Alguem pode me esclarecer a historia da capoeira no Recife? É a pergunta que lançaram na Comunidade capoeira; respondo:

Comentários

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 26-09-2011, às 15h28.

ATLAS DA CAPOEIRA(GEM) NO BRASIL

 

André Luiz Lace Lopes (RJ)

Leopoldo Gil Dulcio Vaz (MA)

Milton César Ribeiro (Miltinho Astronauta) (SP)

 

DEFINIÇÕES

 

Vernaculização do tupi-guarani caá-puêra: caá = mato, puêra = que já foi; no Dialeto Caipira de Amadeu Amaral: ’Capuêra, s.f. – mato que nasceu em lugar de outro derrubado ou queimado. Temos, assim: capoeira = capoeirista, o lutador; e capoeira = a luta, o jogo de agilidade corporal. “Por capoeiragem devemos entender: o ato de jogar a capoeira.”.

 

Por Capoeira deve-se entender

 “... Desporto de Criação Nacional, surgido no Brasil e como tal integrante do patrimônio cultural do povo brasileiro, legado histórico de sua formação e colonização, fruto do encontro das culturas indígena, portuguesa e africana, devendo ser protegida e incentivada” (Regulamento Internacional da Capoeira);

assim como Capoeira, em termos esportivos, refere-se a

“... um jogo de destreza corporal, com uso de pernas, braços e cabeça, praticado em duplas, baseado em ataques, esquivas e insinuações, ao som de cânticos e instrumentos musicais (berimbau, atabaque, agogô e reco-reco). Enfocado em sua origem como dança-luta acabou gerando desdobramentos e possibilidades de emprego como: ginásticas, dança esporte, arte marcial, folclore, recreação e teatro, caracterizando-se, de modo geral, como uma atividade lúdica”. (Atlas do Esporte no Brasil, 2005, p. 39-40).

 

Considera-se como prática do desporto formal da Capoeira sua manifestação cultural sistematizada na relação ensino-aprendizagem, havendo um ou mais docentes e um corpo discente, onde se estabelece um sistema de graduação de alunos e daqueles que ministram o ensino, havendo uma identificação indumentária por uniformes e símbolos visuais, independentemente do recinto onde se encontrarem.  

 

Considera-se como pratica desportiva não-formal da Capoeira sua manifestação cultural, sem qualquer uma das configurações estabelecidas pelo Artigo anterior, e que seja praticada em recinto aberto, eminentemente por lazer, o que caracterizará a liberdade lúdica de seus praticantes.

 

Capoeira

jogo atlético de origem negra, ou introduzida no Brasil por escravos bantos[1] de Angola, defensivo e ofensivo, espalhado pelo território e tradicional no Recife, cidade de Salvador e Rio de Janeiro, onde são reconhecidos os mestres, famosos pela agilidade e sucessos. Informa o grande folclorista  que, na Bahia, a capoeira luta com adversários, mas possui um aspecto particular e curioso, executando-se amigavelmente, ao som de cantigas e instrumentos de percussão, berimbaus, ganzá, pandeiro, marcando o aceleramento do jogo o ritmo dessa colaboração musical. No Rio de Janeiro e Recife não há, como não há notícia noutros Estados, a capoeira sincronizada, capoeira de Angola e também o batuque-boi. Refere-se, ainda, à rivalidade dos guaiamus e nagôs, seu uso por partidos políticos e o combate a eles pelo chefe de Polícia, Sampaio Ferraz, no Rio de Janeiro, pelos idos de 1890. O vocábulo já era conhecido, e popular, em 1824, no Rio de Janeiro, e aplicado aos desordeiros que empregavam esse jogo de agilidade.” (Câmara Cascudo, Dicionário do Folclore).

 

Capoeira(s)

indivíduo(s) ou grupo de indivíduos que promoviam acções criminosas que atentavam contra a integridade física e patrimonial dos cidadãos, nos espaços circunscritos dos centros urbanos ou áreas do entorno” (ARAÚJO, 1997, p. 65).

