Prezados Colegas:

Algum dos colegas tem notícia do texto, abaixo, sobre a prática de um rudimentar futebol pelos Cambebas? O Professor Hiram questiona, abaixo.

Segue o texto.

Abs

Prof. PADilla

 

Os Cambebas foram os primeiros a fazerem uso da borracha que retiravam das seringueiras. Isso despertou a atenção do sábio francês Charles Marie de La Condamine. Suas histórias despertaram grande interesse na Europa e uma delas, descrita abaixo, reporta exatamente o uso, pelos Cambebas, de bolas-pelotas de látex.

“Um dia surpreendi os Cambebas entregues a uma singular prática, que minha razão pende entre a insanidade e esporte, no intuito de classificá-la. Alguns homens corriam pelo terreiro da aldeia em busca de uma esfera, e quando algum alcançava tal esfera, procurava impulsioná-la com os pés, para um objetivo determinado, que eram duas varas fincadas no solo, num dos extremos do terreiro. No outro extremo, outro semelhante par de varas parecia ser considerado o objetivo de alguns dos participantes, que para lá procuravam desviar, sempre aos coices, a esfera que, porventura, se encontrasse nos pés de algum adversário. Mas o principal não é a natureza exótica dessa prática, é a própria esfera que parece constituir o centro de interesse.

Essa esfera salta e torna a saltar, contrariando a lei da gravidade da Terra. Tal peculiaridade logo me atraiu, e os gentis Cambebas me mostraram que a esfera, elástica e cheia de ar, tinha sido manufaturada a partir de uma seiva branca, que uma espécie muito farta de árvores deita generosamente. Esta seiva é solidificada com fumaça e se torna elástica, impermeável e com outras peculiaridades que poucas matérias podem reivindicar. Vislumbro um grande futuro para essa descoberta que, a princípio, me intrigou, por desafiar uma lei tão severa que é a da atração dos corpos.”

----- Original Message ----- From: Hiram Reis To: undisclosed-recipients: Sent: Thursday, May 23, 2013 8:47 AM Subject: Fwd: Solicitação de informação de La Condamine   Caras amigas e Caros amigos
Estou tentando encontrar a fonte primária do texto iluminado em amarelo.
Encontrei o original, em 2007, em francês, ele foi trduzido e não guardei a prima fonte. Hoje uma pesquisadora ADANA KAMBEBA, da etnia Cambeba (ou Omágua), está precisando desta fonte para complementar pesquisas sobre seu povo e não estou conseguindo ajudá-la.
Agradeço de todo coração qualquer ajuda.
TFA do Hiram, um canoeiro

 

Comentários

Por Luiz Roberto Nuñes Padilla
em 1 de Maio de 2014 às 22:48.

Provavelmente  não é correta a crença, atribuída a  La Condamine, sobre os primeiros a usarem a borracha para fazer bolas e desenvolver um sistema de Jogos terem sido os Cambebas. Não que esse grupo indígena ​não tivesse um sistema de jogos. E sim que não foram os primeiros. A língua cambeta integra a família lingüística tupi-guarani, habita​vam o médio rio Solimões, no estado brasileiro do Amazonas, nas Áreas Indígenas Barreira da Missão, Igarapé Grande, Jaquiri e Kokama​; ​podem ser os supostos omáguasque os cronistas do século XVI encontraram na região. Sua principal característica era a deformação craniana, tornando-a em um formato de cone.

: . Contudo, conforme registramos no início do milênio em http://padilla.adv.br/desportivo/futebol/  há 55 séculos, no México, em 3400 a.C., 

ancestrais dos Maias jogavam com bola de látex das seringueiras. Pesquisas de Jeffrey P. Blomsterarqueólogo da Universidade George Washington Richard A. Diehl, da Universidade do Alabama, divulgadas na revista Science de março de 2005, apontaram os Olmecas como a “cultura-mãe” da América Central, originando os povos Zapoteca, Maia, Teotihuacán, Tolteca e Asteca.

 

 

Ao lado, foto do primeiro estádio by Érica Klein, UFRGS.

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.