Caros(as) colegas,

Está no ar um novo post: A Olimpíada Nacional em História do Brasil: o esporte como incentivo ao estudo da História
 
Vocês conhecem a Olimpíada Nacional em História do Brasil? Quais as semelhanças entre esse evento e as modernas competições esportivas? Como a ONHB contribui para o ensino e a reflexão sobre a história brasileira?

Quer saber mais?
 
Entao de uma chegada em nosso Blog Historia(s) do Sport:  http://historiadoesporte.wordpress.com
 
O blog, mantido por uma equipe do "Sport": Laboratório de História do Esporte e do Lazer ( www.sport.ifcs.ufrj.br), é uma iniciativa acadêmica, mas os posts são escritos em linguagem leve e acessível. Sem a pretensão de informar com profundidade, pretende antes captar a curiosidade do leitor, demonstrando que essa manifestação cultural com a qual nos deliciamos cotidianamente está profundamente articulada com o cenário sociocultural de um tempo.
 
Aguardamos sua visita!

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 30 de Julho de 2013 às 10:27.

Professor Coriolano e demais professores de História do Esporte,

Peço que me auxiliem na divulgação de uma obra adjetivada como enciclopédica, memorialista e de referência, de minha autoria, intitulada História do Voleibol no Brasil.

No blogue Procrie - www.procrie.com.br/ - há várias postagens dando conta de seu teor. Imagino que ela venha a somar para a garotada algo que jamais imaginaram que veriam algum dia. A obra compreende o período 1937-2000, e dá conta principalmente de comportamentos sociais adotados por boa parte da população no Rio de Janeiro. Portanto, buscada por doutorandos em Sociologia, História, Educação Física e Esportes. E, obviamente, pelos mais de três mil nomes daqueles que realmente construíram o voleibol.

No próximo dia 3, sábado, estarei oferecendo a obra em evento do Conbrace, em Brasília. Na oportunidade dedicarei um exemplar ao Laércio, que confirmou sua presença.

Estou disponibilizando palestras sobre o tema também em universidades e eventos, até mesmo para que desperte em outros escreverem sobre o tema em sua própria região. Pena que meus recursos não me permitiram viajar pelo Brasil garimpando mais informações esquecidas em um país dito por todos sem memória

PS: o livro não está em livrarias; pedidos pelo e-mail do autor. 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.