3M como era chamado pelos alunos, ou franguinho da sadia, com seu capacete quando ia de moto para escola; foi diretor por alguns anos, na decada de 1970 - médico, esportista, dedicou grande parte de sua vida à Escola de Educação Física - funcionava no Ginásio do tarumã, nessa época; e a faculdade de Medicina da UFPR.
Dedicação à medicina e ao esporte
Mario Machado Macedo
Publicado em 28/02/2012 | Texto: Angélica Favretto
Mario Machado Macedo veio com a família do Rio Grande do Sul para Curitiba ainda pequeno, com seis anos. Passou a vida aqui, mas tinha o coração na cidade natal. O sotaque carregado e os ditados populares gaúchos o denunciavam. Formou-se médico em 1955 pela Universidade Federal do Paraná (UPFR) e tornou-se especialista em Cardiologia, Medicina Interna, Medicina Desportiva e Medicina do Trabalho. Entrou para a Cooperativa dos Funcionários da rede varejista Hermes Macedo em 1956 e participou das reuniões para a fundação da Unimed Curitiba em 1971. Foi Conselheiro Fiscal da Cooperativa Médica durante três anos e atualmente era Vogal do Conselho de Administração da empresa. Em 1974 atuou como professor na formação dos primeiros cursos de médico do trabalho e engenheiro de segurança do trabalho, pela Fundacentro e UFPR. Era um esportista dedicado. Campeão Master de natação, sempre incentivava os colegas de piscina e era o mais animado. Conta-se que nas viagens para campeonatos, ia até de pantufas dentro do ônibus para divertir os colegas. Foi o fundador do Torneio de Natal de Tênis do Graciosa Country Club e o único tenista a participar da 34 edições do evento. Deixa viúva, três filhos, dois netos e uma bisneta.
Dia 25, aos 80 anos, de câncer no pâncreas.
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.