A nova edição da Revista de História Comparada encontra-se no ar e está disponível no link http://www.hcomparada.ifcs.ufrj.br/revistahc/revistahc.html
Volume 4 - Número 2 - Dezembro/2010
S U M Á R I O
DOSSIÊ: AÇÃO POLÍTICA E CONSTRUÇÃO DE REALIDADE
ANTÔNIO GRAMSCI E O OFÍCIO DO HISTORIADOR COMPROMETIDO COM AS LUTAS POPULARES
Anita Leocadia Prestes
LAS DERECHAS EN ARGENTINA, BRASIL Y CHILE (1945-1959): UNA PROPUESTA COMPARATIVA
Ernesto Bohoslavsky
CONDIÇÕES HISTÓRICAS PARA A FORMAÇÃO DA RÁDIO NACIONAL DO RIO DE JANEIRO
Victor Nigro Fernandes Solis
ARTIGOS
CORPOS QUE FALAM, CORPOS QUE CALAM: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS PERSONAGENS RYMENHILD, DE KING HORN, E A DONZELA, DE ARMER HEINRICH, DE HARTMANN VON AUE
Gabriela da Costa Cavalheiro
Daniele Gallindo Gonçalves Silva
APONTAMENTOS ACERCA DO DISCURSO AUTOBIOGRÁFICO NO DIÁRIO DE HERCULINE BARBIN.
Sarug Dagir Ribeiro
EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA COM ANIMAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS COMITÊS DE ÉTICA
Selson Garutti Bibiana Palma
RESENHAS
VALOBRA, Adriana María. Del hogar a las urnas. Recorridos de la ciudadanía política femenina. Argentina, 1946-1955. Rosario. Prohistoria. 2010.192 p. Uma genealogia da cidadania das mulheres argentinas.
María Laura Osta Vázquez
Convidamos os pesquisadores para submeterem artigos e resenhas para comporem o seu oitavo número, a ser publicado em julho de 2011. Ressaltamos que serão consideradas para publicaçao artigos para comporem o dossiê temático Festas, ritos e comemorações.
Também serão considerados trabalhos e resenhas de temática livre, mas elaborados utilizando uma das modalidades de História Comparada. Consideramos como trabalhos de História Comparada aqueles que realizam, de forma sistemática, um diálogo ou uma comparação entre dois ou mais objetos, conceitos teóricos, visões historiográficas e campos do conhecimento, em análises sincrônicas ou diacrônicas, verificando similitudes, diferenças, influências comuns, trocas e transferências.
A Comissão editorial receberá artigos e resenhas via e-mail (rhc.ufrj@gmail.com) até o dia 25 de maio do corrente. As normas de publicação deverão ser rigorosamente cumpridas.
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momento
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.