Por gentileza, alguém poderia me indicar algum livro ou autor que relate a História da Educaçao Física no Brasil?!!

(Belynha Silva)

Comentários

Por Afonso Nina
em 30 de Abril de 2013 às 19:48.

Na linha de passe do prof.Roberto Affonso,meto a cabeça e pergunto quem é que tem informações sobre o Congresso* Brasileiro de Educação Física e Esporte?Tem previsão de realização,quando foi o último,foram publicados anais?

Por Ester Liberato Pereira
em 27 de Abril de 2013 às 10:12.

O autor Lino Castellani Filho, que publicou o livro "Educação Física no Brasil: A história que não se conta." Campinas, SP: Papirus, 1988. - (Coleção Corpo & Motricidade).

Por Leomar Tesche
em 27 de Abril de 2013 às 10:24.

OláBelynha!

Discordo da sugestão da Ester..o livro do Lino históricamente está desatualizado, 1988! Desde lá muito se escreveu sobre a Educação Física no Brasil, mas de forma regionalizada...através de documentos. Aliás, existem muitos documentos que até então não se estudou...haja tempo!

Não é possível se discutir a Educação Física no Brasil como um todo. Tens que fazer por regiões/Estados...Cada Estado tem a sua característica!

Portanto, a minha pegunta é..sobre qual Estado você quer tratar a história da Educação Física? Você podes fazer uma leitura sobre o RS lendo as minhas publicações, mas que nada tem a ver com outros estados, por exemplo. Se tiveres algumas perguntas específicas por favor leomartesche@hotmail.com

Grande abraço

Leomar Tesche  

Por Ester Liberato Pereira
em 27 de Abril de 2013 às 10:46.

Concordo com você, Prof. Tesche. Porém, também acho importante que ela conheça o máximo possível das obras mais marcantes desde que se começou a escrever sobre a história da Educação Física no Brasil, para que vá compreendendo todo o processo e as fases pelas quais já passamos ao se escrever sobre tal tema, até chegarmos nesta fase em que escrevemos de forma bem localizada, sobre as regiões/Estados. Fui muito sucinta em meu comentário anterior. Desculpe. Foi só uma das muitas sugestões possíveis de leituras, também. 

Abraço

Por Leomar Tesche
em 27 de Abril de 2013 às 10:59.

Olá Ester!

Sim, concordo. Mas ao entrar na história temos que entender que a cada três anos (estou chutando) temos que reescrever a história e por isso não podemos ficar somente "em cima" de algumas produções entendendo que são as únicas verdades. Aí é que está o "bonito" de se fazer história. Eu até posso sugerir, ms ficará muito amplo , o trabalho do Prof.Cantarino Filho..o mesmo participou de uma obra muito interessante...Geschichte der leibesübungen. Perspektiven des Weltsports in Afrika, Asien, Lateinamerika de Horst Ueberhorst. München: Bartels & Wernitz,1989...é um pouco antiga..mas o Prof.Cantarino fala na generalidade...é também interessante. 

Este, sem problemas..nos diálogos/nas trocas de informações se conhece os detalhes e outros caminhos possíveis ou até desconhecidos..obrigado!

abraços

Leomar Tesche 

Por Belynha Silva
em 27 de Abril de 2013 às 11:35.

Obrigada por deixarem seus comentários neste debate!!!

Por Ester Liberato Pereira
em 27 de Abril de 2013 às 11:35.

Olá Prof. Tesche!

Concordo plenamente com você. Bá, muito obrigada pelas indicações e explicações! É sempre uma aula conversar com você. Com certeza, isso é o que nos motiva a fazer história! 

Obrigada!

Abraços!

Por Belynha Silva
em 27 de Abril de 2013 às 11:50.

Bom... a História da Ed. Física começou, acredito eu, quando o homem sentiu a necessidade de lutar, fugir caçar  para sobrebiver e com isso a história da Ed. Física passou pela China, Roma, Egito, Grecia, Idade Média (...), até chegar na Idade Conteporanea que teve quatro grandes escolas importantes de ginástica, no Brasil (no Brasil colonia)  os Índios deram pouca contribuição a não ser os movimentos rústicos naturais como nadar, pescar, lançar flecha,enfim, os negros e a capoeira sabemos que vinheram para o Brasil para o trabalho escravo e as fugas para os quilombos os obrigava a lutar sem armas.     

 -Belynha Silva.

 

Por Belynha Silva
em 27 de Abril de 2013 às 11:59.

- Seria amplo ter um livro que relate a história da Ed. Física no Brasil,ou seja, seria por cada região especificamente, como o senhor citou,prof. Leomar?!!

Obrigada!

(Belynha Silva)

Por Belynha Silva
em 1 de Maio de 2013 às 19:33.

Roberto Affonso, obrigada!

-Belynha S.

Por Belynha Silva
em 1 de Maio de 2013 às 21:31.

Se possível, deixem mais indicações, tudo irá me ajudar, obrigada!!

-Belynha S.

Por Afonso Nina
em 27 de Abril de 2013 às 16:08.

Sugiro procurar as publicações de Vitor Andrade de Melo que em parceria com intelectuais de outras origens que não a educação física(Mary Del Priore por exemplo) tem produzido obras de grande importância.Não esquecer as obras fundamentais de Inezil Pena Marinho,que embora escritas já a mais de 40 anos e com metodologias diferentes das atuais continuam referências.Jair Jordão Ramos é fundamental na mesma linha de Inezil.A descrição e análise do prof. Tesche sobre o movimento de ginástica alemã no sul do Brasil são preciosas.A Educação Física na Bahia;memórias de um professor, de ALCIR FERRARO 1991,Centro Editorial e Didático da UFBA,traz grande contribuição para entender a E.F no nordeste.E ainda Traços Históricos da Educação Física no Amazonas, de Guilherme Nery,ajudará a conhecer um pouco do norte  do país.   

