Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Educação Física

Centro de Memória da Educação Física, Esporte e Lazer de Sergipe (CEMEFEL/UFS)

 

IV SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE

Culturas e práticas escolares na Educação Física:

olhares na história

APRESENTAÇÃO

 

O Simpósio de História da Educação Física e do Esporte está em sua Quarta edição. O grupo de pesquisa do CEMEFEL – Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer de Sergipe localizado no DEF – UFS pretende no evento de 2011 discutir o tema das Culturas e práticas escolares na Educação Física: olhares na história. Nossa intenção é debater os impactos da produção acadêmico-científica da história da educação física na dimensão das culturas e práticas escolares na história. Pensar como as pesquisas na formação docente acerca das culturas e práticas escolares vêm sendo constituídas no campo da História da Educação Física, principalmente nas IES, bem como problematizar temáticas acerca das mesmas no cenário da história de Sergipe. Os objetivos do evento são: Aprofundar os debates acerca das possibilidades de pesquisa histórica em Educação Física e Esportes, analisando seus avanços, limites e perspectivas; Despertar os acadêmicos para a investigação científica no âmbito dos estudos historiográficos, tendo a Educação Física e Esportes como objeto, principalmente em âmbito regional, estimulando, por extensão, vias de história comparada; e Tornar públicas as investigações realizadas no Estado sobre Educação Física, Esporte e Lazer à luz da História.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Ø  03 de novembro

08: 30 h.

Conferência de Abertura: Olhares sobre a cultura escolar: a Educação Física e a educação do corpo nas Escolas Normais

Conferencista: Profª. Dra. Andrea Moreno (UFMG);

Coordenação: Profª. MsC. Priscilla Kelly Figueiredo (UFS);

Local: Auditório da Reitoria

 

11:00 h. Sessão de Homenagens a Professores e Esportistas Sergipanos        

                                                                                                                

15:00 h.

Mesa-redonda: Olhares sobre a cultura escolar na Educação Física em Sergipe

Palestrantes: Prof. Esp. Patrícia Souza Nunes Matos (SEED-SE); Profª. MsC. Angelica Jesus de Santana (SEED-SE); Prof. Dr. Hamilcar Silveira Dantas Junior (DEF-UFS);

Coordenação: Prof. MsC. Quéfren Weld Cardozo Nogueira (DEF-UFS)

Local: Auditório da Reitoria

 

 

Ø  04 de novembro de 2011

9:00 h.

Sessões de Comunicações Científicas

Local:  Salas Departamento de Educação Física

 

14:00 h.

Conferência de Encerramento: Culturas escolares e pesquisas na formação docente

Conferencista: Profª. Dra. Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas (DED-UFS);

Coordenação: Profª. Dr. Fábio Zoboli (DEF-UFS)

Local: Auditório da Reitoria

 

COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS

 

O "IV SIMPOSIO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE” sob a temática “Culturas e práticas escolares na Educação Física: olhares na história” oportunizará o debate de pesquisas, concluídas ou em fase de finalização no âmbito da área da História da Educação Física, do Esporte e Lazer na forma de Comunicações Científicas com apresentação de Resumo expandido.

Os trabalhos deverão ser enviados para a Comissão Científica do Evento para fins de avaliação, seguindo a seguinte padronização: arquivo no formato Windows XP; tamanho do papel A4; Margem superior e esquerda com 3,0 cm.; Margem inferior e direita com 2,0 cm.; Fonte: Times New Roman, tamanho 12; Espaçamento entre linhas simples; Alinhamento Justificado. O resumo expandido deverá ter, no mínimo, duas páginas e no máximo, quatro páginas. Deste total, pelo menos duas páginas devem ser dedicadas para o texto. As ilustrações (Tabelas e Figuras) devem ser colocadas na última página. Os trabalhos serão revisados pela Comissão Científica do Simpósio, podendo ser aprovados sem correções, aprovados com correções ou rejeitados. As páginas deverão ser numeradas progressivamente com os números situados no alto e à direita. As referências no corpo do texto devem obedecer ao formato (Autor, data: página). As referências bibliográficas ao final do texto deverão seguir as normas atuais da ABNT. Os cabeçalhos dos trabalhos devem seguir a seguinte padronização: Título do trabalho com fonte maiúscula, centralizado e em negrito; Dois toques abaixo, os dados de autoria com nome completo do autor, letras minúsculas e alinhados à direita; Um toque abaixo, filiação institucional do autor (Todos em negrito); Em nota de rodapé, titulação do autor e e-mail para contatos. Caso o trabalho tenha co-autores, os mesmos procedimentos deverão ser adotados para cada um deles. O Texto permite notas adicionais em forma de notas de rodapé. Todos os Textos deverão ser remetidos, exclusivamente, para o endereço eletrônico: 4simposiohistoriaef@gmail.com até o dia 16 de Outubro de 2011. Os pesquisadores com trabalhos aprovados serão informados por e-mail, até o dia 29 de Outubro de 2011, sendo a lista de trabalhos aprovados afixada no Depto. Educação Física da UFS e no Blog do evento.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.