Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4224


O evento, que tem a parceria do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) vai das 9h às 12h no auditório da Fiocruz, em Manaus.
Com a temática voltada para a área da saúde, o assunto a ser debatido é Doenças endêmicas na Amazônia: o caso dengue, em virtude do expressivo número de casos no estado e a repercussão dada pela mídia. O objetivo é promover o esclarecimento a respeito da doença à população.

O evento tem a participação dos médicos Antonio Magela, da Fundação de Medicina Tropical (FMT), Felipe Naveca, da Fiocruz, e da jornalista de O Globo, Célia Costa.

Para a diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Maria Olívia Simão, a segunda edição do encontro confirma a intenção da instituição em estreitar os vínculos entre ciência e sociedade, sendo a figura do jornalista primordial para superar essa barreira. "O evento traz a oportunidade da interação do comunicador com um ’ícone’ da área de saúde, fato que oportuniza não apenas entrevistas mais elaboradas, como também a discussão sobre as principais dificuldades em se trabalhar determinadas temáticas", afirmou.

Para o diretor do ILMD, Roberto Sena Rocha, a parceria entre as instituições promotoras é uma importante iniciativa de aproximar jornalistas e cientistas. "Por meio de debates, os profissionais da comunicação em massa tornam-se aptos para elaborar adequadamente notícias sobre estudos científicos. Desta forma, deixa-se de fazer um jornalismo declaratório, passando a interpretar melhor os temas com a finalidade de torná-los mais acessíveis ao público" concluiu.

Ideia é a criação de um curso de mestrado profissional. O diretor afirmou, ainda, que o encontro é um complemento do que já está sendo realizado pela Fiocruz, também com a parceria da Fapeam, que é o Curso de Especialização em Divulgação e Jornalismo Científico e Saúde na Amazônia. "Temos a perspectiva de trazer para Manaus um mestrado profissional em Divulgação e Jornalismo Científico, a fim de melhor capacitar os jornalistas locais", comentou.

A inscrição é realizada online pelo site da Fapeam e os participantes têm direito ao certificado de participação.
O formato do encontro será semelhante ao de uma entrevista coletiva. Cada convidado fará apresentação sobre o tema e, em seguida, será aberto espaço para esclarecimentos.
Mais informações: (92) 3878-4011/4052/4034
(Ascom Fapeam)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.