PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UPE/UFPB
CURSO DE MESTRADO - EDITAL DE SELEÇÃO 2010/2011
O Coordenador do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UPE/UFPB, no uso de suas atribuições, informa aos interessados que estão abertas as inscrições para o processo seletivo com vistas à admissão ao Curso de Mestrado em Educação Física (Modalidade: Mestrado Acadêmico), conforme Regimento Interno desse Programa e demais normas complementares.
1. DO OBJETIVO
1.1. O objetivo do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física é atuar na formação de pesquisadores e na qualificação de recursos humanos especializados na área de Educação Física, com autonomia em sua área de concentração e capacidade para planejar, desenvolver e executar atividades relacionadas a pesquisa, ensino e extensão no âmbito da Educação Física, de forma interdisciplinar e com visão multireferencial.
2. DO PÚBLICO-ALVO
2.1. Poderão candidatar-se a este processo de seleção os portadores de diploma ou de certificado de conclusão de curso de graduação em Educação Física (licenciatura ou bacharelado), observando-se o disposto na legislação vigente quanto à validade dos diplomas, os quais deverão ser apresentados no ato da matrícula.
2.2. As vagas disponíveis para o processo de seleção serão preenchidas pelos candidatos que reúnam os requisitos necessários, aqui dispostos, sendo cabível o não preenchimento de vagas ao final do processo de seleção.
3. DA DURAÇÃO
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3.1. O Curso de Mestrado deverá ser integralizado em um prazo máximo de 24 meses (equivalente a quatro semestres), prorrogável em situações excepcionais por, no máximo, seis meses.
3.2. O presente Edital estabelece as normas para seleção dos alunos que irão compor a quarta turma do Mestrado em Educação Física, com a MATRÍCULA a ser realizada entre 13 e 17 de dezembro de 2010.
4. DAS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO, LINHAS DE PESQUISA E VAGAS
4.1. O Programa está organizado em torno de duas áreas de concentração, cada uma delas abrangendo duas linhas de pesquisa:
(a) SAÚDE, DESEMPENHO E MOVIMENTO HUMANO
Estudos do movimento humano em suas diferentes manifestações, abrangendo seus aspectos biodinâmicos e de saúde, com a perspectiva de enriquecimento e ampliação do corpo de conhecimentos da Educação Física. Compreende duas linhas de pesquisa: Avaliação do Desempenho Humano: abrange investigações relativas à avaliação do desempenho humano por uma perspectiva biológica, em diferentes grupos e contextos, apropriando-se do referencial teórico-metodológico da fisiologia, da bioquímica, da cineantropometria e da biofísica. Construção e validação de instrumentos de medida do desempenho humano em seus aspectos morfológicos e funcionais. Inter-relação Atividade Física e Saúde: abrange investigações relativas à análise da inter-relação atividade física e saúde por uma perspectiva sociodemográfica, comportamental e biológica, apropriando-se do referencial teórico-metodológico da epidemiologia e da saúde coletiva. Avaliação da efetividade e impacto de programas de intervenção para promoção de estilo de vida saudável e prática de exercícios físicos em diferentes grupos populacionais e contextos.
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(b) CULTURA, EDUCAÇÃO E MOVIMENTO HUMANO
Estudos do movimento humano em suas diferentes manifestações, abrangendo seus aspectos pedagógicos e socioculturais, com a perspectiva de enriquecimento e ampliação do corpo de conhecimentos da Educação Física. Compreende duas linhas de pesquisa: Estudos Socioculturais do Movimento Humano: abrange investigações socioculturais do movimento humano, apropriando -se do referencial teórico-metodológico da sociologia e da antropologia para abordar aspectos éticos, estéticos e sociológicos do movimento humano. Análise de processos sociais contemporâneos e formulações teórico-conceituais relativas ao corpo e ao movimento humano. Prática Pedagógica e Formação Profissional em Educação Física: abrange investigações relativas à formação profissional inicial e continuada, bem como à prática pedagógica em Educação Física nos vários níveis de ensino, apropriando-se do referencial teóricometodológico das diferentes teorias educacionais (História da Educação, Políticas Educacionais, Sociologia da Educação e outras), das teorias pedagógicas (Currículo, Didática, Organização do Trabalho Pedagógico e outras) e das expressões lúdicas e/ou agonísticas do movimento humano.
4.2. Serão abertas 15 vagas no total, sendo que a quantidade de vagas poderá ser alterada. Além disso, a distribuição das mesmas pelas áreas de concentração e linhas de pesquisa será definida pelo Colegiado e posteriormente divulgada através da página do Programa na Internet.
4.3. Informações sobre os possíveis orientadores estão disponíveis na página do Programa na Internet (www.esef.upe.br/mestrado ou www.ccs.ufpb.br/edfisica) ou através da consulta direta na Plataforma Lattes e no anexo 1 do presente edital.
