Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4168


Chamada é fruto de convênio entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Direção Geral de Universidades (DGU), da Espanha
Foram selecionados projetos conjuntos de pesquisa prioritariamente nas áreas de ciências econômicas, educação, matemática, ciências biológicas, meio ambiente, ciências do mar, tecnologia, tecnologia de alimentos, química, psicologia, agricultura e o controle de pragas e ciências do esporte. Ao todo foram selecionados 29 projetos.

O objetivo do edital é possibilitar o intercâmbio científico entre instituições de ensino superior (IES) do Brasil e da Espanha, visando à formação de recursos humanos de alto nível. As atividades terão início em março de 2011.

Puderam participar propostas vinculadas a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7 e que contemplam, principalmente, a formação de pós-graduandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores vinculados aos referidos programas.

Para projetos conjuntos de pesquisa estão previstas missões de trabalho e de estudo, além da concessão anual de R$ 10 mil à equipe brasileira, como recursos de material de consumo para a execução do projeto, que serão geridos pelo coordenador da equipe.

Para a organização de seminários, workshops e outras atividades binacionais, serão concedidos aos brasileiros até três passagens aéreas e diárias de no máximo sete dias, quando o evento for organizado na Espanha. Caso o evento seja realizado no Brasil, a Capes poderá conceder até R$ 10 mil.

Veja os resultados em http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/resultados/Resultado_CapesDGU_2011.pdf
(Assessoria de Comunicação da Capes)

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 31 de Dezembro de 2010 às 11:28.

Coriolano, Pessoal,

  Bom constatar que o tem Ciências do Esporte foi contemplado. Na planilha tem só os professores, não os temas. Acho que foi o Prof Lamartine no convênio Gama Filho com a Universidade Autonoma de Barcelona. Já comecei a especular. Darei notícia.

  Bom ano novo!

  Laercio


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.