Com a autorização do Sérginho, compartilhamos com todos os Capoeiras desta lista de discussão o diálogo/debate que vimos tratando acerca da Punga dos Homens dentro do Tambor de Crioula/Crioulo, e sua relação, ou não, com a Capoeira ancestral do Maranhão - a Capoeira maranhense!!!
 
 

  Date: Sun, 27 May 2012 15:42:14 -0700
From: servodacosta@yahoo.com.br
Subject: RE: ATLAS DO ESPORTE - PUNGA DOS HOMENS
To: vazleopoldo@hotmail.com

Caro Prof Leopoldo.

Perdoe-me, antes não haver repondido. Viagei, mais Marco e Alberto, o cinegrafista do evento, para filmar uma festa de Tambor de Crioula em Miranda do Rosário, comunidade de seu Zé Ribeiro.

Ficamos impressionados com a força do TC por lá, que começou umas 20 e 30 de sexta-feira (25 de maio) horas e só parou às 7 da manhã do dia seguinte, sem cair o ritmo. "Pessoal" se entrega de forma muito intensa para a brincadeira. Cantador por lá só tem de dois tipos, o canário e o analfabeto, um esculachando o outro.

Filmamos tudo. A punga dos homens, ficou um pouco a desejar, porque o tambor foi realizado num terreiro de cimento, porque tinha que ser feito em frente a uma igrejinha.

Mas, valeu à pena ficar acordado. Interessante perceber que os homens não somente pungam uns com os outros, eles também gostam de dançar e realizar incrementações dentro do ritmo, principalmente com as tambozeiras. A roda existe, mas o círculo bem definido some. Na hora comentei com o Marco: "A roda se mistura". Marco respondeu: "Mas ela está aí". Bem verdade!

O fato é que até umas três da manhã. observamos poucas derrubadas porque eles não queria se machucar no chão de cimento. Ficavam apenas nos bates coxas. Vez por outra, alguém ia ao chão. Mas, depois das três da matina, o bicho pegou (e o conhaque também). Esses homens não quiseram mais saber de nada, começaram a se derrubar de uma forma alucianda, se jogavam uns em cima dos outros e dando muita risada. negócio doido e muito bacana.

O fato é que filmamos tudo para o dvd, que virá. Tem muita coisa de cantoria, de desafio, de beleza, de entrega no toque de rodada, de devoção...

Bom, quando ao mestrado, penso em fazer alguma coisa em relação a Capoeira do Maranhão, acho que está na hora. Pensei em primeiro concorrer no edital do curso de Ciencias Sociais, agora penso no Mestrado de História. Penso sim, no mestrado.

Quanto a inserção de nossos debates nas listas de discussão, acho bastante proveitoso, não me incomodo de maneira nenhuma. Acho que a troca de idéias enriquece a quem dela participa.

Abraços.



Sergio Luis Aguiar da Costa - Sergio Capoeira
Licenciatura Plena em Educação Física, Especialista em Docência do Ensino Superior e Artista Popular
(98) 8847 1572 e (98) 3236 5030
São Luís - Maranhão - Brasil



--- Em qui, 24/5/12, Leopoldo Gil Dulcio Vaz <vazleopoldo@hotmail.com> escreveu:

De: Leopoldo Gil Dulcio Vaz <vazleopoldo@hotmail.com>
Assunto: RE: ATLAS DO ESPORTE - PUNGA DOS HOMENS
Para: "CAPOEIRA - Sergio Luis Aguiar da Costa" <servodacosta@yahoo.com.br>
Data: Quinta-feira, 24 de Maio de 2012, 15:48

.ExternalClass #ecxyiv283547202 .ecxyiv283547202hmmessage P { PADDING-BOTTOM: 0px; PADDING-LEFT: 0px; PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-TOP: 0px } .ExternalClass #ecxyiv283547202 BODY.ecxyiv283547202hmmessage { FONT-FAMILY: Tahoma; FONT-SIZE: 10pt } Sérgio
 
Quando me refiro à 'capoeiras primitivas" me refiro às formas de jogo/luta que, de uma certa forma, foram sistematizadas pelos mestres fundadores, ou predecessores, e que tinham movimentos semelhantes, e que depois vieram a ser incorporados dentro da capoeira, essa que conhecemos e identificamos como tal. Dei exemplos, de capoeiras primitivas - antes da sistematização de Abreu, ODC, Coelho Neto, Zuma, e depois, Pastinha e Bimba, aquelas que viriam a ser conhecidas como Angola e Regional, a que foi dissiminada pelos mestres baianos durante a diáspora, a partir dos anos 1960.   Havia uma capoeira em cada localidade, com suas caracteristicas, que era ou não conhecida como capoeira... a exemplo do Maranhão, que velhos praticantes denominavam de carioca... e quando viram os mestres, a partir dos anos 80/90 irem para os interiores, a a apresentarem, os antigos diziam que brincavam, mas que não sabuiam que era capoeira... veja os depoimentos de Mizinho, Indio, Baé, Bamba...
Assim, cada 'quá em su cada quá'.
 
