Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4171

De acordo com o editorial, a comunidade científica considerar a comunicação como parte inerente ao trabalho do pesquisador
Publicado em 31 de dezembro no site SciDev.Net, o editorial, assinado por David Dickson, reflete sobre a responsabilidade dos cientistas com a divulgação de seus feitos para a sociedade.

O texto menciona documento lançado recentemente pelo Comitê de Liberdade e Responsabilidade da Conduta Científica do Conselho Internacional para Ciência (ICSU, na sigla em inglês), com diretrizes e recomendações a serem seguidas no processo de comunicação científica (disponível em:
http://www.icsu.org/Gestion/img/ICSU_DOC_DOWNLOAD/3596_DD_FILE_ICSU_Sci_Commn_Adv_Note_Dec2010.pdf )

Até pouco tempo, destaca o editorial, havia duas correntes de pensamento sobre o tema. Uma, mais tradicional, defendia que o cientista serviria melhor à sociedade fazendo pesquisa de alta qualidade, mas deixando para outros a tarefa de pensar em sua utilização.

Outra corrente dizia que o cientista tem responsabilidade moral de discutir publicamente as implicações sociais de sua pesquisa, não apenas promovendo seus benefícios mas também advertindo sobre potenciais perigos.

Para Dickson, torna-se cada vez mais próximo um acordo sobre a responsabilidade dos cientistas no que se refere a assegurar que os resultados de suas pesquisas sejam comunicados efetivamente à sociedade.

A íntegra do editorial da SciDev.Net pode ser lida nos seguintes links:

Inglês: http://www.scidev.net/en/editorials/communication-a-responsibility-of-all-scientists.html

Espanhol: http://www.scidev.net/es/editorials/comunicaci-n-responsabilidad-de-todos-los-cient-ficos.html

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.