Prezados Colegas:
Algum dos colegas tem notícia do texto, abaixo, sobre a prática de um rudimentar futebol pelos Cambebas? O Professor Hiram questiona, abaixo.
Segue o texto.
Abs
Prof. PADilla
Os Cambebas foram os primeiros a fazerem uso da borracha que retiravam das seringueiras. Isso despertou a atenção do sábio francês Charles Marie de La Condamine. Suas histórias despertaram grande interesse na Europa e uma delas, descrita abaixo, reporta exatamente o uso, pelos Cambebas, de bolas-pelotas de látex.
“Um dia surpreendi os Cambebas entregues a uma singular prática, que minha razão pende entre a insanidade e esporte, no intuito de classificá-la. Alguns homens corriam pelo terreiro da aldeia em busca de uma esfera, e quando algum alcançava tal esfera, procurava impulsioná-la com os pés, para um objetivo determinado, que eram duas varas fincadas no solo, num dos extremos do terreiro. No outro extremo, outro semelhante par de varas parecia ser considerado o objetivo de alguns dos participantes, que para lá procuravam desviar, sempre aos coices, a esfera que, porventura, se encontrasse nos pés de algum adversário. Mas o principal não é a natureza exótica dessa prática, é a própria esfera que parece constituir o centro de interesse.
Essa esfera salta e torna a saltar, contrariando a lei da gravidade da Terra. Tal peculiaridade logo me atraiu, e os gentis Cambebas me mostraram que a esfera, elástica e cheia de ar, tinha sido manufaturada a partir de uma seiva branca, que uma espécie muito farta de árvores deita generosamente. Esta seiva é solidificada com fumaça e se torna elástica, impermeável e com outras peculiaridades que poucas matérias podem reivindicar. Vislumbro um grande futuro para essa descoberta que, a princípio, me intrigou, por desafiar uma lei tão severa que é a da atração dos corpos.”
----- Original Message ----- From: Hiram Reis To: undisclosed-recipients: Sent: Thursday, May 23, 2013 8:47 AM Subject: Fwd: Solicitação de informação de La Condamine Caras amigas e Caros amigosEstou tentando encontrar a fonte primária do texto iluminado em amarelo.
Encontrei o original, em 2007, em francês, ele foi trduzido e não guardei a prima fonte. Hoje uma pesquisadora ADANA KAMBEBA, da etnia Cambeba (ou Omágua), está precisando desta fonte para complementar pesquisas sobre seu povo e não estou conseguindo ajudá-la.
Agradeço de todo coração qualquer ajuda.
TFA do Hiram, um canoeiro
Comentários
Por
Luiz Roberto Nuñes Padilla
em 1 de Maio de 2014 às 22:48.
Provavelmente não é correta a crença, atribuída a La Condamine, sobre os primeiros a usarem a borracha para fazer bolas e desenvolver um sistema de Jogos terem sido os Cambebas. Não que esse grupo indígena não tivesse um sistema de jogos. E sim que não foram os primeiros. A língua cambeta integra a família lingüística tupi-guarani, habitavam o médio rio Solimões, no estado brasileiro do Amazonas, nas Áreas Indígenas Barreira da Missão, Igarapé Grande, Jaquiri e Kokama; podem ser os supostos omáguasque os cronistas do século XVI encontraram na região. Sua principal característica era a deformação craniana, tornando-a em um formato de cone.
: . Contudo, conforme registramos no início do milênio em http://padilla.adv.br/desportivo/futebol/ há 55 séculos, no México, em 3400 a.C.,
ancestrais dos Maias jogavam com bola de látex das seringueiras. Pesquisas de Jeffrey P. Blomsterarqueólogo da Universidade George Washington e Richard A. Diehl, da Universidade do Alabama, divulgadas na revista Science de março de 2005, apontaram os Olmecas como a “cultura-mãe” da América Central, originando os povos Zapoteca, Maia, Teotihuacán, Tolteca e Asteca.
|
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.