Em comemoração aos seus 30 anos, o IDEA - Programa Transdisciplinar de Estudos Avançados promoverá um encontro entre seus pesquisadores para apresentar e discutir com o público questões de estudo e pesquisa pertinentes às áreas de convergência e atuação do Programa.

 

Data: 17 de outubro de 2012 (quarta-feira)

Horário: Manhã - 10h às 13h / Tarde - 15h às 18h30

Local: Sala Vianinha, Escola de Comunicação da UFRJ (Av. Pasteur, 250, Praia Vermelha)

Inscrições: A participação no Encontro é gratuita. É necessário enviar mensagem para o endereço 30anosidea@gmail.com informando nome e atividade/função que exerce (apenas para previsão de público e registro do Encontro).

Coordenação e moderação do Encontro: Marcio Tavares d´Amaral (ECO-UFRJ)

 

Palestrantes e temas:

 

Marcio Tavares d´Amaral (professor titular emérito da UFRJ, coordenador do IDEA e do Laboratório de História dos Sistemas de Pensamento/IDEA)

Tema - Uma história do presente: filosofia, religião, ética e política

 

Fernanda Bruno (professora adjunta da ECO-UFRJ e coordenadora do Laboratório MediaLab/IDEA)

Tema - Rastros e redes

 

Fernando Fragozo (professor adjunto da ECO-UFRJ e pesquisador do Laboratório de História dos Sistemas de Pensamento/IDEA)

Tema - A ciência, o novo, a verdade

 

Henrique Antoun (professor adjunto da ECO-UFRJ e coordenador do Laboratório Cibercult/IDEA)

Tema - A multidão e a economia política da Máquina de Turing: biolutas, mais-valia de rede e governo do comum

 

Luiz Alberto de Oliveira (pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF/MCT e pesquisador associado ao IDEA)

Tema - Tempo e forma nas ciências contemporâneas

 

Mauricio Lissovsky (professor adjunto, coordenador da Pós-graduação da ECO-UFRJ e pesquisador do Laboratório de História dos Sistemas de Pensamento/IDEA)

Tema - Destinos entrelaçados: corpo e imagem na fotografia contemporânea

 

Paulo Vaz (professor adjunto da ECO-UFRJ e coordenador do Laboratório Risco e Mídia/IDEA)

Tema - Alteridade e subjetividade na cultura contemporânea

 

SOBRE O IDEA

 

Criado na década de 80 pelo professor titular da UFRJ, Marcio Tavares d´Amaral, o IDEA - Programa Transdisciplinar de Estudos Avançados tem como metas teóricas a investigação sobre os paradigmas organizadores da cultura contemporânea e a discussão sobre as transformações que marcam a passagem da modernidade para a atualidade nos planos das linguagens, subjetividades, regimes discursivos, ética e política.

 

É formado por pesquisadores de diversas procedências teóricas e iniciativas metodológicas que se reúnem para trabalhar temas aglutinadores da história, da cultura e da sociedade contemporâneas. A partir das pesquisas realizadas, são elaborados periodicamente cursos, seminários e publicações. O IDEA atua tanto na Pós-graduação quanto na Graduação da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, além de contar com a participação de bolsistas e pesquisadores de outros departamentos e instituições.

 

Atualmente, possui quatro Laboratórios associados: Laboratório de História dos Sistemas de Pensamento; Laboratório de Comunicação Distribuída e Transformação Política (Cibercult); Laboratório de Mídias e Métodos Digitais para a Produção e Divulgação de Conhecimento em Humanidades (MediLab); e Laboratório Risco e Mídia.

 

Apoio: Universidade Federal do Rio de Janeiro / Escola de Comunicação da UFRJ e Núcleo de Imprensa da ECO-UFRJ


 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.