Desde antes da posse do Joaquim na SEDEL conversamos algumas vezes sobre a necessidade de se resgatar a memória do esporte no/do Maranhão. Assunto que vem sempre à baila, quando das conversas com o Biguá; isso motivou convite para escrever neste espaço, o que originalmente seria um Blog dedicado à memória e história do esporte no Maranhão. Acabei indo para outras áreas, me intrometendo, inclusive, em espaços e assuntos de outros blogueiros quando foi constituido o grupo inicial de 10 pesquisadores que atuariam aqui.

Os contatos com o Joaquim se intensificaram depois de sua indicação para um assento em Cadeira do IHGM; e mais ainda depois de sua indicação e posse como Secretário de Estado de Esporte e Lazer.

Vieram os contatos com a Fundação Joaquim Haickel e com a administração do MAVAM, e a decisão de elaborar um projeto que contemplace o resgate da memória e a construção de uma História dos Esportes, do Lazer e da Educação Física no/do Maranhão.

Vimos conversando; incluindo agora nessas conversas o estafe da SEDEL – Alim Neto, Clineu, e agora a Silvana.

No IHGM, temos agora o locutor que vos fala e o Joaquim, o Álvaro Melo, o Aymoré Alvim, e em breve o Antonio Noberto, como integrantes de um futuro núcleo de estudos dos esportes…

A Lei Joaquim – em breve regulamentada – possibilitará conseguir os recursos necessários para a concretização do que, até o momento, não passa de intenção de trabalho. Outros entes poderão se integrar nesse esforço de pesquisa; já adiantada as conversações com o Sistema Mirante – Biguá, Zeca, Romulo, Fernando – para que o acervo daquele sistema de comunicação seja disponibilizado para as pesquisas e reprodução e constitua-se em acervo da futura Sala-Memória. Assim como se espera que os outros órgãos do sistema de comunicação – jornais e emissoras de TV – venham a se integrar, fornecendo o material necessário.

As IES, através do trabalho academico de seus alunos e professores-pesquisadores, com suas monografias, dissertações, teses, papers, e futuros trabalhos academicos com base no acervo que se procura reunir.

Retomada de um evento científico que trate da área em questão, como a candidatura para sediar um Congresso Brasileiro de História do Esporte, do Lazer, da Educação Física e Dança… aproveitar o momento, ano que vem, de realização do ENAREL em São Luis…

Enfim… segue em anexo a contribuição do IHGM, através do locutor que vos fala; lembrando que essa proposta já foi encaminhada ao Joaquim secretário, à Fundação Nagib Haickel, mantenedora do MAVAM, devidamente autorizada pela Sra. Presidente do IHGM Profa. Sra. Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo, e subscritada pelos seus membros participantes deste esforço…

MEMÓRIA DO ESPORTE NO MARANHÃO

LEOPOLDO GIL DULCIO VAZ

Sócio Efetivo do IHGM, Cadeira 40

Preservar os testemunhos do passado é, substancialmente, dar-lhes condições de continuarem a ser utilizados no presente em toda sua potencialidade” (SUANO, citado por MARQUES JÚNIOR, 1991, p. 101).

Tendo em mente esta perspectiva, propõe-se a criação da “SALA MEMÓRIA DO ESPORTE no MARANHÃO“, que terá como

objetivo geral: coletar, armazenar, preservar, organizar e divulgar os documentos referentes à memória do ESPORTE MODERNO no MARANHÃO, dos grandes atletas maranhenses, e dos eventos esportivos relevantes.

As ações para operacionalização desse projeto podem ser divididas basicamente em duas frentes de trabalho: a pesquisa documental (incluindo a documentação histórica, a produção intelectual e as publicações geradas), e a coleta da memória oral.

