Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4241


O novo portal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) será lançado no próximo dia 25, com o objetivo de organizar melhor as informações oferecidas aos seus mais diversos públicos.
Uma das primeiras instituições a integrar a internet brasileira, a Fapesp recebe mensalmente mais de 650 mil visitas a seus diversos sites e serviços, que reúnem dados sobre as formas de apoio à pesquisa científica e tecnológica oferecidas pela Fundação em todas as áreas do conhecimento.

Logo ao entrar no endereço www.fapesp.br, o usuário perceberá uma grande diferença com o portal atual na distribuição de conteúdo, que passa a ser dividido em três áreas principais: Públicos, Atividades e Serviços e Quem somos.

A primeira área apresenta sites específicos para os principais públicos atendidos pela entidade: Assessores, Bolsistas, Candidatos a Auxílios, Candidatos a Bolsas, Dirigentes de instituições de pesquisa, Fornecedores, Jornalistas, Pesquisadores e Público geral.

Esses sites reúnem informações específicas a cada um desses públicos. Pesquisadores, por exemplo, traz notícias em destaque, links para todos os formulários e documentos necessários para a solicitação e andamento de propostas de pesquisa, chamadas de propostas, programas e outros.

Candidatos a Bolsas e Candidatos a Auxílios oferecem acesso direto para os interessados em conhecer ou se candidatar a alguma das modalidades de apoio à pesquisa oferecidas pela Fapesp: Bolsas, que se destinam a estudantes de graduação e pós-graduação e a portadores de título de doutor obtido recentemente, e Auxílios, a pesquisadores com titulação mínima de doutor, vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa paulistas.

Fornecedores divulga as licitações, nas formas de pregões, concorrências ou leilões, publicados pela Fapesp, e Jornalistas oferece sugestões de pauta a veículos da imprensa, com novidades sobre a atuação da Fundação no apoio à pesquisa científica.

Atividades e serviços - A área Atividades e Serviços reúne Agência Fapesp, Agilis, Auxílios, Biblioteca Virtual, Bolsas, Chamadas de propostas, Convênios e acordos de cooperação, Equipamentos multiusuários, Eventos, Fapesp na Mídia, Importação, Oportunidades, Projetos Apoiados pela Fapesp, Programas, Publicações e exposições, Revista Pesquisa Fapesp e SAGe.

Entre as novidades estão o novo site Equipamentos multiusuários, que traz informações sobre as mais de 100 propostas aprovadas na chamada 2009-2010 do programa para a aquisição de diversos equipamentos, entre os quais mais de 200 com valor acima de US$ 50 mil. O site tem mapas do estado de São Paulo com a distribuição dos equipamentos em cada cidade e informações para pesquisadores que queiram se candidatar ao seu uso.

Agência Fapesp e Biblioteca Virtual também foram reformuladas para o lançamento. A primeira com nova distribuição das reportagens e layout para facilitar a leitura por parte dos quase 90 mil assinantes de seu boletim. A BV oferece melhor acesso às informações e interoperabilidade entre os sites da Fundação. Desse modo, é possível criar enlaces automáticos às referências de mais de 26 mil projetos de pesquisa e 82 mil bolsas disponíveis na BV, bem como integram projetos e bolsas indexados com artigos publicados na biblioteca eletrônica SciELO.

Chamadas de propostas apresentam as seleções públicas de propostas de pesquisa vigentes e os resultados das encerradas, enquanto Convênios e acordos de cooperação lista a cooperação entre a Fapesp e agências, instituições de ensino superior e de pesquisa, empresas e outras entidades, no Brasil e no exterior.

Programas reúnem as grandes iniciativas criadas pela Fundação nas mais diversas áreas do conhecimento, que integram os esforços de dezenas ou mesmo centenas de pesquisadores. Apresentações e vídeos realizados em workshops e outros eventos também estão presentes, bem como notícias, chamadas de propostas, publicações, documentos e relações dos projetos apoiados em cada programa.

Instituição - A área Quem somos organiza as informações institucionais da Fapesp, da instituição da Fundação aos principais momentos de sua história a dados sobre os dirigentes, membros das coordenações e a sistemática de análise por pares para as solicitações encaminhadas nas diferentes linhas de fomento.

O novo portal traz também em sua página inicial notícias da Fundação e de resultados de projetos apoiados. Eventos também são destacados ali e em um site específico, com relações dos workshops e reuniões em organização ou organizados pela Fundação.

O cabeçalho do novo portal traz ferramenta de busca e acesso direto ao serviço Converse com a Fapesp, de atendimento a dúvidas e solicitações dos diversos públicos. Outra novidade é o índice, que lista em ordem alfabética os serviços e páginas mais acessadas, como Alteração na Concessão, Consulta a Processos, Importação, Prestação de Contas, Reserva Técnica e Valores de Bolsas e Diárias.
Portal Fapesp: www.fapesp.br
(Agência Fapesp)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.