Por Roberto Affonso Pimentel
em 28 de Abril de 2013 às 08:23.

Belynha,

Recife é um celeiro de grandes mestres e de muitas histórias. Não lhe será difícil frequentar as principais bibliotecas onde encontrará bons autores sobre a matéria. Mas antes de tudo, deve se disciplinar para saber o que quer, os objetivos a alcançar e aprender a selecionar as obras. Essa busca deve fazer parte de seu aprendizado e vai conduzi-la por caminhos mais iluminados. Pelo que escreveu acima, bem diz sobre o seu estado de perplexidade diante da magnitude de achados que a espera pela vida toda.

Não sou historiador e muito menos escritor, mas ousei editar e publicar dois livros sobre história. O primeiro trata da Villa Pereira Carneiro, onde nasci e reflete o ambiente social de um bairro de Niterói entre os anos  1920 e 1960. O outro, a História do Voleibol no Brasil no séc. XX, em dois volumes que abrigam 1.047 páginas. Como dizem que os brasileiros não têm memória, ambos os livros são únicos.

No meu aprendizado encontrei alguns conselhos de eruditos que repasso. Poderá ver a íntegra no meu blogue Procrie (www.procrie.com.br/). Leia “Memória e História” em que sucintamente ressalto o valor da história e da memória. Especificamente sobre a Educação Física no Brasil, se pretende remontar ao seu início, aconselho obras antigas, de época, que certamente serviram de base para posteriores publicações. Assim a história mundial é contada a partir da escrita e da invenção da imprensa.

Se aceita a sugestão, veja o que consegue nas bibliotecas das universidades obras desde a fundação do curso de EF. Poderá construir o fio da meada por este caminho. Para ter uma ideia, consulte no Procrie os textos postados sobre a criação da Escola Nacional de Educação Physica e Desportos (atual UFRJ). Um dos anexos da História do Voleibol no Brasil há um resumo sobre a criação e objetivos da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), que deu origem à Escola Nacional. E a primeira escola, a da Marinha (1925).

Próximas na época foram criadas outras congêneres no País. O importante é que sendo o Rio de Janeiro a capital cultural do País – abrigava o Distrito Federal – é de se esperar que desse pólo irradiasse pelos estados todo o conhecimento adquirido. Este fato pode dar sustento também ao seu trabalho. Por exemplo, quem e como eram realizadas as aulas de EF nas escolas cariocas na década de 40? Quantos professores eram formados (curso de três anos) na única escola? Quantos deles se inseriam no mercado para atuar na EF?

Poderá obter referências consistentes nas primeiras páginas da História do Voleibol no Brasil, no capítulo (pág. 15) Professor de Ginástica, em faço citação ao brilhante trabalho do professor Lamartine Pereira da Costa, Diagnóstico de Educação Física /Desportos no Brasil; Rio de Janeiro. (1971, 392 pág.). Na página 18, seguem-se breves considerações sobre o “Ambiente nas Escolas” no período getulista, inclusive com depoimento de um aluno do Colégio Santo Inácio. Não ignorar a Revista Educação Física, (nº5) e outras datadas  de 1939, editadas pelo MEC (divisão de EF), que mantinha cursos de EF por correspondência, tendo editado um Manual em 1966.

Quanto à Ginástica, como era denominada a partir de 1939, lembro que o termo derivou na atualidade para Ginastrada. Poderá ver alguns artigos a respeito também no “Procrie/  Spartakiada/.

Por último, creio que é muito difícil separar a história da EF dos Desportos, uma vez que a concepção das aulas (50 min.) consistia em chamada, calistenia, pequenos jogos – queimada (fem.) e futebol (masc.). Poderá ser inclusive a observação final de seu trabalho: o que mudou nas aulas de EF escolares? O que fazem os professores atualmente nas escolas? Como são formados nas universidades? Para embasamento de suas conclusões, visite http://prezi.com/9nhuhq5t7coh/procrie/ , onde poderá tomar conhecimento de minha proposta em Contributo ao Desenvolvimento do Voleibol, inclusive participar da discussão sobre a EF e o Desporto na Escola. Se preferir, outro caminho: www.procrie.com.br/procrienoprezi/   

Como vê, terá bastante tempo para ler e pesquisar, pois é nova e repleta de curiosidade.  

Nota:

A quem possa interessar o livro História do Voleibol no Brasil é oferecido somente pela Internet no blogue Procrie ou e-mail do autor.

Por Afonso Nina
em 28 de Abril de 2013 às 14:03.

Ótimas referencias oferecidas pelo prof.Roberto Pimentel e já que le citou Lamartine da Costa,uma olhada no Atlas do Esporte seria de grande utilidade para direcionar os estudos da jovem pesquisadora.

Por Laercio Elias Pereira
em 28 de Abril de 2013 às 15:58.

Afonso, Cenvautas da História,

    Vou aproveitar a bola pingando na área pra dizer que o Atlas do Esporte no Brasil, 865 páginas,  está, indexado por capítulo, na biblioteca do CEV: http://cev.org.br/biblioteca/atlas-esporte-brasil/

     Laercio

    

Por Belynha Silva
em 29 de Abril de 2013 às 19:43.

Obrigada, mais uma vez, a todos pelos esclarecimentos.

(Belynha)

Por Roberto Affonso Pimentel
em 30 de Abril de 2013 às 15:46.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.