“SAMPAIO CORRÊA, UMA PAIXÃO DOS MARANHENSES” – É MAIS UMA OBRA PARA SE GUARDAR SOBRE OS CLUBES BRASILEIROS.

http://futebolminuto.blogspot.com/2011/03/sampaio-correa-uma-paixao-dos.html

Sem título-1

As últimas duas semanas, tem sido de bastante alegria para a torcida do Sampaio Corrêa do Maranhão. Primeiro e principalmente pela histórica classificação da equipe para a segunda fase da Copa do Brasil diante do Sport de Recife em plena Ilha do Retiro, e depois pelo lançamento do livro “Sampaio Corrêa, uma paixão dos maranhenses”, obra sob a autoria do professor Hugo Saraiva.

O livro conta a história completa da “Bolívia Querida”, desde a época em que o clube era amador. Outros dados, como por exemplo, as campanhas invictas da equipe em sete campeonatos maranhense e na série C de 1997, além de histórias curiosas, também são contadas na obra.

O jovem escritor de apenas 26 anos, teve a ideia de escrever o livro sobre o seu time de coração, a partir de sua monografia na faculdade, ele é formado em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA). “No curso, havia muito trabalho repetido, aqueles assuntos sobre bem estar, saúde, terceira idade, etc. Como futebol é um dos conteúdos da Educação Física, resolvi produzir um trabalho diferente, até mesmo porque não havia nenhum documento ou livro sobre o futebol maranhense, em especial ao Sampaio Corrêa. Com a monografia pronta, amadureci a idéia do livro.” – explica.

Para concluir uma grande obra e com o conteúdo bastante atrativo, precisa-se de muitas pessoas para colher informações e dados, e com Hugo não foi diferente. “ Pra monografia, que conseqüentemente virou livro, tive a ajuda de muita gente, como pesquisadores, estatísticos, historiadores, ex-atletas e pessoas diretamente ligadas ao clube. Também busquei apoio em jornalistas, radialistas e ex-presidentes do Sampaio Corrêa, já que o trabalho, além de retratar toda a história do clube, focava também encontrar possíveis soluções para a reestruturação do clube. E pra isso, nada melhor do que pessoas que estão diretamente ligadas à citada agremiação e ao futebol maranhense em geral.” – disse.

Apesar da satisfação e do reconhecimento, não foi nada fácil chegar até aí. Como o próprio explica, muitas dificuldades aparecem, principalmente a falta de registros públicos, sobre o maior clube do estado do Maranhão. “As dificuldades iam desde a falta de registros públicos – jornais completos, livros, arquivos, documentos, etc. -, até informações desencontradas de historiadores e pesquisadores. A satisfação é poder deixar, mesmo que de forma mínima, um legado para o torcedor. É muito cômodo dizer que não se conhece a história do Sampaio Corrêa pelo simples fato de que não havia um livro, um registro para que todos pudessem saber um pouco mais sobre os primórdios do clube. Com esse livro, espero que todos tenham acesso a um material que foi feito com muita dedicação e, sobretudo, amor ao Sampaio Corrêa” – conclui.

O livro já está a venda e pode ser adquirido em bancas de jornais Lacerda, na capital maranhense, ou com o próprio autor entrando em contato pelo email hugosaraiva_3@hotmail.com

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.