A Revista de História Comparada do Programa de Pós-graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (http://www.hcomparada.historia.ufrj.br/revistahc/revistahc.htm) convida os pesquisadores a submeterem artigos e resenhas de temática livre para o sétimo volume.

Os textos, que precisam necessariamente explorar uma das modalidades de História Comparada,[1] devem ser encaminhados por meio do sistema SEER (http://www.revistas.ufrj.br/index.php) e remetidos por e-mail (rhc.ufrj@gmail.com), incluindo, no corpo da mensagem, o endereço para correspondência e a identificação do e-mail de comunicação, até o dia 01/06/2013,  para o número 1, e até 16/08/2013, para o número 2.

Graduandos, graduados, mestrandos, mestres e doutorandos podem publicar artigos desde que em coautoria com doutores. Ressaltamos também que recebemos artigos em fluxo contínuo para a publicação.

 

Rio de Janeiro, 26 de abril de 2013.

Cordialmente,

Comissão Editorial

 

***************************************

 

Normas de publicação da Revista de História Comparada – PPGHC-UFRJ

* Serão aceitos para publicação os artigos que apresentam contribuições inéditas às suas áreas e resultem de pesquisa acadêmica.

* Serão aceitos para publicação os artigos que foram elaborados utilizando uma das modalidades de História Comparada. Consideramos como trabalhos de História Comparada aqueles que realizam, de forma sistemática, uma comparação entre dois ou mais objetos, conceitos teóricos, visões historiográficas e reflexões em distintos campos do conhecimento, em análises sincrônicas ou diacrônicas, verificando similitudes, diferenças, influências comuns, trocas e transferências.

* Serão aceitas resenhas de livros e coletâneas com temáticas desenvolvidas nos diferentes campos das Ciências Humanas, publicados até um ano antes do encaminhamento da resenha para a RHC. As resenhas deverão apresentar as questões centrais desenvolvidas nas obras, destacando a filiação teórica e a contribuição dos trabalhos em suas respectivas áreas.

* Os artigos e resenhas deverão ser redigidos em português, inglês, espanhol ou francês.

* Os artigos poderão ter até 30 páginas e as resenhas, até 5. Deverão ser digitados em editor de texto Word for Windows (em formato rtf), em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5, em papel A4 e margens 3,0 cm.

* Os artigos deverão ser acompanhados de um resumo na língua de redação e de sua tradução para o português, inglês, espanhol ou francês, respeitando o limite máximo de 1000 caracteres (com os espaços). Cada resumo deverá ser seguido de 3 palavras-chaves.

* Os subtítulos deverão ser colocados na margem esquerda do texto, sem numeração, e em negrito.

* O artigo deverá ser apresentado considerando a seguinte ordenação: a) título do trabalho em caixa alta, centralizado, em negrito, na primeira linha da folha inicial; b) abaixo, à direita, nome(s) do(s) autores(s); c) abaixo, também à direita, indicar a maior titulação e afiliação institucional; d) resumo do artigo seguido das palavras-chaves em português; e) resumo do artigo seguido das palavras-chaves em inglês, francês ou espanhol ; f) o artigo propriamente dito, e g) referências bibliográficas seguindo a ABNT NBR 6023.

* A resenha deverá ser apresentada considerando a seguinte ordenação: a) referência completa do material resenhado, seguindo as normas apresentadas abaixo, centralizado; b) abaixo, à direita, nome(s) do(s) autores(s); c) abaixo, também à direita, indicar maior titulação e afiliação institucional, e d) a resenha. Deverão figurar, entre parênteses, as páginas da obra resenhada citadas.

* As notas dos artigos deverão figurar da seguinte forma (ABNT NBR 6023):

a) Para livro: SOBRENOME (caixa alta), Prenome do autor (caixa normal). Título do livro (negrito). Edição (se não for a 1ª.). Cidade: Editora, Ano.

Exemplo: DETIENNE, Marcel. Comparar o incomparável. Aparecida: Idéias & Letras, 2004.

b) Para capítulo de livro do mesmo autor: SOBRENOME (caixa alta), Prenome do autor (caixa normal). Título do capítulo. In (itálico): ___. (3 traços sublinhados). Título do livro (negrito). Edição (se não for a 1ª.). Cidade: Editora, Ano. p. inicial e final do capítulo.

Exemplo: BURKE, P. Métodos e modelos: comparação. In: ___. História e teoria social. São Paulo: UNESP, 2002. p. 39-46.

c) Para capítulo de coletânea de vários autores: SOBRENOME (caixa alta), Prenome do autor (caixa normal). Título do capítulo. In (itálico): SOBRENOME  (caixa alta), Prenome do organizador / editor (caixa normal). Título do livro (negrito). Edição (se não for a 1a.). Cidade, Editora, Ano. p. inicial e final do capítulo.

Exemplo: LINHARES, M. Y. L. Possibilidades da História Comparada no Brasil. A história agrária como uma experiência de pesquisa. In: CHEVITARESE, A. L. (org.). O campesinato na História. Rio de Janeiro: Relume Dumará – FAPERJ, 2002. p. 141-150.

d) Para artigo de periódico: SOBRENOME (caixa alta), Prenome do autor (caixa normal). Título do artigo. Título do Periódico (negrito), Cidade, v., n. (se tiver), p. inicial e final do artigo, ano.

Exemplo: THEML, N.; BUSTAMANTE, R. M. da C. História Comparada: olhares plurais. Phoînix, Rio de Janeiro, v. 10, p. 9-30, 2004.

* Quando forem utilizadas imagens no artigo, os autores deverão enviar os originais das mesmas ou cópia digitalizada e gravada em arquivo com terminação *TIF, individual para cada imagem, e com resolução de 300 DPI.

* Caso sejam utilizadas fontes especiais (grego, sânscrito, hieróglifo, hebraico, etc.) no artigo, os autores deverão enviar uma cópia, gravada em formato digital, de tais fontes.

* Citações: Com até 3 linhas, no corpo do texto, entre aspas. Acima de 3 linhas, em outro parágrafo, com recuo de 1,5 cm para esquerda e para direita, em fonte Times New Roman tamanho 11, espaço 1,0, sem aspas.

* O não cumprimento destas regras implicará na devolução do artigo ao autor (es) para ajustes antes da avaliação.

* É de responsabilidade dos autores a revisão geral do texto, incluindo a correção ortográfica e gramatical e a exatidão das referências bibliográficas.

 

[1] Consideramos como trabalhos de História Comparada aqueles que realizam, de forma sistemática, uma comparação entre dois ou mais objetos, conceitos teóricos, visões historiográficas e reflexões em distintos campos do conhecimento, em análises sincrônicas ou diacrônicas, verificando similitudes, diferenças, influências comuns, trocas e transferências.

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.