Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4234
Foi publicada no DOU de ontem (7), a relação das instituições que tiveram projetos selecionados para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).
Nesta edição, 100 instituições de ensino superior (IES) públicas - sendo quatro municipais, 20 estaduais e 76 federais - foram contempladas, totalizando, no Programa, um adicional de 8.928 estudantes de cursos de licenciatura e 1.429 professores da rede pública a serem apoiados pelos próximos dois anos.
Criado em 2007 e coordenado pela Diretoria de Educação Básica Presencial (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Pibid objetiva estimular a docência e implantar ações que valorizem o magistério entre os estudantes de graduação.
A iniciativa funciona por meio da concessão de bolsas para que estudantes de licenciatura realizem projetos em escolas de educação básica, que visam à aproximação da teoria das licenciaturas à prática de salas de aula da rede pública de ensino. Além dessa integração entre universidade e escola, os projetos desenvolvidos propiciarão aos bolsistas o contato com experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, sob supervisão de professores das escolas públicas.
Os benefícios não se restringem aos participantes do programa, pois as escolas parceiras também saem ganhando, uma vez que são priorizadas aquelas com baixo índice de desenvolvimento da educação básica e que, além de alcançar resultados positivos com os projetos, atuam como protagonistas no processo de formação dos estudantes das licenciaturas.
De acordo com a DEB, serão utilizados mais R$ 13 milhões no custeio do programa no próximo biênio. Os participantes recebem bolsas que variam de R$ 350 a R$ 1,2 mil, dependendo da modalidade de apoio exercida: bolsista de iniciação à docência (estudantes dos cursos de licenciatura); bolsista coordenador institucional (docentes das universidades federais e estaduais) e bolsista de supervisão (professores das escolas públicas estaduais e municipais).
Resultados - Apesar de relativamente novo, o Pibid já alcançou resultados expressivos como a diminuição da evasão e o aumento da procura pelos cursos de licenciatura; a crescente participação de trabalhos de bolsistas do Pibid em eventos acadêmicos, inclusive no exterior; a articulação entre ensino, pesquisa e extensão e a formação mais contextualizada e comprometida com o alcance de resultados educacionais, entre outros.
(Portal da Capes)
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.