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5. DA INSCRIÇÃO
5.1. As inscrições poderão ser efetuadas pessoalmente ou por procuração na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, na Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco, de segunda à sexta-feira, no horário das 14 às 17 horas, respeitando-se o cumprimento do calendário de inscrição.
5.2. As inscrições poderão ser efetuadas também por correio (sedex ou carta registrada com aviso de recebimento). A data para postagem de todos os documentos, devidamente autenticados, corresponderá ao último dia de inscrição previsto neste Edital.
5.3. Para inscrição deverão ser apresentados os seguintes documentos:
a) Formulário próprio de inscrição devidamente preenchido (fornecido pela Secretaria do Programa ou disponível na página do Programa na Internet – www.esef.upe.br/mestrado).
b) Carta de aceite de orientação assinada por um docente permanente do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Nesse sentido, os alunos interessados em participar do processo seletivo são encorajados a contactarem possíveis orientadores via e-mail, consultar anexo 1.
c) Cópia do comprovante de depósito da taxa de inscrição no valor de R$ 75,00 (setenta e cinco reais) em favor de “ESEF-Mestrado”, a ser depositada na conta corrente 8532-4, agência 3234-4, do Banco do Brasil.
d) Fotocópia autenticada do histórico escolar do curso de graduação;
e) Fotocópias autenticadas dos seguintes documentos: cédula de identidade, CPF, título de eleitor com comprovante de votação da última eleição (primeiro e segundo turnos) e, para os candidatos do sexo masculino, certificado de regularidade em relação ao serviço militar;
f) Uma foto 3x4 recente;
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g) Cópia do currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, acompanhado dos respectivos documentos comprobatórios e encadernados na ordem em que são apresentados no Lattes. Documentos fora de ordem não serão pontuados.
h) Duas cópias do projeto de pesquisa (10 a 15 páginas), incluindo, no mínimo, as seguintes seções: introdução (formulação do problema, justificativa e objetivos), revisão preliminar da literatura, procedimentos metodológicos, cronograma, orçamento e referências bibliográficas. O projeto deve ser digitado em página no formato A4, fonte “Arial”, tamanho 12, com espaçamento de 1,5 entre as linhas e margens de 2,5 cm. Os projetos que não atenderem a esse formato não serão avaliados.
i) Cópia do atestado/certificado de proficiência em língua estrangeira (inglês para todos os candidatos ou francês apenas para a área cultura, educação e movimento humano). O documento comprobatório da proficiência em língua estrangeira deverá ter, no máximo, quatro anos de expedição.
Serão aceitos atestado/certificado de proficiência em inglês emitidos pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB (conforme disposto no item 5.9 deste edital), ou os seguintes atestado/certificado:
a. TOFEL (Test of English as a Foreign Language):
i. Institutional Testing Program (ITP): 380 pontos.
ii. Internet-Based Test (IBT): 25 pontos.
b. IELTS Academic (International English Language Testing System): 2,5 pontos.
c. DLEM (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPB): 7 pontos.
Serão aceitos apenas os seguintes atestado/certificado de proficiência em francês:
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d. TCF (Teste do Conhecimento do Francês): 25 pontos.
e. DELF (Diplôme d’études en Langue Française): Classificação B1.
f. DLEM (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPB): 7 pontos.
j) Entregar na Secretaria do Programa, nos dias e horários especificados nos itens 5.1 e 7, em envelope lacrado, toda a documentação supramencionada. No caso de inscrição pelo correio, proceder conforme indicado no item 5.2.
5.4. A homologação das inscrições será efetuada de acordo com o divulgado no item 7.
5.5. O candidato deverá se inscrever para concorrer a uma vaga na linha de pesquisa específica do possível orientador.
5.6. Não haverá qualquer ressarcimento de despesas efetuadas pelos candidatos, nem devolução de taxas pagas pelo candidato cuja inscrição não seja homologada pela Comissão de Seleção.
5.7. As inscrições que não atendam integralmente as exigências do presente edital não serão homologadas.
5.8. Ao efetuar a inscrição, o candidato estará automaticamente concordando com as normas contidas e apresentadas no presente Edital.
5.9. O Programa realizará um exame de proficiência em língua inglesa para os candidatos que ainda não disponham do atestado/certificado requerido como documento obrigatório para inscrição. Nesse caso, o candidato deverá requerer a realização da prova até o dia 3 de setembro de 2010 diretamente na Secretaria do Programa, arcando inclusive com as despesas para realização da mesma (R$ 50,00).
