400 ANOS DE HISTÓRIA

 

Esta semana, li alguns comentários nos matutinos daqui da Ilha Rebelde, sobre o movimento parado que está acontecendo em torno dos 400 anos de ‘invenção’ do Maranhão. Particularmente, prefiro os 400 anos do Maranhão, e não de São Luis, fundação da cidade… mas essa discussão vai ‘rolar’ pelos próximos dois anos, a ser travada pelos ‘lusófanos’ e pelos ‘francófanos’. São Luis é francesa? portuguesa é, com certeza…

O Laércio tem ‘provocado’, querendo saber o que vamos fazer, qual a participação das áreas dos esportes, lazer e educação física nessas comemorações. O Joaquim, acatando determinação da Governadora, pensa num amistosos Brasil x França, a ser realizado no Castelão; e aproveitar para ‘vender’ a sede para a Federação Francesa na ‘única capital brasileira fundada por franceses’, provocando uma ‘nova ocupação francesa’ da Ilha, com vistas à Copa das Confederações e à Copa do Mundo de Futebol. É uma boa… Bons negócios e boa promoção; espero que seja levada adiante e surta efeito.

cONTINUAMOS EM

http://colunas.imirante.com/platb/leopoldovaz/2011/03/06/400-anos-de-historia/

dom, 06/03/11 por leopoldovaz | categoria A VISTA DO MEU PONTO

Comentários

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 8 de Março de 2011 às 09:13.

3 Comentários para “400 ANOS DE HISTÓRIA”
  1. 1 José de Oliveira Ramos:
    7 março, 2011 as 10:45   editar

    Ainda posso participar?
    Pois bem. Quero comunicar um segredo para os teus três “leitores-comentaristas”. Um ainda reduzido grupo (oito, até agora) de cearenses está se organizando para plantar uma semente. No próximo mês de setembro, provavelmente dia 8, uma quinta-feira, na AABB vfai acontecer o “I Paidégua”. A Comissão Organizadora ainda vai decidir se será no horário do dia ou da noite, para que se possa organizar um cardápio. É que, naquela terra alencarina existem alguns pratos típicos que não se tem o costume de comê-los de noite (“Panelada”, por exemplo).
    A Comissão Organizadora ainda não está completa – mas será formada apenas por cearenses que vivem em São Luís – o que dificulta a conclusão e até o andamento dos trabalhos. Não queremos muita gente para não corrermos o risco de aparecerem falhas por conta da quantidade de pessoas. Depois que a Comissão fechar a programação, no dia seguinte começaremos a pensar no que vai ser feito para quando São Luís completar 400 anos. Quero, com isso, dizer que os “cearenses” que vivem em São Luís vão fazer algo diferente em 2012.
    Como sugestão para o ATLETISMO, acho que poderia ser imaginada uma Corrida de Pedestrianismo, com uma ótima premiação para os três primeiros vencedores – abrindo inscrições a nível nacional – com troféus diferentes, encomendados a algum artista plástico e alusivo à data. O ponto de partida dessa corrida poderia ser a Ponte do Estreito dos Mosquitos e o final no marco implantado ao lado do Palácio dos Leões, na Avendia Beira-Mar. A idéia é dar a entender que os atletas estão entrando em São Luís, descobrindo São Luís. Não sei se tecnicamente daria uma distância permitida pelas regras. Todos os atletas ficariam postados no Campo de Perizes e, ao sinal da largada, subiriam a ponte entrando na Ilha. Será que pode dar certo? Abraços.

  2. 2 leopoldovaz:
    7 março, 2011 as 18:15   editar

    Meu querido Mestre, vamos levar a sugestão ao Trajano e ao Luis Alberto Costa Rodrigues… não sei se à FAMA, pois creio-a inativa. Não tenho teido noticias. Vou ver se o Mesquita, lá pela SEDEL entra nessa. Mas é uma boa idéia… creio que no Ciclismo poderia haver uma “Volta da Ilha de São Luis”, como existe uma Volta de França”… poderia ser também nesse percurso que voce disse, com saída na entrada da ponte, nos Mosquitos, vindo até a Forquilha, indo até São José de Tibamar, entrar e sair, ladeando a Basílica, e na saída pegar à direita, indo até a Raposa, e voltando pelo Araçacy, São Francisco e chegada em frente ao Palácio… pode ser uma boa, essa…
    Na Natação, poderia se repetir as travessias do Felipe Camarão… aliás, faria um triatlo, com a travessia da Ponta da Areia – Portinho – teria que ser com a maré enchendo… -, o ciclismo, voltando pela ponte do São Francisco, Ponta d’Areia, São Marcos, pelo menos 60 km, e terminando com uma minimaratona – 21 km… daria para uma volta em toda a cidade…
    As possibilidades são muitas, mas vamos ver o que as SEMDEL e SEDEL podem fazer junto com a Federação…

  3. 3 Raimundo Mesquita:
    7 março, 2011 as 20:28   editar

    Leo,

    E excelente a ideia do Oliveira, muito boa e pefeitamente executavel. O problema e que ate o momento nao se sabe a quem procurar. Nao é do meu conhecimento se exista uma comissão responsável pela programação das festividades dos 400 anos de Sao Luis para que se elabore um projeto em torno do evento, tão logo alguem se manifeste com certeza, muitos irão se engajar na proposta, e eu estarei disponivel para dar a minha humilde contribuição.

Por Abraao Gomes dos Santos
em 8 de Março de 2011 às 10:19.

parabéns professor pela iniciativa, torço pelo sucesso do evento, sua terra tem uma cultura forte, e esta ligação com o atletismo , o esporte vai fortalecer mais ainda,e parabenizo, o seu estado e sua cidade pelos seus 4oo anos de historia em nome de meus colegas da paraiba,pois torcemos para que todos nós profissionais da area se volte sempre pela nossa historia , e que com certeza contribuirá muito para o desenvolvimento de nossos estsdos, nosas regiões, e consequentemente do nosso grande pais,se o prof. aceitar uma sugestão,de convocar alunos das universidades que estão concluindo a graduação para auxiliar na organização, junto a federação , sedemel e sedel, e universidades, com a sua liderança e o apoio dos demais acredito, no sucesso do evento,obrigado pelo espaço, e pela humilde sugestão.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.