Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4246

Capes ratifica acordo de cooperação entre Brasil e Espanha

Assinatura do acordo foi em seminário realizado ontem (27) em Brasília.
O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, participou ontem (27), no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília, do Seminário Internacional A Cooperação Cultural, Educativa e Científica entre o Brasil e a Espanha.

No evento, Guimarães e o diretor acadêmico da Fundação Carolina, Alfredo Moreno, assinaram um acordo de ratificação de cooperação internacional entre os países, em que metade das bolsas disponibilizadas para 2012 seguirá para brasileiros estudarem na Espanha e metade para espanhóis estudarem no Brasil.

Em sua fala, Guimarães ressaltou a importância das ações da Capes para o progresso da cooperação educativa entre os países. Só em 2010 foram investidos R$ 1,4 milhões em projetos conjuntos de pesquisa com a Espanha, o que colaborou para que hoje o país seja o 5° no destino de bolsistas da Capes. Para Guimarães, ainda há um segmento que precisa ser inserido na cooperação internacional. "Nosso objetivo agora é ampliar o segmento da formação de professores da educação básica na Espanha.", afirmou.

Também estiveram no seminário o conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, Ángel Altisent, e a chefe da Divisão de Temas Educacionais do departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Almerinda Augusta de Freitas Carvalho.

Além dos resultados já alcançados, os presentes também discutiram os desafios futuros para a consolidação da cooperação entre os dois países como a validação de graduação e de títulos acadêmicos entre os países e a necessidade de investimento no ensino técnico nas duas nações.
(Portal da Capes)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.