5.10. A prova de que trata o item 5.9 será realizada no dia 10 de setembro de 2010, das 9:00h às 12:00h, nas dependências da Escola Superior de
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Educação Física ESEF/UPE. O atestado/certificado de proficiência será fornecido a partir do dia 20 de setembro a fim de que os candidatos possam anexar o mesmo à documentação exigida para efetivação da inscrição ao processo seletivo. Para a realização da prova será permitida a consulta ao dicionário inglês-português.
6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO E SUAS ETAPAS
6.1. O processo de seleção será realizado em três etapas obrigatórias para todos os candidatos:
a) 1ª. Etapa: PROVA ESCRITA (eliminatória). A prova, com duração de três horas, será constituída de dois temas. O primeiro referente a Métodos de Pesquisa em Educação Física, comum a todas as linhas de pesquisa, ponto este sorteado a partir de uma lista de 04 pontos. O segundo relacionado à linha de pesquisa pela qual o candidato optou, ponto este sorteado a partir de uma lista de 06 pontos. Será atribuída nota de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, exigindo-se que o candidato alcance 7 (sete) pontos, no mínimo, para aprovação (peso 3). Os pontos da prova escrita encontram-se no anexo 2 do presente edital.
b) 2ª. Etapa: APRESENTAÇÃO E ARGUIÇÃO SOBRE O PROJETO DE PESQUISA (eliminatória). O candidato disporá de 10 minutos para apresentação do seu projeto de pesquisa, sendo em seguida argüido pela comissão examinadora. Será disponibilizado ao candidato a utilização de projetor multimídia. Será atribuída nota de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, exigindo-se que o candidato alcance 7 (sete) pontos, no mínimo, para aprovação (peso 4).
c) 3ª. Etapa: ANÁLISE DO CURRÍCULO (classificatória). A avaliação será efetuada considerando uma ficha de pontuação para as atividades e produções documentadas no currículo. A referida ficha de pontuação será disponibilizada no site programa. Será atribuída nota de 0 (zero) a 10 (dez) pontos (peso 3).
6.2. Para efeito de classificação dos candidatos em cada linha de pesquisa, o resultado do processo seletivo considerará a média ponderada das notas.
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6.3. Na hipótese de vacância de uma ou mais vagas não preenchidas no ato da matrícula será(ão) chamado(s) o(s) candidato(s) remanescente(s) aprovado(s), por ordem de classificação.
7. DO CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO Período Etapa
04 de agosto
Lançamento do Edital
04 de agosto a 01 de outubro
Inscrições
08 de outubro
Divulgação das inscrições homologadas
18 de outubro
Prova escrita (14 às 17 horas)
21 de outubro
Divulgação do resultado da prova escrita
22 de outubro
Entrevistas (8 às 18 horas)
04 de novembro
Divulgação do resultado final
8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
8.1. Após sete dias da divulgação do resultado final do processo de seleção e por um prazo de até três meses, os candidatos não aprovados deverão retirar, na Secretaria do Programa, os documentos apresentados por ocasião da inscrição. Os exemplares do projeto de pesquisa não serão devolvidos. Decorrido o prazo supramencionado a documentação dos candidatos será incinerada.
8.2. Em caso de empate, a classificação dos candidatos será decidida com base na maior pontuação obtida na 2ª etapa: APRESENTAÇÃO E ARGUIÇÃO SOBRE O PROJETO DE PESQUISA.
8.3. No ato da matrícula, os candidatos aprovados deverão apresentar os originais da documentação anteriormente entregue, incluindo o Diploma de Graduação ou Certidão de Conclusão de Curso, sob pena de perda do direito à vaga.
8.4. A Comissão de Seleção poderá efetuar alteração no calendário do processo de seleção, estabelecendo novas datas para realização das atividades previstas e divulgando as alterações no mural da Secretaria e na página do Programa na Internet.
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8.5. Não caberá aos candidatos solicitação de revisão, segunda chamada ou repetição das provas em nenhuma das etapas do processo seletivo.
8.6. A oferta de disciplinas será em regime semestral, sendo que no primeiro semestre de cada ano letivo as disciplinas serão ofertadas na UPE e no semestre seguinte na UFPB. No segundo ano do curso, até a defesa da dissertação, os mestrandos deverão desenvolver as suas atividades na instituição e no Grupo de Pesquisa ao qual o docente orientador está vinculado.
8.7. Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Coordenação do Programa.
8.8. Todas as etapas do processo seletivo serão realizadas na Escola Superior de Educação Física da UPE na cidade de
Recife-PE.
Prof. Wagner Luiz do Prado
Coordenador do PAPGEF/UPE UFPB
Recife – PE, 04 de agosto de 2010
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ANEXO 1
Segue abaixo os contatos dos orientadores, de acordo com cada uma das linhas do programa, com o link para os respectivos curriculos lattes. Reforçamos que é altamente recomendado o prévio contato com os possíveis orientadores a fim de se obter a carta de aceite para a inscrição no processo seletivo 2011.
