PILULAS DE MEMORIA – OCOI 1977

Em 1975, Alberto Milleo Filho e Roberto Gelobon criaram a OLIMPIADA COLEGIAL DE IMPERATRIZ – OCOI; foram realizadas tres com esse nome, sendo que essa primeira (75) foi coordenada pelo Milleo; a partir de 1976, e as seguintes 77 e 78, foram coordenadas por leopoldo Gil Dulcio Vaz – o locutor que vos fala – e a Marilene Mazzaro. Ambos trabalhavam no DEFER/SEDUC/IMPERATRIZ, e na Escola Santa Teresinha; de maio de 17 a abril de 77 eu estava no Projeto Rondon, assessorando a diretoria na area de educação.

Em 1976 vim a São luis, pela primeira vez, fazer contatos com o então DEFER, o Carlos Alberto Pinheiro era o Chefe, e contava com a colaboração do Laércio Elias pereira, o Marcão, Lino Castellani… esse primeiro contato visava integrar Imperatriz no sistema do esporte escolar do Estado; conseguir apoio para o Municipio na realização dos Jogos locais – OCOI – e professores para o curso de formação de professores que estavamos realizando, pela PM Imperatriz/SEDUC/DEFER e a UFPR/FunRONDON/ Campus Avançado de Imperatriz.

O Milleo já havia estado em Imperatriz na época de implantação do Campus Avançado; o Diretor à época era Walfrido Piloto; Milleo viera coordenar equipes de educação fisica, ocasião em que realiza uma colonia de ferias. Em 1975 Milleo assume a direção do campus Avançado e incentiva a inserção da educaç~´ao fisica nas escolas e cria os jogos, que recebeu aquele nome: OCOI.

Prosseguindo com sua proposta de trabalho, em 1976 realizada uma segunda Colonia de Ferias, contando com a colaboração de professores de educação física recém formados – Leopoldo, Marilene, Eliane – e academicos de educação física, num total de 10 pessoas; nessa equipe, a de numero 49, participaram alguns academicos de medicina – 3 – e de bioquímica – 2.

Feito convite para os professores recém formados – turma de 1975 da então Escola de Educação Física e Desportos do Paraná, hoje UFPR, dois deles aceitaram o desafio: leopoldo e Marilene; em março, ambos estavam em Imperatriz, com a cara e a coragem. Milléo arranjou empregos na Prefeitura e em escola… e o projeto de implantar a educação fisica e esporte escolar em todo o vale do Tocantins, área de influencia do Campus Avançado.

Daquele primeiro contato, alguns professores e colaboradores do então DEFER/SEDUC/MA foram deslocados a Imperatriz, para conhecer o projeto e colaborar com a realização dasn atividades. Para o curso de formação foi o Sidney Zimbres…

Em 1977, quando da realização da III OCOI, o DEFER/MA passa a acompanhar a realização desse evento, assumindo a coordenação da parte técnica, indo a Imperatriz: Marcão, Lino, Gil, Sidney, Sousa (lembro só desses…)

ABERTURA DA III OCOI - EQUIPE DO PROJETO RONDON

COORDENADORES DA III OCOI DURANTE A ABERTURA: ALBERTO MILLÉO FILHO (Diretor do Campus); MARCÃO (DEFER-MA) e LEOPOLDO (DEFER-ITZ e FunRondon)

50 bis - atletismo

CICLISMO

NATAÇÃO - PISCINA DO HOTEL ANAPOLIS

PREMIAÇÃO DOS CAMPEÕES COM ’MEDALHA’

UTILIZAMOS UM CARTÃO - UMA COR PARA CADA COLOCAÇÃO, CAMPEÃO, VICE, 3o. - feito em cartolina identificando-se a prova e o ganhador...

ter, 14/02/12 por leopoldovaz | categoria Educação Física, Esporte Escolar, Recordar é Viver

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.