Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4300

ANPG celebra 25 anos na Reunião Anual da SBPC

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) realiza ato de comemoração dos 25 anos hoje (14), durante a Reunião Anual da SBPC. No evento, haverá homenagem aos ex-presidentes e ex-dirigentes que participaram da entidade. A atividade é a primeira de uma série de comemorações que serão realizadas ao longo do ano.
Nascida a partir de articulações organizadas durante reuniões anuais da SBPC e fundada no dia 12 de julho de 1986 durante a 38ª edição do evento, realizado em Curitiba (PR), a ANPG volta ao principal espaço de debate dos cientistas brasileiros para comemorar seus 25 anos de existência.

Histórico - Mesmo antes da fundação da ANPG o movimento nacional de pós-graduandos já se organizava, defendendo o desenvolvimento de um sistema de pós-graduação no país e combatendo a repressão do Regime Militar. De 86 para cá, o movimento nacional de pós-graduandos se estruturou, tendo construído uma rede de APGs em todo o Pais, e acumulou conquistas que contribuíram para o desenvolvimento do sistema nacional de pós-graduação, como as conquistas de aumento do numero de bolsas de pesquisa e a valorização dessas, por meio de reajustes batalhados ano a ano e direitos como a licença-maternidade.

Ao longo dos anos a ANPG conquistou espaços no Conselho Superior e no Conselho Técnico-Científico da Capes, no Conselho Nacional de Juventude, no Conselho Nacional de Saúde, e reivindica uma vaga também no Conselho Deliberativo do CNPq, importante espaço de debate da ciência nacional.
(Ascom ANPG)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.