Cevnautas da História, essa não é uma boa idéia pra EF&Esporte? laercio
Dicionário de Historiadores Portugueses
Da fundação da Academia Real das Ciências ao final do Estado Novo (1779-1974)
APRESENTAÇÃO SÍTIO WEB | 9 Novembro | 18h00 | Auditório BNP | Entrada Livre
Sessão de apresentação do projecto do Dicionário de Historiadores Portugueses (coord. de Sérgio Campos Matos, Centro de História da FLUL) e das suas primeiras trinta entradas, com uma intervenção de Fernando Catroga (Universidade de Coimbra), autor das recentes obras Os passos do homem como restolho do tempo. Memória e fim do fim da História (2009) e Ensaio Respublicano (2011), e com a presença de Pedro Dias (Director da BNP) e José Augusto Ramos (Director do Centro de História da FLUL).
O Dicionário de Historiadores Portugueses estará acessível nos sítios electrónicos da Biblioteca Nacional de Portugal e do Centro de História da Faculdade de Letras de Lisboa. Visa alargar o conhecimento sobre os historiadores que escreveram sobre o passado nacional, as suas perspectivas do conhecimento histórico, correntes historiográficas, áreas temáticas, instituições científicas e periódicos a que estiveram ligados.
O período escolhido, 1779-1974, tem em conta o papel decisivo que - a par da Universidade - a Academia Real das Ciências alcançou na dinamização dos estudos históricos e na afirmação de um conceito de história-ciência. 1974 constitui uma baliza marcante a partir da qual se acentuará a renovação em múltiplas direcções da historiografia que vinha dos anos 40, o alargamento significativo do campo de estudos e maior abertura ao exterior da comunidade de historiadores.
Com um conjunto muito variado de colaboradores, o dicionário será produzido nos próximos três anos (2011-2014) e progressivamente dado a conhecer on-line, em língua portuguesa e em língua inglesa. Será, pois, regularmente acrescentado com novas entradas, resultando posteriormente (2014) na publicação de um livro.
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.