Lançamento

A BATALHA ELEITORAL DE 1910

IMPRENSA E CULTURA POLÍTICA NA PRIMEIRA REPÚBLICA

de Vera Lúcia Bogéa Borges

O livro aborda a sucessão presidencial de 1909 e 1910. Coloca em questão a participação popular nas eleições, o jogo de cartas marcadas das oligarquias e o duplo papel – de palco e de personagem – desempenhado pela imprensa.

Durante a Primeira República, grupos oligárquicos já disputavam entre si o Estado recém-formado. Época de agitação e crises políticas, em um Rio de Janeiro que se apregoava síntese da modernidade no país. De um lado, a candidatura de Hermes da Fonseca, proclamando uma política das salvações. De outro, Rui Barbosa, o candidato civilista, que combinava a moralidade pública com a crença na cidadania. Mergulhando a fundo e resgatando a cultura política do período, a autora vai além da opção civilista ou militarista, trazendo a imprensa para compor parte da trama e mostrando-nos as eleições como parte de uma estratégia.

Vera Lúcia Bogéa Borges é historiadora e dedica-se aos estudos da história política da república brasileira. A Batalha Eleitoral de 1910: Imprensa e Cultura Política na Primeira República é fruto da sua tese de doutorado na UERJ.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.