Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4152


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) devem lançar, até o dia 19, um novo programa de mobilidade no âmbito da pós-graduação
A informação foi dada no dia 3, em Fortaleza (CE), pelo presidente do CNPq, Carlos Aragão, durante a reunião conjunta dos conselhos nacionais de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap).

A iniciativa contará com R$ 60 milhões para os anos de 2011 e 2012 e será resultado da união entre os programas Casadinho, do CNPq, e do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) da Capes, que são de mobilidade no âmbito da pós-graduação.

"Tanto o CNPq quanto a Capes tinham ações destinadas a promover a qualificação dos cursos de pós-graduação nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste", afirmou Aragão, em entrevista ao Gestão C&T.

Diante da complementaridade das iniciativas, Aragão explicou que as duas agências decidiram implantar um programa único, com ambas colaborando. "Vamos ter uma iniciativa mais robusta que está em construção", disse. Foi sugerido o nome de Programa Nacional de Integração da Pós-Graduação (Pronip).

A ideia é lançar a iniciativa em dezembro, para empenhar os recursos até o dia 19. "Nós estamos atuando para ver se é possível dar partida no programa ainda em 2010, fazendo o anúncio do lançamento", informou.
(Bianca Torreão, do Gestão C&T 992)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.