Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4290

Mariano Laplane é o novo presidente do CGEE

O sociólogo foi indicado por um comitê de busca que analisou critérios como experiência em gestão e conhecimento das políticas para ciência e tecnologia.
O cientista social Mariano Francisco Laplane foi escolhido para assumir a presidência do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). O sociólogo, formado pela Universidade Hebraica de Jerusalém (1980), foi indicado por um comitê de busca que analisou critérios como conhecimento do sistema e das políticas para ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e experiência em gestão. A substituição a Lucia Carvalho Pinto de Melo foi definida em reunião do Conselho de Administração do centro, na última terça-feira (28).

Docente do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 1985, Laplane assume o cargo com o desafio de alavancar a atuação da instituição, referência nacional e internacional na produção de estudos de futuro e avaliações sobre o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).

"Entendo que o meu perfil me credencia para exercer a presidência do CGEE de maneira a dar continuidade nos próximos quatro anos à trajetória exitosa do centro, colaborando para manter e aumentar seu prestígio e fortalecer sua contribuição para o desenvolvimento nacional", defendeu no documento de candidatura. A posse ainda não tem data definida.

Hoje, o sociólogo natural da Argentina atua principalmente nas áreas de competitividade industrial, política industrial e de inovação, integração econômica e investimento direto estrangeiro. A ideia é, segundo a proposta apresentada, intensificar a produção de estudos que antecipem as inovações que tenham impacto no crescimento do País, além de identificar as oportunidades para promover a geração desse conhecimento no sistema produtivo.

"Nosso SNCTI, embora com significativos avanços nos últimos anos, ainda demanda esforços para promover maior coesão entre os setores de C&T e produtivo. Pelas características e pela trajetória percorrida desde a sua criação, o CGEE poderá contribuir expressivamente para esse objetivo", considerou.

Pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (Neit) da Unicamp, Laplane participou nos últimos 20 anos de inúmeros projetos de pesquisa voltados para subsidiar a formulação, a implantação e o monitoramento de políticas industriais e de inovação no país. Entre os trabalhos realizados é possível citar o Estudo da Competitividade da Indústria Brasileira (ECIB), elaborado entre os anos de 1991 e 1992 para o MCT; e a pesquisa sobre perspectivas do Investimento no Brasil, encomendada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Laplane é coordenador da área de Economia e Administração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) desde 2007 e também já trabalhou na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O economista possuiu mestrado em Master of City Planning, pela University of California at Bekeley (1982), doutorado em ciência econômica pela Unicamp (1992) e pós-doutorado pela University of Oxford (2005).

Informações sobre o CGEE estão disponíveis no site www.cgee.org.br.
(Gestão C&T)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.