Repassando...

Segue abaixo a iniciativa de colegas da area. Eh gente seria e comprometida. Quem quiser ajudar, eh so entrar em contato. Victor.

CAMPANHA

RECREAÇÃO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DESABRIGADOS NA SERRA

Car@,

Todos nós estamos sensibilizados com a tragédia da Região Serrana do Rio de Janeiro. Diferentes setores da sociedade e dos poderes públicos estão se mobilizando para minorar os efeitos da crise. Além do grande número de vítimas fatais, temos a situação de milhares de desabrigados e desalojados nas cidades serranas. Uma das conseqüências da situação de abrigamento é o estresse causado pela falta de atividades que atinge especialmente crianças e adolescentes. Pensando nisso, um grupo esteve na cidade de Teresópolis neste último sábado, 22.01, para sondar as autoridades locais sobre o interesse e viabilidade do desenvolvimento de atividades recreativas para crianças e adolescentes em situação de abrigo na cidade. Nesta ocasião o grupo levou brinquedos e material de recreação que foram distribuídos em três abrigos indicados pela Defesa Civil, sendo que num deles passaram uma agradável tarde de brincadeiras com cerca de 40 crianças. Segue o link para o álbum de fotos

A representante da Defesa Civil com a qual conversamos disse que não há qualquer tipo de trabalho de recreação coordenado para os abrigos. A prioridade do poder público e da sociedade civil tem sido a atenção emergencial – distribuição de donativos, atenção à saúde, cadastramento para moradia, etc. Há 33 abrigos cadastrados pela Defesa Civil na cidade de Teresópolis dos quais obtivemos a lista de endereços e contatos. Constatamos que os responsáveis pelos abrigos estão se esforçando para promover atividades com crianças e adolescentes, porém, faltam recursos humanos e materiais para isso.

Diante desse cenário estamos propondo a criação de uma rede de voluntários para realizar atividades recreativas com crianças e adolescentes nesses abrigos. Pensamos que você poderia embarcar nessa proposta conosco. Estamos cadastrando pessoas que tenham disponibilidade para viajar por conta própria para Teresópolis e realizar atividades nos abrigos cadastrados. Montaremos grupos segundo os dias de disponibilidade e atividades a serem desenvolvidas. Os grupos, atividades e escala de visitação aos abrigos serão organizados de acordo com as informações de uma ficha que segue no final desta mensagem. Nós faremos contato com cada voluntário para confirmar o dia da atividade conforme sua sugestão na ficha e informar quem mais comporá o grupo do dia. Pedimos que você preencha a ficha e nos envie para o e-mail: recreacaovoluntaria@gmail.com . Os grupos terão que se organizar para passar nos locais de coleta de doações com antecedência para buscar o material que será levado para Teresópolis. É imprescindível que todos os voluntários sigam primeiramente ao ginásio Pedrão onde está centralizado o cadastramento de voluntários. Só depois disso é que se pode seguir para os abrigos indicados.

Também serão necessárias doações de materiais para as referidas atividades, tais como: brinquedos para diversas idades e em bom estado de conservação; livros infanto-juvenis; massa de modelar; giz de cera; lápis de cor; hidrocor; cartolina; papel para desenho; papel dobradura; cola colorida; bexiga (balão de encher); tinta facial etc. O material recebido em doação será distribuído aos abrigos através da própria rede de voluntários criada por todos nós. Essa lista é apenas uma sugestão, outros itens para recreação são bem-vindos.

As doações podem ser entregues nos seguintes endereços:

 NITERÓI:

 Rua Dr. Nilo Peçanha, n. 95, Ingá - Portaria

 RIO DE JANEIRO (enviar aos cuidados do Instituto Ler é Abraçar)

Rua Pinheiro Machado, 47 - Laranjeiras

Rua Barão de Lucena, 64 – Botafogo

Ficha de voluntário

Nome completo:

Telefone:

E-mail:

Atividades que pode desenvolver:

Tem carro próprio disponível para viagem? (    ) sim    (    ) não

Dias disponíveis entre janeiro e fevereiro para subir a serra (por meios próprios):

Dias disponíveis para fazer triagem do material arrecadado:

Envie a ficha para o e-mail: recreacaovoluntaria@gmail.com

 Contamos com a sua colaboração para esta campanha de solidariedade.

 Assinam:

 Ana Karina Brenner (Doutoranda USP)

Daniele Monteiro (Rede Municipal de Educação de São Gonçalo)

Carlos Possat (Engenheiro)

Paulo Carrano (UFF)

Rona Hanning (Instituto Ler e Abraçar)

 

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 24 de Janeiro de 2011 às 11:50.

Prezado Coriolano,

Tentei o contato consignado e o sistema não responde, acusa erro. Como resido em Niterói, peço a gentileza de consignar (ou corrigir) o contato. Terei imenso prazer em contribuir para obra tão meritória. Já selecionei algumas redes de mini voleibol e bolas. Poderá ver meu e-mail neste CEV.

Abraço e parabéns pela iniciativa e aos seus autores. Deus os abençoe! Se precisarem de mais divulgação ofereço também o meu blogue: www.procrie.com.br

Em tempo: peço a sua visita, pois encontrará histórias do voleibol no Brasil e, especialmente, no Rio de Janeiro e em Nictheroy desde 1939. 

Roberto Pimentel

Por Coriolano Pereira da Rocha Junior
em 31 de Janeiro de 2011 às 10:51.

Olá Roberto

Talvez este dado te responda...

A Campanha Suba a Serra Brincando, que pretende levar atividades de lazer para as criancas atingidas pela tragedia na Serra Fluminense, segue firme.

Quem quiser saber mais informacoes e contribuir, pode acessar http://recreacaovoluntaria.blogspot.com/


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.