Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4568

Gilberto Velho: Um Cientista Singular

A Vice-Presidência Regional do Rio de Janeiro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) realizará, no dia 28 de agosto, uma homenagem ao acadêmico e antropólogo Gilberto Velho, falecido em 14 de abril. Ele foi um dos primeiros da sua área a se tornar membro da ABC.
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1968, Velho obteve o título de mestre em Antropologia Social no Museu Nacional da UFRJ, em 1970. Especializou-se em Antropologia Urbana e das Sociedades Complexas na Universidade do Texas, em Austin (EUA) e concluiu o doutorado em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo, em 1975.

Lecionou e pesquisou em Antropologia Social: seu trabalho é pioneiro nos estudos de antropologia urbana, tanto no Brasil quanto no exterior. Destacam-se, entre outras, sua contribuição ao estudo de camadas médias e elites urbanas, assim como suas pesquisas em torno de uma teoria das acusações. Sua obra percorre áreas diversificadas como a antropologia das sociedades complexas, a teoria da cultura, a antropologia e sociologia da arte, estudos de transe e possessão, desvio, a problemática do uso de drogas, violência e interpretações do Brasil.

O evento "Reunião Regional Rio de Janeiro - Gilberto Velho: Um Cientista Singular" acontecerá na sede da Academia Brasileira de Ciências, no Rio de Janeiro. Para saber mais sobre a programação e os participantes acesse: http://www.abc.org.br/IMG/pdf/doc-2670.pdf.

(Notícias ABC)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.