Cevnautas, alguém adota a tradução do resumo da Neuroscience Letters? Laercio

Using virtual reality to analyze links between handball thrower kinematics and goalkeeper’s reactions

Benoit Bideaua, Corresponding Author Contact Information, E-mail The Corresponding Author, Franck Multona, b, Richard Kulpaa, Laetitia Fradeta, Bruno Arnaldib and Paul Delamarchea Laboratoire de Physiologie et de Biomécanique de l’Exercice Musculaire, UFR-APS, GIS “Sciences du mouvement”, Université de Rennes II, Av. Charles Tillon, CS 24414, 35044 Rennes Cedex, France; IRISA SIAMES Project, Campus de Beaulieu, 35042 Rennes, France

Abstract


This work investigates the design of a new method to evaluate the importance of visual elements taken into account by a handball goalkeeper facing a thrower. Virtual reality was used to design and reproduce standardised situations in a controlled environment. Under such conditions, it was possible to isolate for investigation one visual element in the thrower’s gestures. The goalkeeper’s movements were recorded in order to compare his reactions to two separate throws where only one visual element was modified. Our systems allowed us to measure and record the effects of small changes in the thrower’s movements. With the numerical values we obtained from our results we were able to come up with a scale of significance for each isolated element. These preliminary results look promising for neuroscience, allowing us to better understand the strategies used in duel situations.

Keywords: Virtual reality; Motor control; Duel analysis; Anticipation skill

Neuroscience Letters
Volume 372, Issues 1-2, 30 November 2004, Pages 119-122

FONTE

Comentários

Por Raquel Pedercini
em 3 de Fevereiro de 2011 às 17:13.

Oi Laércio,

Eu me candidato para a tradução desse resumo.

Um abraço,

Raquel

Por António Manuel Marques de Sousa Alves Lopes
em 3 de Fevereiro de 2011 às 17:41.

A utilização da realidade virtual para análise das ligações entre a cinemática do remate de andebol e as reações do guarda-redes

Benoit Bideaua, Corresponding Author Contact Information, E-mail The Corresponding Author, Franck Multona, b, Richard Kulpaa, Laetitia Fradeta, Bruno Arnaldib and Paul Delamarchea Laboratoire de Physiologie et de Biomécanique de l’Exercice Musculaire, UFR-APS, GIS “Sciences du mouvement”, Université de Rennes II, Av. Charles Tillon, CS 24414, 35044 Rennes Cedex, France; IRISA SIAMES Project, Campus de Beaulieu, 35042 Rennes, France

Este trabalho estuda a concepção de um novo método para avaliar a importância dos elementos visuais tendo em consideração um guarda-redes de andebol face a um remate. A realidade virtual foi utilizada para projectar e reproduzir situações padronizadas num ambiente controlado. Nestas condições, foi possível isolar para o estudo um elemento visual nos gestos do rematador. Os movimentos do guarda-redes, foram registados para comparar com as reacções a dois remates distintos, no qual apenas um elemento visual foi modificado. Nestas condições o sistema apresentado permitiu medir e registar os efeitos de pequenas alterações nos movimentos do rematador. Com os valores numéricos obtidos foi possível obter uma escala de importância/significado para cada elemento isolado. Estes resultados preliminares apresentam-se promissores para a neurociência, possibilitando a compreensão das estratégias utilizadas em situações de duelo competitivo.

Palavras-chave: realidade virtual, controlo motor, análise de duelo, antecipação

Neuroscience Letters
Volume 372, Issues 1-2, 30 November 2004, Pages 119-122

Por Raquel Pedercini
em 3 de Fevereiro de 2011 às 20:24.

Olá Laercio e António Manuel,

Eu também fiz a tradução do resumo e ficou um pouco diferente. Provavelmente devido ao fato de ter sido em português do Brasil.

Uso da Realidade Virtual Para Análise das Ações de Atacantes e Goleiros de Handebol.

Benoit Bideaua, Corresponding Author Contact Information, E-mail The Corresponding Author, Franck Multona, b, Richard Kulpaa, Laetitia Fradeta, Bruno Arnaldib and Paul Delamarchea Laboratoire de Physiologie et de Biomécanique de l’Exercice Musculaire, UFR-APS, GIS “Sciences du mouvement”, Université de Rennes II, Av. Charles Tillon, CS 24414, 35044 Rennes Cedex, France; IRISA SIAMES Project, Campus de Beaulieu, 35042 Rennes, France

Este trabalho estuda a concepção de uma nova metodologia para avaliar a importância dos elementos visuais levando em consideração o goleiro de handebol diante de um arremessador. A realidade virtual foi utilizada para projetar e reproduzir situações padronizadas em ambientes conhecidos. Nestas condições, foi possível isolar para o estudo um elemento visual no gesto dos arremessadores. Os movimentos dos goleiros foram gravados para serem comparados com as reações a dois diferentes arremessos, o qual apenas um elemento visual foi modificado. O sistema permitiu medir e gravar os efeitos de pequenas alterações nos movimentos dos arremessadores. Com os valores numéricos obtidos foi possível obter uma escala de significância para cada elemento isolado. Estes resultados preliminares parecem promissores para a neurociência, possibilitando uma melhor compreensão das estratégias utilizadas em situações de confronto.

Atenciosamente,

Raquel Pedercini

Por António Manuel Marques de Sousa Alves Lopes
em 4 de Fevereiro de 2011 às 12:09.

Olá Raquel,

Só agora reparei que tinhas voluntariado para a tradução. Olha, ficamos com duas traduções. :) 

Por Laercio Elias Pereira
em 5 de Fevereiro de 2011 às 15:57.

Opa, Raquel e Antonio,

     OBRIGADOOOOO! Vou cadastrar o artigo na biblioteca (comos créditos). Laercio


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.