Informamos que está no ar o n. 5 da revista Militares e Política,

acessível em http://www.lemp.historia.ufrj.br/revista.

Em seu quinto número, Militares e Política apresenta um conjunto de artigos centrado na temática precipuamente associada à sua proposta. O tema da participação militar na vida política brasileira já foi objeto de vários estudos importantes. A longa experiência ditatorial iniciada em 1964 constituiu-se, em particular, em objeto de estudo para vários pesquisadores que buscaram explicar as razões do golpe, as características e a dinâmica do regime então instituído e a natureza da longa transição política que levaria, em 1985, à posse de um presidente civil e, em 1988, à promulgação de uma nova Constituição. Passado esse período, no entanto, pôde-se observar uma ênfase, na nova bibliografia acadêmica produzida, em temas que podem ser melhor classificados, num sentido amplo e não muito preciso, como sociais ou culturais do que propriamente políticos. Um expressivo conjunto desses estudos pode ser encontrado, por exemplo, na coletânea Nova História Militar Brasileira, publicada em 2004 (Bom Texto e FGV).

Embora a abordagem de temas políticos não esteja ausente dos estudos reunidos neste livro, a preponderância da temática social ou cultural é clara. Nossa proposta, ao organizar a presente edição de Militares e Política, foi reunir um conjunto de estudos que dessem clara centralidade ao tema da política. Ao fazer isso, nossa intenção não foi negar a indissociável dialética ou interação entre essas dimensões da vida em sociedade - e que podem ser separadas apenas como recurso metodológico -, nem defender uma prioridade da dimensão política sobre as outras. O que buscamos foi apenas dar maior visibilidade ao tema, pela concentração de estudos tematicamente aproximados.

Não pretendemos, no entanto, partir de uma única definição do que fosse essa dimensão política, o que restringiria uma salutar variação e mesmo divergência ou oposição entre diferentes abordagens. Respeitando a opção de cada autor por abordar essa temática, preferimos, todavia, priorizar a reunião de trabalhos que tivessem por base investigações empíricas originais. Várias delas, vale destacar, são produto de pesquisas que resultaram em dissertações de mestrado ou teses de doutorado.

Procuramos, também, oferecer uma amostra abrangente dos temas relativos à atuação política dos militares no Brasil que vêm sendo estudados entre nós. No mesmo espírito, os autores aqui reunidos possuem formações acadêmicas variadas, filiam-se a tradições intelectuais diversas e estão em diferentes estágios de suas vidas acadêmicas. Finalmente, para alguns deles, os temas de que tratam são resultado de esforços e interesses mais pontuais; para outros, objeto de atenção e reflexão de longa duração.

Com essas opções, enfim, esperamos estimular, acima de tudo, que outros pesquisadores, em particular os mais jovens, reflitam sobre o tema e realizem novas pesquisas, que ajudem a renovar esse campo de estudos e, dessa forma, contribuir para uma melhor compreensão de nossa história.

Militares e Política recebe propostas de artigos em regime de fluxo contínuo.

Solicitamos a gentileza de divulgar esta mensagem.

Att.

Renato Lemos,

Pelo Comitê Editorial

Renato Luís do Couto Neto e Lemos

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Instituto de História

Programa de Pós-Graduação em História Social

Laboratório de Estudos sobre os Militares na Política

55 21 2221-0341 ramal 208 55 21 9802-99118

lemp.historia.ufrj.br renato.lemos@historia.ufrj.br

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.