27/10/2014
Por André Schetino
Olá amigos do História(s) do Sport.
No meu post de hoje vou falar sobre um de meus assuntos preferidos: as bicicletas e o ciclismo. Acabo de ler um trabalho muito Interessante da Thaís Junqueira, historiadora formada pela UFMG. Intitulado “Para transporte ou passeio? Propagandas brasileiras de bicicletas (décadas de 1950/1970)”, o trabalho analisa 11 anúncios de bicicletas veiculados em revistas de grande circulação à época: O Cruzeiro, Manchete, Seleções e Quatro Rodas.
O artigo foca suas análises nas representações sobre o trânsito e o transporte urbano. Muito legal perceber como a bicicleta já foi muito propagandeada como meio de transporte – inclusive em uma revista voltada para os automóveis, como a Quatro Rodas.
Ao mesmo tempo, percebemos que com o passar do tempo, as políticas de mobilidade totalmente voltadas para os automóveis nas grandes cidades mudaram o foco dos anúncios de bicicletas. Vale lembrar que entre as décadas de 50 e 70 inúmeras iniciativas fizeram aumentar muito o número de automóveis nas grandes cidades brasileiras, como a abertura de estradas e rodovias, a construção do Parque Automobilístico, entre outras. Menos ligado ao transporte, o discurso passa a ser do uso da bicicleta nos momentos de lazer.
Assim que o trabalho da Thaís for publicado eu divulgo o link aqui no Blog.
Mas os discursos sobre as bicicletas ultrapassam a questão do transporte/lazer. No mesmo ano do anúncio acima (1976) a Monark veicula um anuncio na TV abordando outros temas, também ligados ao contexto de crescimento das grandes cidades.
A bicicleta além de um meio de transporte eficiente, era também “saúde” e “antipoluição”. As imagens também são variadas, tendendo a mostrar um pouco mais a ligação desse veículo ao lazer.
Se na década de 70 percebemos esse enfraquecimento da bicicleta como meio de transporte nas grandes cidades, atualmente a “magrela” volta a ganhar força. Organizações de ciclistas urbanos em diversas cidades brasileiras tem sido responsáveis pela inclusão da bicicleta na agenda da mobilidade urbana novamente. Como consequência disso temos visto o aumento de ciclovias e políticas para o uso da bicicleta como meio de transporte em várias cidades.
Quem sabe no futuro não viveremos uma nova “primavera das bicicletas”?
Fonte: www.historiadoesporte.wordpress.com
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.