A pesquisa histórica – na qual se incluem, dentre outros, os trabalhos ligados à memória institucional – caracteriza-se predominantemente pelo uso de dados primários. Ao lado da história oral, constituída por testemunhos de pessoas que viveram e presenciaram mais de perto os fatos narrados, pode-se afirmar que os chamados documentos de arquivo representam as fontes básicas para atividades de pesquisa histórica e, em especial, para a recuperação da memória de uma instituição.

De acordo com SCHELLENBERG (citado por MARQUES JÚNIOR, 1991, p. 102), documento de arquivo é todo aquele material produzido e acumulado em decorrência de desempenho das funções administrativas relacionados aos objetivos de qualquer instituição pública ou privada, que tenha sido considerado de valor – e preservado – para fins de referência e pesquisa. Nessa categoria, incluem-se, dentre outros registros, as correspondências, as normas e regulamentos, os relatórios, as atas de reuniões, etc.

A “Sala Memória do Esporte no Maranhão” terá como objetivos específicos:

  1. recuperar, preservar, organizar e armazenar os documentos relevantes para a história do esporte moderno em Maranhão;
  2. recuperar e preservar, fisicamente, os documentos importantes relativos à memória,  utilizando  técnicas adequadas a cada tipo de material;
  3. analisar e indexar  as correspondências, as normas e regulamentos, os relatórios, as atas de reuniões, etc., das diversas instituições dirigentes do esporte em Maranhão;
  4. recuperar, preservar, organizar e armazenar os documentos referentes à produção intelectual da comunidade acadêmica referentes aos esportes, a educação física e ao lazer no Maranhão;
  5. recolher a memória oral através de entrevistas com pessoas que vivenciaram os grandes momentos esportivos no Maranhão ;
  6. fazer um esboço da História do  Esporte no Maranhão, a partir das informações obtidas;
  7. divulgar os documentos da memória do esporte no Maranhão, dos grandes atletas, dos dirigentes, técnicos e professores, e das instituições esportivas maranhenses através de publicações, catálogos e exposições.

O projeto Memória será constituído, para sua operacionalização, dos seguintes sub-projetos:

a) Documentação histórica:

a.1. Abrangência:

  • atas de fundação dos clubes esportivos, federações esportivas, órgãos públicos ligados aos esportes, lazer e educação física maranhense, com seus respectivos índices;
  • depoimentos de pessoas consideradas como importantes em alguma modalidade esportiva, praticada em Maranhão, que possa contribuir para a escrita de sua historia ;
  • coleção de fotografias, plantas arquitetônicas, cartazes, convites, discursos, programas de    eventos,  etc…;
  • levantamento de notícias publicadas na imprensa local e nacional (recortes de jornais) sobre os esportes maranhenses,  sobre os grandes atletas do Maranhão;

a.2. Metodologia:

A metodologia básica a ser adotada consiste em leitura de atas e sua indexação, levantamento, organização e tratamento de documentos, coleta de depoimentos.

a.3. Produtos:

a)    coleção de atas, armazenadas na memória;

b)   índice por assuntos, remetendo para livro e página;

c)    arquivo de documentos importantes referentes a assuntos registrados nas atas;

d)   coleção de fitas (e transcrição) de depoimentos de pessoas ligadas ao esporte no Maranhão;

e)    coleção de plantas arquitetônicas, fotografias, programas, cartazes, discursos, etc.,  sobre os esportes maranhenses, sobre os atletas, dirigentes, treinadores;

f)     índices para recuperação da informação contida nesse material;

g)    arquivo de recortes de notícias sobre os esportes maranhense e sua comunidade;

h)    esboço de uma História do Esporte no Maranhão.

b) Produção intelectual:

b.1. Universo

  • atletas, dirigentes, técnicos e funcionários técnico-administrativos, em exercício, aposentados, falecido

b.2. Abrangência:

  • livros, artigos, capítulos de livros, trabalhos apresentados em eventos, textos didáticos,  monografias, resenhas, traduções, prefácios…;
  • teses de conclusão de curso, de mestrado, de doutorado, livre docência e memoriais;
  • projetos e relatórios de pesquisa.