SAÚDE, DESEMPENHO E MOVIMENTO HUMANO
Avaliação do Desempenho Humano
Fernando Guimarães: fguima60@hotmail.com / http://lattes.cnpq.br/1928322677078507
Manoel da Cunha Costa: mcosta2@gmail.com / http://lattes.cnpq.br/5490469587516115
Maria Socorro Cirilio: helpcirilo@yahoo.com.br / http://lattes.cnpq.br/1311716213397850
Wagner Luiz Prado: wagner.prado@pq.cnpq.br / http://lattes.cnpq.br/2118000536242631
Inter-relação Atividade Física e Saúde
Amilton Cruz Santos: adagatom@yahoo.com.br / http://lattes.cnpq.br/8367611526515442
Alexandre S. Silva: ass974@yahoo.com.br / http://lattes.cnpq.br/9808224589301694
Caroline O. Martins: profcaroline@hotmail.com / http://lattes.cnpq.br/0575208558008120
Daniela K.S. Ferreira: danielakarina@hotmail.com / http://lattes.cnpq.br/4391698165263704
Maria Socorro B. Santos: sbrasileiro@yahoo.com.br / http://lattes.cnpq.br/6981801923251207
Maria Teresa Cattuzzo: mtcattuzzo@hotmail.com / http://lattes.cnpq.br/9733224936509206
Mauro V.G. de Barros: maurovgb@gmail.com / http://lattes.cnpq.br/4011800687498916
Raphael Ritti Dias: raphaelritti@gmail.com / http://lattes.cnpq.br/7585097807348027
Wagner Luiz Prado: wagner.prado@pq.cnpq.br / http://lattes.cnpq.br/2118000536242631
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CULTURA, EDUCAÇÃO E MOVIMENTO HUMANO
Estudos Socioculturais do Movimento Humano
Clara M. Silvestre: clarasilvestre@uol.com.br / http://lattes.cnpq.br/5743095793708946
Iraquitan Caminha: iraqui@uol.com.br / http://lattes.cnpq.br/0554271319840687
Prática Pedagógica e Formação Profissional em Educação Física
Pierre N.G. da Silva: pierrenormandogomesdasilva@gmail.com / http://lattes.cnpq.br/2826378188128750
Marcelo Tavares de Melo: mtavares19@hotmail.com / http://lattes.cnpq.br/1751806626448646
Marcílio Souza Jr: m.souzajr@uol.com.br / http://lattes.cnpq.br/2301804733279968
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ANEXO 2
PONTOS PARA PROVA ESCRITA
Métodos de Pesquisa em Educação Física – Tema Geral para todos os candidatos.
Tipos de pesquisa em educação física
Revisão Sistemática e metanálise
Instrumentos de coleta de informações em pesquisa em educação física
Técnicas de análise de dados em pesquisa em educação física
Avaliação do Desempenho Humano – Apenas para os candidatos a esta linha de pesquisa.
Avaliação do desempenho humano: dimensão fisiológica
Avaliação do desempenho humano: dimensão Funcional motora
Avaliação do desempenho humano: dimensão morfológica
Avaliação das adaptações agudas e crônicas ao exercício
Avaliação no esporte de alto rendimento: atualidade e perspectivas
Elaboração e validação de instrumentos para avaliação do desempenho humano
Inter-relação Atividade Física e Saúde – Apenas para os candidatos a esta linha de pesquisa.
Medidas da atividade física em crianças, adultos e idosos
Efeitos do exercício aeróbio no sistema cardiovascular
Riscos e benefícios do exercício físico para indivíduos com doenças metabólicas
Riscos e benefícios do exercício físico em indivíduos com doenças cardiovasculares
Efeitos do exercício físico na função cognitiva de idosos
Prescrição do treinamento de força para aumento da força, potência e massa muscular
Estudos Socioculturais do Movimento Humano - Apenas para os candidatos a esta linha de pesquisa.
Corpo, identidade, cultura e educação física no Brasil
Corpo, mídia, esporte, competição e valores morais
Corpo, beleza, saúde e exercícios físicos
Corpo, gênero, lazer e práticas corporais
Corpo, atividade física e políticas públicas
Corpo, esporte e inclusão social
Prática Pedagógica e Formação Profissional em Educação Física- Apenas para os candidatos a esta linha de pesquisa.
O ensino dos jogos/esportes na aprendizagem da convivência humana
Educação Física e Saúde: uma visão crítica e pedagógica a partir da formação profissional
Por um professor-reflexivo na Educação Física
Formação continuada de professores como processo de desenvolvimento profissional e institucional
Estratégias pedagógicas para o ensino da educação física escolar
A educação física na educação infantil: contradições entre as recomendações legais e o cotidiano escolar
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