Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4310

Inscrições para a Olimpíada de História do Brasil terminam dia 9

A Olimpíada acontece em cinco etapas. Serão quatro fases online, com duração de uma semana para a realização das provas, e uma presencial, realizada durante dois dias, na Unicamp.
Já estão confirmados mais de 12 mil participantes na 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Organizada pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, a competição envolve professores e estudantes na resolução dos problemas. As inscrições terminam no dia 9 de agosto.

Podem participar estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.

A Olimpíada acontece em cinco etapas. Serão quatro fases online, com duração de uma semana para a realização das provas, e uma presencial, realizada durante dois dias, na Universidade Estadual de Campinas. A primeira fase começa dia 15 de agosto. A final presencial acontece no dias 15 e 16 de outubro (sábado e domingo).

A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro, prata e bronze e certificados de participação. A escola receberá doação de livros para o acervo da biblioteca e a assinatura da Revista de História da Biblioteca Nacional por um ano.

Sobre - Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma realização do Museu Exploratório de Ciências - UNICAMP, concebida e elaborada por historiadores e professores de história do MC e da universidade. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores.

O evento é patrocinado pelo CNPq e conta com o apoio da Revista de História da Biblioteca Nacional, da Azul Linhas Aéreas Brasileira e da TV Globo. A 1ª Olimpíada, realizada em 2009, inscreveu mais de 16 mil participantes e reuniu cerca de duas mil pessoas na final presencial realizada na Unicamp, nos dias 12 e 13 de dezembro. No ano passado, a 2ª edição cresceu exponencialmente, tendo grande alcance nacional com mais de 43 mil participantes. A estimativa dos organizadores para 2011 é triplicar a quantidade de participantes.

Interessados em participar devem realizar a inscrição no site: http://olimpiada.museudeciencias.com.br/3-olimpiada/.
(Ascom MC-Unicamp)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.