A Revista Brasileira de História convida para submissão de artigos para o próximo dossiê FRONTEIRAS DIGITAIS DA HISTORIOGRAFIA: NOVAS PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA ERA DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL.
Tema e Abordagem: Este dossiê propõe ir além do uso convencional das tecnologias digitais na produção historiográfica, explorando novas fronteiras e abordagens. A era digital oferece oportunidades sem precedentes para os historiadores, mas também desafios que exigem uma abordagem especializada. O dossiê destaca o papel crucial do historiador como mediador, a importância da curadoria de dados e a necessidade de especialização em tecnologia da informação. Visa contribuir para o avanço da pesquisa histórica e uma compreensão mais profunda do passado.
Perfil das Contribuições Esperadas: Serão aceitas contribuições que abordem a ampliação da mudança do suporte da escrita para além do uso das novas plataformas digitais, incentivando a criação de plataformas colaborativas. Serão bem-vindas propostas que incluam edições críticas de textos digitalizados, enciclopédias digitais e comentários históricos.
Justificativa: A proposta apreende o saber e as práticas historiográficas na perspectiva das Humanidades Digitais, como campo transdisciplinar que congrega práticas convergentes capazes de explorar um universo de saberes que se impõem através do emprego das novas configurações multimídia. A ideia é explorar as Humanidades Digitais num esforço analítico e propositivo para a compreensão de contextos e fatos onde sobressaem o hibridismo, a pluralidade de fontes e a redefinição de tempo e espaço propiciada pela tecnologia da informação.
Organizadores:
João Carlos Nara Jr., Doutor, vinculado ao Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e à Associação Brasileiras de Humanidades Digitais.
Demival Vasques Filho, Doutor, vinculado ao Luxembourg Centre for Contemporary and Digital History.
Vol. 45; N. 99 – mai.-ago. 2025
Prazo para submissão de artigos para o dossiê: 1 a 15 de novembro de 2024
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.