Estou procurando materiais sobre trampolim acrobático e também gostaria de conversar sobre esta modalidade que me interessou bastante.

Comentários

Por Michel Odecio do Nascimento Silveira
em 1 de Setembro de 2010 às 21:10.

Quais as possibilidades de atuação desta modalidade nas escolas sendo que ela não é muito praticada em tais instituições, principalmente em determinadas regiões do país (nordeste)?

Por Bruno Allan Teixeira da Silva
em 1 de Setembro de 2010 às 21:23.

Então, existem algumas dificuldades nas escolas, uma por conta do material, que apesar de muitas vezes a escola ter uma verba especifica para a educação física, algumas escolas manipulam essa verba, assim dificultando a compra do aparelho...outro ponto a ser levantando será que os professores que estão atuando na rede atualmente conseguiriam utilizar essa modalidade na escola, creio eu que ela pode encontrar algumas barreiras como muitas outras coisas na escola como a dança por exemplo, e entre outras....por isso antes de qualquer coisa deveríamos pensar como ensinar trampolim acrobático na escola, para evitar que surja na área mais uma dicotomia, ou mais críticas as práticas diferenciadas no âmbito escolar.

Por Michel Odecio do Nascimento Silveira
em 1 de Setembro de 2010 às 21:46.

Em se tratando de verbas, existem escolas que nem verbas recebem para educação física, ou, quando recebem, não tem como serem utilizadas com ´´inovações``.

No caso do nordeste em específico, percebi um pouco melhor a parte que você comenta sobre a atuação dos profissionais da área, que naquela região, principalmente em cidades do interior,  eu não usaria o nome de profissionais, pois muitos dos que estão atuando nas escolas não tem nem uma formação superior, são apenas indicados por conhecidos ou tem influencias políticas. Não que estas pessoas não saibam atuar, até mesmo porque não participei de nenhuma das aulas de educação física da rede pública de lá, mas, creio que a graduação em cursos superiores são fundamentais para o alicerce do profissional.

Por Flávia Costa Pinto e Santos
em 2 de Setembro de 2010 às 09:53.

O trampolim nas escolas é muito bem vindo de 2 maneiras: nas aulas de EF Escolar regulares, com materiais adaptados ou em projetos extra-turno, em forma de escolinha de esportes.

No caso dos materiais adaptados o mini-trampolim feito de pneus de caminhão com uma tela trançada de câmaras de ar de motocicleta no centro funciona muito bem para os saltos iniciais. As câmaras de ar são cortadas na longitudinal (abrindo a borracha) e amarradas com bastante tensão uma a uma ao redor do pneu, formando uma tela. O colchão de aterrissagem pode ser substituído por uma caixa de areia. Mas isso apenas para saltos sem muita dificuldade... pasra crianças a impulsão é ótima.

Por Michel Odecio do Nascimento Silveira
em 2 de Setembro de 2010 às 21:21.

Primeiramente obrigado Flavia pelo seu comentário. Nem imaginava esse tipo de adaptação e imagino que você já tenha feito.

Quando você diz cortadas na longitudinal, as borrachas ficariam na forma de tiras??? é isso???

Essas tiras teriam uma espessura ideal??? O trançado ficaria na forma de uma estrela (umas sobre as outras no centro) ou quadriculadas (como se fosse uma peneira)???

Se você possuir alguma foto que eu possa ver ficaria grato, claro se não for te atrapalhar.

Por Flávia Costa Pinto e Santos
em 3 de Setembro de 2010 às 14:16.

Olá pessoal! Sim Michel, as câmaras de ar de moto viram longas tiras e são trançadas de qualquer uma das formas que você descreveu e amarradas por baixo do pneu de caminhão. Eu prefiro a tela quadriculada, mas ela é mais difícil de fazer do que a em forma de estrela. Por aqui não consigo postar fotos, mas se me der seu correio eletrônico mando pra você.

Por Bruna Carla
em 18 de Novembro de 2010 às 11:58.

Oi Flávia! Como vai? Li a sua informação sobre o trampolim acrobático feito com pneu de caminhão e fiquei muito interessada. Na escola em que trabalho não possuimos nenhum material para desenvolver a ginástica nas aulas de ED Física, e acho que materiais alternativos como este podem auxiliar muito as aulas. Voce poderia me enviar por email a foto deste trampolim? Eu agradeceria muito.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.