 

Para esse autor, capoeiras era a denominação dada aos negros que viviam no mato e atacavam passageiros (p. 79), em nota registrando a Decisão (205) de 27 de julho de 1831, documentada na Coleção de Leis do Brasil no ano de 1876, p. 152-153; “manda que a Junta Policial proponha medidas para a captura e punição dos capoeiras e malfeitores).

 

Capoeirista:

“[...] os indivídos que praticam ou exercem, publicamente ou não, exercícios de agilidade e destreza corporal conhecida como Capoeira, nas vertentes lúdica, de defesa pessoal e desportiva.” (ARAÚJO, 1997, p. 70).

 

Capoeiragem:

a acção isolada de indivíduos, ou de grupo de indivíduos turbulentos e desordeiros, que praticam ou exercem, publicamente ou não, exercícios de agilidade e destreza corporal, com fins maléficos ou mesmo por divertimento oportunamente realizado”. (ARAÚJO, 1997, p. 69).

 

Capoeira:

Expressão brasileira surgida nos guetos negros há mais de um século como forma de protesto às injustiças sociais, arte que se confunde com esporte, mas que já foi considerada luta, a capoeira foi reconhecida como patrimônio imaterial da cultura brasileira. A decisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi concretizada terça-feira (15) [de julho de 2008] no Palácio Rio Branco, em Salvador (BA). http://www.cultura.gov.br/site/2008/07/16/capoeira-e-registrada-como-patrimonio-imaterial-brasileiro/

 

 

 

Capoeiragem”, de acordo com o Mestre André Lace: ”uma luta dramática” (in Atlas do Esporte no Brasil, 2005, p. 386-388).

 

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 26-09-2011, às 15h43.

1908 Ano da primeira edição de RIO, João do (João Paulo Barreto). A alma encantadora das ruas. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura,Departamento de Documentação e Informação Cultural, Divisão de Editoração, 1995 (Biblioteca carioca). Neste livro, João do Rio registra a presença do berimbau no Rio. Significativa a leitura do diálogo do capítulo PRESEPES: "Isso, gente, são nomes antigos da capoeiragem. Jogar capoeira é o mesmo que jogar mandinga. Rei da Capoeiragem tem o seu lugar junto de Baltasar. Capoeiragem tem sua religião. Abri os olhos pasmados. O Negro riu". "V. S ªnão conhece a arte? Hoje está por baixo. Valente de verdade só mesmo uns dez: João da Sé, Tito da Praia, Chico Bolívar, Marinho da Silva, Manuel Piquira, Ludgero da Praia, Manuel Tolo, Moisés, Mariano da Piedade, Cândido Baianinho, outros... Esses "cabras" sabiam jogar mandinga como homens. Então os capoeiras estão nos presepes para acabar as presepadas...". (lace  Lopes, 2005)

- No Recife, Pereira da Costa em seu Folk-Lore Pernambucano assim o define: ‘o nosso capoeira é antes o moleque de frente de música em marcha, armado de cacete, e a desafiar os do partido contrário, que aos vivas, e morras de outros, rompe em hostilidade e trava lutas, de que não raro resultam ferimento, e até mesmo casos fatais...”. Pela descrição de Pereira da Costa é nos desfiles das bandas de música do Recife que os capoeiras criaram o ambiente necessário ao exercício e à prática da capoeiragem. Ao contrário da Bahia, onde os capoeiras se reuniam em torno de um conjunto de berimbaus, no Recife eles tiveram como o seu habitat no desfile das bandas militares, do 4º Batalhão de Artilharia e do Corpo da Guarda Nacional, esta última uma organização paramilitar, criada por Lei Imperial de 18 de agosto de 1831, com ramificações em todo o Brasil. Em seu depoimento faz Pereira da Costa (1908) observação preciosa para o entendimento das raízes do nosso frevo e, por conseguinte, da sua coreografia única e contagiante, o passo: "Levavam os capoeiras partidários de música o seu entusiasmo por certas peças, a ponto de comporem versos apropriados ao canto de alguns passos dobrados. E estes outros, cantados no trio de um dobrado do 4º Batalhão de Artilharia, a quem denominavam de Banha Cheirosa, dobrado que levava ao delírio os partidários do Quarto, principalmente quando chegava a parte de uma pancada em falso dada pelo bombo no trio da peça...". (Silva, 2007);