Quando Marco Aurélio se preocupa em sistematizar o conhecimento, e diz serem raras e escassas as informações e os conhecimentos acumulados, discordei, pois existem estudos, de muitos anos, que afirmam o contrário; apenas no Maranhão isto é recente, e louvo a preocupação de voces, em especial com Marco, com quem venho dialogando já um bom tempo...
 
Não chamo a Capoeira do Maranhão de primitiva, afirmo que 'haviam capoeiras primitivas', não contaminadas pela que predominou...
 
Mais, minha mãe era mãe-de-santo no Paraná. Quando chegou aqui, não teve como frequentar os terreiros daqui; sua entidade - pomba-gira! - não conseguia 'se comunicar' pois dizia que aqui era muito primitivo... os toques, os cantigos, as formas de solicitar o santo baixar, a comunicação... tanto que pediu licença, e não frequentava os terreiros, em troca, cuidava de meninos e meninas de rua... teve que se desfazer de suas guias, especialmente num encontro que teve com Jorge de Itacy - incrivel, que eles não podiam se aproximar um do outro, mesmo sem estarem incorporados; nesse encontro, as guias que tinha ee partiram e se espalharam, como as de Jorge, e incrivel, não se misturaram...
 
São coisas que não tem explicação... tem um dito: sou responsável pelo aquilo que digo, não por aquilo que voce entende...
 
Esse é o perigo, que com sua respeitabildade frente ao cenário nacional, pessoal passe a dizer que o Maranhão possui uma Capoeira primitiva e não uma luta bem parecida dentro do Tambor de Crioula que se chama Punga dos Homens.
 
Nunca neguei a Punga dos Homens, apenas pelos fatos históricos, acredito que ela acontecia no interior do Tambor de Crioulo, e só de uns cem anos para cá - a partir de 1890, na realidade, com a criminalização da capoeira... - , pouco mais ou menos, ocorre o Tambor das Crioulas... veja, sempre fiz questão de ressaltar o 'crioulo', e não a 'crioula'... mas a cultura é dinamica, e dentro delas ocorrem modificações, adaptações e esse processo faz parte de sua evolução; voce mesmo afirma que não são 'caras e bocas', como vem acontecendo, perdendo sua autenticidade e e se transformando em espetaculo - como o Boi vem sofrendo essa teatralização...
 
Louvo o trabalho de voces, em trazerem as formas originais, a raiz; apenas nossos pontos divergem; eu pesquiso o jogo/luta capoeira e sua ancestralidade... voce leva para o lado da cultura do movimento, dança/jogo, e entende como folclore... smj...
 
Mas  o papo esta bom; por que não trata-lo dentro de nossa lista de discussão? capoeira-do-maranhao@googlegroups.com 
 
ou poderia ser dentro do CEV CAPOEIRA, CEV HISTORIA, cev EDUCAÇÃO FISICA DO mARANHÃO... a contribuição seria melhor  

podemos reproduzir esse dialogo lá? voce autoriza? poderemos ter maiores contribuições, especialmente o alto nivel de tua argumentação.
 
Porque não um mestrado dentro dessa linha? argumento e conhecimento voce tem... vamos estudar mais e aprofundar nossos conhecimentos; como disse, a cada ida ao matroá e nessas conversas sempre aprendo mais. Obrigado...
 
Leopoldo

 
    Date: Thu, 24 May 2012 11:20:33 -0700
From: servodacosta@yahoo.com.br
Subject: RE: ATLAS DO ESPORTE - PUNGA DOS HOMENS
To: vazleopoldo@hotmail.com

Bom, professor Leopoldo

Faz um tempo que li uma afirmação de Mestre Itapoã, comentando algo à respeito e de uns tempos para cá venho desenvolvendo práticas nesse sentido, naquilo que chamo de "A ditadura da ginga".

A ditadura... começou a se deixar a mostra, ao constatar que os alunos iniciantes, quando ingressam em uma academia, a primeira coisa que aprendem é algo (de acordo com a identidade da academia) como os três pontos da ginga naquele vai-e-volta, braço mantendo a guarda... etc Começei a perceber que somente depois de alguns anos, os alunos desenvolviam seu próprio estilo de ginga e soltura no jogo da roda, pois estavam estremamente presos nos modelos imitativos impretados por este mestre e sua escola.

De uns tempo para cá, venho desenvolvendo a perspectiva do jogo como metodologia de ensino da Capoeira, também uma forma de quebrar com o sistema "movimentos isolados, para depois serem compostos numa sequencia de jogo"

Percebi que o aluno iniciante precisa no começo é de soltura e reflexo buscando deixar o vazio para que o golpe não o atinja. Se ele o faz com esse ou aquele fundamento específico, aprenderá com o passar de sua compreeensão corporal de jogo (e maturidade, percebida por seu mestre). Enfim, tomar atitude em presença de outro, o seu campo tenso.

