a construção de aulas de Ginástica na escola, com ou sem materiais. Posteriormente, os professores eram auxiliados na aplicação da Ginástica em suas práticas pedagógicas escolares, a fim de detectar as principais dificuldades que eles encontravam no desenvolvimento dessa modalidade. Muitos professores que participaram do curso ficaram motivados em desenvolver esses conteúdos em suas aulas, e descobriram em suas escolas materiais novos (aparelhos ainda embalados com plásticos) que nunca tinham sido utilizados.
Fonte: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3572/1971
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