b.3. Metodologia:

  • Levantamento do universo, consulta a documentos, entrevistas.

b.4. Produtos:

  • acervo de livros, monografias, teses, dissertações e projetos e relatórios de pesquisa;
  • arquivo de cópias de artigos, capítulos de livros, trabalhos em eventos, relatórios de  pesquisa, etc.;
  • catálogos de referências bibliográficas e resumos;
  • elaboração da publicação : Produção Intelectual sobre o Esporte Maranhense.

c) Publicações geradas

 

c.1. Abrangência:

  • documentos sobre o Esporte Maranhense; jornais, revistas e boletins publicados

c.2. Metodologia:

  • análise documental.

c.3. Produtos:

  • coleção de documentos sobre o Esporte Maranhense, coleção de jornais, revistas e boletins  publicados;
  • catálogo dos documentos sobre o Esporte Maranhense, em ordem alfabética de títulos.

d) Divulgação.

  • constituição de uma “Sala Memória”;
  • divulgação dos documentos da memória através de publicações, catálogos e exposições;
  • exposição permanente do material coletado e produzido;
  •  criação de um  Prêmio, específico sobre o Esporte no Maranhão.

Sugere-se a criação de um grupo de estudos – no âmbito do IHGM, FUNDAÇÃO JOAQUIM HAICKEL, e SEDEL, equipe interdisciplinar de professores de História, de Literatura, de Bibliotecários e de Supervisores, com apoio da Secretaria -, para dar prosseguimento ao levantamento de documentos e possibilitando a criação de uma “Sala Memória do Esporte Maranhense“.

sex, 16/09/11 por leopoldovaz | categoria A VISTA DO MEU PONTO, Atlas do Esporte no Maranhão, História

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 19 de Setembro de 2011 às 08:40.

Parabéns Leopoldo,

Talvez deixemos de ser um país sem memória graças a homens como você. Abraço a ideia, até mesmo porque construí a história (ou boa parte dela) do voleibol no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro no século passado. Foram longos anos de pesquisas solitárias em jornais, revistas, bibliotecas, entrevistas (alguns já faleceram), acervos particulares etc. O mais incrível foi a receptividade na Federação de Voleibol do Rio. Fui desestimulado de pronto a partir do primeiro encontro. Como não aceito o NÃO como resposta, infiltrei-me, descobri e consegui salvar boa parte das histórias contadas em alguns poucos Relatórios que soçobraram de enchestes no Maracanã, aonde estava "hospedados". Como parte do estádio está sendo demolida e a FMVERJ está provisoriamente lotada em salas de uma universidade, dá para perceber o que aconteceu com o que ainda restara.

Felizmente, os interessados em conhecer essas histórias terão acesso brevemente assim que encontrar um patrocinador para as 591 páginas do volume primeiro e, já agora, estou tratando da edição do segundo volume, com igual número de páginas e fartamente ilustrado com fotos dos pioneiros. Aliás, primei por resgatar a memória deles, os anônimos, não campeões, embora não me tenha furtado de registrar os medalhistas, mas sem a pompa que a mídia lhes confere, pois todos se locupletaram dos ensinamentos que os primeiros construíram.  

Alguns textos podem ser vistos em www.procrie.com.br/hstoriadovoleibol/ com sucesso de público segundo estatísticas do Google Analytics. Recentemente editei o Prezi-Procrie, para o qual peço a sua visita e dos demais internautas, além é claro, dos comentários, que certamente estarão a me guiar e colocar no caminho certo. Tenham contato com uma síntese em http://prezi.com/9nhuhq5t7coh/procrie/ , um site voltado exclusivamente para a Educação.

E uma vez mais, parabenizo-o pela felicidade de resgatar a memória e as histórias. Se ainda sobrar-lhes um pouco mais de paciência, vejam o texto em que realço os seus valores em www.procrie.com.br/memoriaehistoria/

Boas leituras...!


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.