Com a ginga uso o mesmo princípio. Antes de ingressar na academia ou escola de Capoeira, cada um tem sua ginga. A ginga está em tudo o que podemos imaginar. Em todas as situações de nossas vidas necessitamos dela para que as adversidades da vida não nos atinjam e se assim acontecer, vier a possibilidade de nós invertarmos um jeito de corpo.

Então, quantas gingas possui a Capoeira? Tantas quanto for a ginga do mundo. Não foi a Capoeira que criou a ginga, mas a ginga que criou a Capoeira. É nesse contexto que coloquei meus argumentos. Em nome de nossas paixões pela Capoeira, acabamos por usar o termo para tudo que for outras identidades de arte de luta.

Esse é o perigo, que com sua respeitabildade frente ao cenário nacional, pessoal passe a dizer que o Maranhão possui uma Capoeira primitiva e não uma luta bem parecida dentro do Tambor de Crioula que se chama Punga dos Homens.

Complemento dizendo que o pessoal de Itapecuru, vem tentando fazer isso. No edital "Viva Meu Mestre", que inclusive Mestre Patinho foi contemplado, mas Dilma tem vetado o dinheiro até agora, tivemos um ponto bastante polêmico com uma grande adesão de projetos do interior, com Mestres de Punga, sendo caracterizados como Mestres de Capoeira e a Punga como a legítima Capoeira maranhense. Debates foram tratados via e-mail, mandamos mensagens para o pessoal do IPHAN e o argumento foi o seguinte: A punga dos homens está inserida nos editais em que o Tambor de Crioula se enquadra. A Capoeira está inserida em seus específicos editais, ou nas linhas de trabalho a que se destinam.

Não tenho mais a intenção de prolongar esse debate. Percebi que tens suas considerações e possui argumentos para suas conclusões, se bem que os argumentos estão a serviço daqueles que os sabem usar na questão da pesquisa, principalmente histórica. Isso se revela, quando penso na máxima "Assim é, se lhe parece".

Abraços.
 
Sergio Luis Aguiar da Costa - Sergio Capoeira
Licenciatura Plena em Educação Física, Especialista em Docência do Ensino Superior e Artista Popular
(98) 8847 1572 e (98) 3236 5030
São Luís - Maranhão - Brasil



--- Em qui, 24/5/12, Leopoldo Gil Dulcio Vaz <vazleopoldo@hotmail.com> escreveu:

De: Leopoldo Gil Dulcio Vaz <vazleopoldo@hotmail.com>
Assunto: RE: ATLAS DO ESPORTE - PUNGA DOS HOMENS
Para: "CAPOEIRA - Sergio Luis Aguiar da Costa" <servodacosta@yahoo.com.br>
Cc: "CAPOEIRA - BAE" <baecapoeira@hotmail.com>, "CAPOEIRA - Mizinho" <mestremizinho@hotmail.com>, "CAPOEIRA - Luis Senzala" <luissenzala@hotmail.com>, "Lamartine da Costa Capoeira" <dacosta8@terra.com.br>, "Capoeira - Silvana Maringá" <siltata2004@hotmail.com>, "CAPOEIRA - PEZÃO" <mestrepezao@yahoo.com.br>, "CAPOEIRA - Júnior Aziz" <aziz.hangar@gmail.com>, "CAPOEIRA - Mestre Patinho" <mestrepatinho@gmail.com>, "CAPOEIRA - PATINHO" <mestrepatinho@hotmail.com>, "Miltinho_Astronauta Capoeira" <miltinho_astronauta@yahoo.com.br>, "Carlos Cavalheiro" <carlosccavalheiro@yahoo.com.br>, "Carlos Cavalheiro" <carlosccavalheiro@yahoo.com>, sergio.souza@ufma.br
Data: Quinta-feira, 24 de Maio de 2012, 12:10

.ExternalClass #ecxyiv283547202 .ecxyiv283547202ExternalClass #ecxyiv283547202ecxyiv1722664943 .ecxyiv283547202ecxyiv1722664943hmmessage P { PADDING-BOTTOM: 0px; PADDING-LEFT: 0px; PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-TOP: 0px } .ExternalClass #ecxyiv283547202 .ecxyiv283547202ExternalClass #ecxyiv283547202ecxyiv1722664943 BODY.ecxyiv283547202ecxyiv1722664943hmmessage { FONT-FAMILY: Tahoma; FONT-SIZE: 10pt } Serginho,
 
Compartilho a resposta a sua emsnageme eletronica com os demais, se me permite - e já o fazendo.
 
Obrigado pelo material; aguardo as fotos, então, que o espanhol fez, para as comparações...
 
Leopoldo
     
 

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.