1912 – a hora final chegou para as maltas do Recife, coincidindo com o nascimento do passo ou frevo, legado da capoeira. As bandas rivais do Quarto (4º. Batalhão) e do Espanha (Guarda nacional) desfilavam no carnaval pernambucano protegidas pela agilidade, pela valentia, pelos cacetes e pelas facas dos façanhudos capoeiras. A polícia foi acabando, paulatinamente, com os “Moleques de banda de música” e com seis líderes, Nicolas do Poço, João de Totó, Jovino dos Coelhos, até neutralizar o maior de todos eles, Nascimento Grande (Carneiro, 1977)

 

 

BIBLIOGRAFIA ACADEMICA http://scholar.google.com.br/scholar?q=capoeira&hl=pt-BR&lr=&lr=

[LIVRO] Capoeira Angola: cultura popular eo jogo dos saberes na roda - grupo de 8 »
PRJ Abib - 2004 - libdigi.unicamp.br
Page 1. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO DOUTORADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS À EDUCAÇÃO CAPOEIRA ANGOLA: CULTURA POPULAR EO JOGO DOS SABERES NA RODA Pedro Rodolpho Jungers Abib ...
Citado por 3 - Artigos relacionados - Pesquisa na web

[PDF] O JOGO DA CAPOEIRA NO CONTEXTO ANTROPOLÓGICO E BIOMECÂNICO
AD’Agostini, SC Florianópolis - cds.ufsc.br
Page 1. O JOGO DA CAPOEIRA NO CONTEXTO ANTROPOLÓGICO E BIOMECÂNICO por Adriana D’Agostini _ Dissertação Apresentada à Coordenadoria de Pós-graduação em Educação ...
Artigos relacionados - Ver em HTML - Pesquisa na web

[PDF] Liberdade disciplinada: relações de confronto, poder e saber entre capoeiras em Santa Catarina. - grupo de 3 »
OPDC Vieira - mover.ufsc.br
Page 1. Drauzio Pezzoni Annunciato Liberdade disciplinada: relações de confronto, poder e saber entre capoeiras em Santa Catarina.
Dissertação apresentada ao Programa de Pós- graduação em ...
Artigos relacionados - Ver em HTML - Pesquisa na web

[PDF] MOVIMENTO E MALÍCIA EM JOGOS DE PODER E RESISTÊNCIA.
B Horizonte - pucminas.br
Page 1. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Programa de Pós-graduação
Mestrado em Psicologia CAPOEIRA: MOVIMENTO E MALÍCIA EM JOGOS DE PODER E RESISTÊNCIA.
Sonaly Torres da Silva Belo Horizonte 2007 Page 2. ...
Artigos relacionados - Ver em HTML - Pesquisa na web

Parâmetros dinâmicos de movimentos selecionados da Capoeira. Allan Brennecke* Alberto C. Amadio - grupo de 2 »
JC Serrão - Rev. Port. Cien. Desp, 2005 - scielo.oces.mctes.pt
Tendo em vista a escassa produção científica com enfoques biológicos sobre a Capoeira, o objetivo deste estudo foi realizar a análise dinâmica de movimentos selecionados da capoeira no âmbito da Força de Reação do ...
Artigos relacionados - Em cache - Pesquisa na web

[PDF] Parâmetros dinâmicos de movimentos selecionados da Capoeira - grupo de 3 »
A Brennecke, AC Amadio, JC Serrão - Rev. Port. Cien. Desp, 2005 - scielo.oces.mctes.pt
Page 1. Rev Port Cien Desp 2(V) 153–159 153 Parâmetros dinâmicos de movimentos selecionados da Capoeira Allan Brennecke Alberto C. Amadio Júlio C. Serrão Universidade de São Paulo Escola ...
Artigos relacionados - Ver em HTML - Pesquisa na web

