Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4333

Capes financia envio de professores a centro de pesquisas na Suíça

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Física, professores participarão da Escola de Física do CERN.
A Diretoria de Educação Básica Presencial (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF) financiará a participação de 20 professores brasileiros de ensino médio na Escola de Professores no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), em Genebra, na Suíça. Entre os selecionados estão seis bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid).

A Escola de Professores é uma iniciativa do setor de educação do CERN direcionada a professores do ensino médio licenciados em física ou que tenham licenciatura que apresente habilitação em física. O programa, que no início era dirigido somente a professores portugueses, conta, desde 2010, com o apoio financeiro da Capes ao lado ao lado da SBF, instituição que realiza a seleção dos candidatos.

Em 2009, o CERN recolocou em funcionamento o "Large Hadron Collider" (LHC), maior acelerador de partículas do mundo (Foto: Arquivo CERN)
O objetivo da proposta é atuar na capacitação de professores, de maneira que estejam aptos a contemplar tópicos de física de partículas elementares aos alunos do ensino médio, adequando áreas de estudo consideradas complexas à realidade e à compreensão dos alunos.

O grupo, formado por professores da rede federal, estadual, municipal e particular de ensino, partirá de diversas partes do país no dia 2 de setembro e permanecerá sete dias em Genebra. Durante esse período, participarão de cursos ministrados por pesquisadores brasileiros e portugueses pertencentes ao CERN, visitas às instalações e aos laboratórios, além de atividades de interação com outros professores e pesquisadores.

Para o coordenador da Escola de Física CERN 2011, Nilson Garcia, a iniciativa atende a demanda de investimento no ensino médio brasileiro e estimula os professores. "O fato de atender a professores do ensino médio que, usualmente, tem pouco acesso a essas iniciativas, além de reconhecer a importância de seu trabalho, estimula-os a divulgarem e repassarem as informações e aprendizado a outros professores, alunos e público em geral", afirma Nilson.

Investimento - O apoio financeiro da Capes consiste no custeio das passagens internacionais com taxas aeroportuárias, das diárias e do seguro viagem dos professores participantes, o que totaliza um custo de R$ 76 mil.

Esses recursos são disponibilizados pela Capes, por meio da DEB, por meio de uma subação orçamentária destinadas a "projetos que visem ao desenvolvimento e à melhoria qualitativa do processo educacional em todas as suas etapas de educação básica e fomento de iniciativas que visem à interface da Capes com instituições de ensino superior e com instituições públicas de todas as esferas de governo."

CERN - O CERN é um centro europeu de pesquisas voltado ao estudo das partículas, um dos grandes centros mundiais nesse campo. Foi fundado em 1954 e tornou-se um exemplo de colaboração internacional, com 20 países participantes. Em 2009, o CERN recolocou em funcionamento o "Large Hadron Collider" (LHC), maior acelerador de partículas do mundo.

Dentre os seus diversos programas, o CERN mantém um de educação, destinado a professores de diversos países da Europa, do qual constam visitas às suas instalações e laboratórios, além de cursos sobre tópicos de física, ministrados no idioma dos participantes.
(Ascom Capes)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.