Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4137


Representantes do MCT e dos conselhos de secretários de C&T e dirigentes de FAPs reuniram-se na semana passada para debater a transição de governos
O Comitê Executivo formado por representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) esteve reunido na última quinta-feira, 11 de novembro, para discutir assuntos pertinentes à Ciência e Tecnologia durante o período de transição de governos.

A reunião foi aberta pelo secretário executivo do MCT, Luiz Antonio Rodrigues Elias, que falou sobre a necessidade de se criar um documento de transição com uma avaliação do processo construído, por meio do Comitê Executivo, na interlocução com os estados, através das secretarias estaduais de C&T, juntamente com as fundações de amparo à pesquisa. A intenção é garantir a continuidade dos processos de sinergia e a integração das políticas de C&T.

Durante a reunião do Comitê, foi informado que se encerra no dia 22 de novembro a consulta pública sobre o Livro Azul, que contém a síntese e os resultados da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A secretaria executiva do MCT informou que serão feitos esforços para apresentar a versão final do Livro Azul na abertura do Fórum Nacional do Consecti e Confap, a se realizar em Fortaleza no dia 2 de dezembro.

O Comitê Executivo também ponderou sobre o edital da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que destinou R$ 60 milhões para a infraestrutura de pesquisa nas universidades estaduais e municipais (metade da Finep e metade de contrapartida).

O presidente do Consecti, René Barreira, falou sobre a enorme repercussão do edital para o estímulo da pesquisa nos estados e sugeriu a sua reedição para o ano de 2011. A recomendação será incluída no documento de transição, desta vez com a participação da Capes e do CNPq para o provimento de bolsas. Também ficou acertado que o resultado do edital de 2010, e o possível anúncio de um novo edital para 2011, serão divulgados no Fórum Nacional do Consecti e Confap em Fortaleza.

O Fórum Nacional do Consecti e Confap vai acontecer nos dias 2 e 3 de dezembro, em Fortaleza. Estão confirmadas as presenças do Ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende; dos presidentes da Capes, Finep e do CNPq; além das participações da SBPC; Academia Brasileira de Ciência (ABC); Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG); entre outras instituições representativas da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Confira a programação completa do evento em:
http://www.consecti.org.br/wp-content/uploads/2010/02/programacao-fortaleza-02-12-2010.pdf
(Assessoria de Imprensa do CONSECTI, com informações do MCT)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.