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO DOUTORADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS À …
C ANGOLA - libdigi.unicamp.br
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO DOUTORADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS À EDUCAÇÃO. CAPOEIRA ANGOLA: CULTURA POPULAR EO JOGO DOS SABERES NA RODA.
Pedro Rodolpho Jungers Abib. CAMPINAS – SÃO PAULO BRASIL 2004. ...
Artigos relacionados - Pesquisa na web

[PDF] “Connaître” les limites entre la guerre et la politique: relations de confrontation, pouvoir et …
DP Annunciato, RM Fleuri - rizoma3.ufsc.br
Page 1. 1 “Connaître” les limites entre la guerre et la politique : relations de confrontation, pouvoir et connaissance entre les capoeiras au Brésil 1 Drauzio Pezzoni Annunciato ∗ Reinaldo Matias Fleuri ∗∗ Résumé ...
Ver em HTML - Pesquisa na web

[LIVRO] Capoeira. La danza degli dèi
C Polverini, G Barbon - 2005 - books.google.com
I edizione: novembre 2005 ©Alberto Castelvecchi Editore srl Via Isonzo, 25 00 1 98 Roma Tei. 06.841 2007 - fax 06.85865742 www.castelvecchieditore.com
info@castelvecchieditore.com Art Direction: Chiara Mammì & Elisa ...
Artigos relacionados - Pesquisa na web

[LIVRO] Dicionário de capoeira
MC Lima - 2005 - M. Lima
Citado por 1 - Artigos relacionados - Pesquisa na web

LIVRO] O berimbau-de-barriga e seus toques
K Shaffer - 1976 - capoeira-connection.com
Presidente da República Federativa do Brasil João Baptista de Figueiredo Ministro da Educação e Cultura Rubem Ludwig Secretário de Assuntos Culturais Aloísio Magalhães Fundação Nacional de Arte — Funarte Presidente: ...
Citado por 7 - Artigos relacionados - Ver em HTML - Pesquisa na web

[LIVRO] O esporte no Brasil: do período colonial aos nossos dias
MJG Tubino - 1997 - Instituição Brasileira de Difusão Cultural
Citado por 8 - Artigos relacionados - Pesquisa na web

[LIVRO] Afro-Brazilian Culture and Politics: Bahia, 1790s to 1990s - grupo de 2 »
H Kraay - 1998 - books.google.com
Page 1. Afro-Brazilian Culture and Politics Edited bv Hendrik Kraav Page 2. Afro-Brazilian Culture and Politics Th± sOne LF5F-6DH-K6GB Page 3. . Latin American Realities Robert M. Levine, Series Editor ...
Citado por 10 - Artigos relacionados - Pesquisa na web

[PDF] EDUCAÇÃO FÍSICA E REORDENAMENTO NO MUNDO DO TRABALHO: Mediações da regulamentação da profissão - grupo de 3 »
PHT Nozaki, G Frigotto - 2004 - uff.br
Tese apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense como requisito parcial para a obtenção do Grau de Doutor em Educação. Campo de Confluência: Educação e Trabalho.
Citado por 3 - Artigos relacionados - Ver em HTML - Pesquisa na web

[LIVRO] Capoeira Angola: cultura popular eo jogo dos saberes na roda - grupo de 8 »
PRJ Abib - 2004 - libdigi.unicamp.br
Page 1. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO DOUTORADO
EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS À EDUCAÇÃO CAPOEIRA ANGOLA: CULTURA POPULAR
EO JOGO DOS SABERES NA RODA Pedro Rodolpho Jungers Abib ...
Citado por 3 - Artigos relacionados - Pesquisa na web

[PDF] O JOGO DA CAPOEIRA NO CONTEXTO ANTROPOLÓGICO E BIOMECÂNICO
AD’Agostini, SC Florianópolis - cds.ufsc.br
Page 1. O JOGO DA CAPOEIRA NO CONTEXTO ANTROPOLÓGICO E BIOMECÂNICO por Adriana D’Agostini _____ Dissertação Apresentada à Coordenadoria de Pós-graduação em Educação ...
Artigos relacionados - Ver em HTML - Pesquisa na web

