Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4457

Edital do CsF seleciona estudantes de doutorado para universidades da Inglaterra

Foi publicado nesta quinta-feira (15), o edital do novo Programa Capes/Universidade de Nottingham/Universidade de Birmingham - Bolsa de Doutorado Pleno e Doutorado Sanduíche. A iniciativa prevê a concessão de até 30 bolsas e as inscrições vão até o dia 26 de abril.
O objetivo do programa é apoiar estudantes a realizar o doutorado pleno e doutorado sanduíche nas Universidades de Nottingham ou na Universidade de Birmingham, ambas na Inglaterra, para formação de docentes e pesquisadores de alto nível e a consolidação da cooperação científica entre o Brasil e o Reino Unido

O edital, que integra o Programa Ciência sem Fronteiras, prevê a seleção de bolsistas especialmente nas áreas de ciências biomédicas e da saúde; computação e tecnologias da informação; tecnologia aeroespacial; fármacos; produção agrícola sustentável; petróleo, gás e carvão mineral; energias renováveis; biotecnologia; nanotecnologia e novos materiais; biodiversidade e bioprospecção.

O programa prevê duas modalidades de participação: doutorado pleno, cujo objetivo é formar doutores, em áreas do conhecimento consideradas de vanguarda, em que a pós-graduação no País ainda seja deficiente ou em áreas prioritárias para o Brasil; doutorado sanduíche, com o objetivo de apoiar o doutorando para usufruir da oportunidade de aprofundamento teórico, coleta e tratamento de dados ou desenvolvimento parcial da parte experimental de sua tese a ser defendida no Brasil.

Em ambas as modalidades, estão previstas mensalidades a partir de £910,00, passagem aérea de ida e volta, auxílio seguro-saúde e auxílio instalação. Além da isenção de taxas e anuidades da universidade. Para se inscrever, o estudante deverá apresentar sua candidatura separadamente à Capes e à Universidade de Nottingham e/ou à Universidade de Birmingham, composta de projeto de pesquisa, formulários e documentação complementar.

Acesse o edital no link: http://capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_010-2012_Nottingham-Birmingham.pdf.

CsF - O programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do governo federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de mais de 100 mil bolsas de estudo no exterior em quatro anos.

O programa é fruto de esforço do Ministério da Educação em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de suas instituições de fomento - Capes e CNPq -, e secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
(Ascom da Capes)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.