Jornal da Ciência (JC E-Mail) ====== Edição 4173

Nome foi confirmado pelo ministro da C&T, Aloizio Mercadante

O sociólogo Glauco Arbix, professor da Universidade de São Paulo, será o novo presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em substituição a Luís Fernandes.

Conforme declarações de Aloizio Mercadante, a Finep deve se tornar uma instituição financeira. A mudança faria parte da estratégia de aumentar o financiamento à pesquisa e inovação por meio de captação de recursos no mercado.

De acordo com o jornal "O Estado de SP", a expectativa é duplicar os investimentos. No ano passado, a Finep desembolsou cerca de R$ 4 bilhões para projetos de pesquisa científica e tecnológica.

Glauco Antonio Truzzi Arbix é professor Livre-Docente do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP). O novo presidente da Finep é, ainda, membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) e Coordenador Geral do Observatório da Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Arbix foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea, 2003-2006), Coordenador Geral do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (NAE, 2003-2006) e membro do Group of Advisers do United Nations Development Programme (PNUD-ONU, 2006-2009).

O sociólogo também foi professor do Departamento de Ciência Política da Unicamp (1996-1997) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP, 1995). Realizou estudos de pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology, MIT (EUA, 1999 e 2010), na Universidade de Columbia (EUA, 2007 e 2009), na Universidade da California - Berkeley (EUA, 2008) e na London School of Economics (Reino Unido, 2002).
(Com informações da Finep e da Agência Estado)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.