[PDF] AA RTE DA Capoeira
C Postal - folhadoestudante.com
Page 1. AA RTE DA C APOEIRA C AMILLE A DORNO AA RTE DA C APOEIRA 1 ª edição:
1987 Gráfica e Editora Kelps – Goiânia/GO 6ª edição, revista e atualizada: maio/1999 ©Copyright by C AMILLE A DORNO Fone/Fax (062) 2531689 ...
Ver em HTML - Pesquisa na web

[PDF] V Congreso Europeo CEISAL de latinoamericanistas
DG da Silva Ferreira - reseau-amerique-latine.fr
N° del symposio : MS/MIG - 2 Redes sociales: de lo local a lo transnacional ... Apellido: Daniel Nombre: Granada da Silva Ferreira ... Doctorant à l’Université de Paris X – Nanterre – Laboratoire d’Ethnologie et ...
Ver em HTML - Pesquisa na web

Capoeira
MJS Barbosa - Luso-Brazilian Review, 2005 - muse.jhu.edu
Abstract This study analyzes capoeira’s musical and cultural dialogue, discussing how the songs illustrate, control, and serve a mediating function during the games. The lyrics are crucial for a roda’s development since ...
Artigos relacionados - Pesquisa na web

A proteção multifacetada: as ações da Guarda Negra da Redemptora no ocaso do Império (Rio de …
AO Mattos - bdtd.bce.unb.br
Page 1. Universidade de Brasília Instituto de Ciências Humanas Departamento de História Programa de Pós-Graduação A proteção multifacetada: as ações da Guarda Negra da
Redemptora no ocaso do Império (Rio de Janeiro 1888-1889) ...
Artigos relacionados - Pesquisa na web


Capoeira
MJS Barbosa - Luso-Brazilian Review, 2005 - muse.jhu.edu
Abstract This study analyzes capoeira’s musical and cultural dialogue,
discussing how the songs illustrate, control, and serve a mediating function
during the games. The lyrics are crucial for a roda’s development since ...
Artigos relacionados - Pesquisa na web

[PDF] POESIA NEGRA DAS AMÉRICAS
CDEAE COMUNICAÇÃO-CAC, P LETRAS - ufpe.br
Tese apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Letras da Universidade
Federal de Pernambuco, como requisito à obtenção do grau de Doutor em Letras,
área de concentração Teoria da Literatura, linha de pesquisa Literatura ...
Artigos relacionados - Ver em HTML - Pesquisa na web

Parâmetros dinâmicos de movimentos selecionados da Capoeira. Allan Brennecke* Alberto C. Amadio - grupo de 2 »
JC Serrão - Rev. Port. Cien. Desp, 2005 - scielo.oces.mctes.pt
Tendo em vista a escassa produção científica com enfoques biológicos sobre a
Capoeira, o objetivo deste estudo foi realizar a análise dinâmica de
movimentos selecionados da capoeira no âmbito da Força de Reação do ...
Artigos relacionados - Em cache - Pesquisa na web

Capoeira: A gramática do corpo ea dança das palavras - grupo de 2 »
MJS Barbosa - Luso-Brazilian Review, 2005 - muse.jhu.edu
This study analyzes capoeira’s musical and cultural dialogue, discussing how
the songs illustrate, control, and serve a mediating function during the games.
The lyrics are crucial for a roda’s development since they determine the ...
Artigos relacionados - Pesquisa na web

[PDF] UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES–URI PRÓ-REITORIA DE ENSINO …
PPDOC DE, E FÍSICA, M BACHARELADO - reitoria.uri.br
Page 1. UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES – URI
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO
DE EDUCAÇÃO FÍSICA MODALIDADE BACHARELADO 2006 Page 2. 2 SUMÁRIO ...
Artigos relacionados - Ver em HTML - Pesquisa na web

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO Da Capoeira e a Educação Física
GDEO SANTOS, C JULGADORA - libdigi.unicamp.br
Dissertação apresentada como exigência parcial para obtenção do Título de
Mestre em Educação junto ao Laboratório de Estudos sobre Ensino de Arte na
área de Concentração Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, da ...
Artigos relacionados - Pesquisa na web

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.