Ganhadores do Concurso de Monografias (2010-2012), promovido pela Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia:

 

História da Historiografia Geral

Historiografia em rede: história, internet e novas mídias: preocupações e questionamentos para historiadores do século XXI

Anita Lucchesi

 

Teoria

História desafiada: inefabilidade, criação, silêncio

Ivan Bilheiro Dias Silva

 

História da Historiografia Brasileira

Do inferno ao paraíso: representações historiográficas sobre Manoel Beckman

Mailson Gusmão Melo

 

A experiência do passado: a escrita da História como discurso da civilização

Rodrigo Machado da Silva

 

A monografia "O amor em O Colar da Pomba de Ibn Hazm: uma releitura de Platão e Aristóteles", da autora Celia Daniele Moreira de Souza, ganhou uma menção honrosa, na área de Teoria, pela qualidade do trabalho apresentado.

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 8 de Outubro de 2013 às 07:38.

Coriolano,

Uma vez que surgiu o tema, aproveito para pedir-lhe que me auxilie a divulgar o livro História do Voleibol no Brasil que retroage ao período 1939, inclusive com dados a respeito da educação física em colégios do Rio de Janeiro na década de 40, além da formação de professores da área. Release pode ser visto em www.procrie.com.br/historiadovoleibolnobrasil/ . Trata-se de alentado estudo em 2 volumes (1.047 pág.), adjetivado como enciclopédico, memorialista e obra de referência para estudiosos nas áreas de Sociologia, Pedagogia, Praxiologia e Linguagem, Jornalismo, Esporte Escolar, Educação Física e Esportes e, principalmente, a própria História do Voleibol nunca contada em livro.   

Os interessados poderão contemplar artigos sobre a inauguração da ENEF, com fotos e detalhes como os primeiros professores, em www.procrie.com.br/escolanacionaldeeducacaophysicaedesportos/ , (parte 1 e 2). Outro acesso: cliquem em Sumário (topo da capa) e rolem até os linques 381 e 376.  

Também nos livro consta algo inédito sobre a busca de colocação no mercado de professores  candidatos a treinadores de voleibol, inclusive de outros estados, além das condições sociais dos indivíduos que se apresentaram candidatos a professor no início da década de 1960 (vol. I, pág. 419, NO da FMV, 7/7/1960):

(...) “Divulga solicitação feita pela Associação dos Antigos Alunos da Escola Nacional de Educação Física e Desportos da Universidade do Brasil – AAAENEFDUB, em que relaciona os Técnicos Desportivos especializados em Volley-Ball, os quais poderão ser contratados pelos filiados no caso de haver interesse”.

 

Eram 71 os professores interessados, inclusive não especialistas em voleibol, mas que tinham diplomas variados, Muitos faziam o curso na ENEF para ter carteira de estudante, com direito a abatimentos nas entradas de cinema e almoço. Utilizavam as deficientes instalações como se fora academia, além das peladas de futebol a que tinham direito como ex-alunos.

A obra está sendo oferecida somente em meu endereço eletrônico; pode ser contemplado no Procrie, onde consta o valor de compra.

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.